𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗲́ 𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗿𝗮 𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗶𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮?
O Catolicismo Romano afirma que Pedro é a pedra fundamental da Igreja sendo ele o primeiro papa com base no verso em Mateus 16:18, uma figura de extrema importância para usarem de "muleta" para tentar embasar o surgimento dos seus líderes religiosos posteriormente, mas é isto o que diz O Messias? Vamos analisar primeiro Pedro, quem foi e o porquê não se encaixa na figura da máxima expressão de autoridade da religião católica.
Πέτρος (𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼)
Filho de Jonas e irmão de André, trabalhava com seu pai como pescador até que foi chamado pelO Messias como um de seus discípulos, era considerado pelos líderes políticos e religiosos da época como uma pessoa sem estudos inculto, dentre aqueles que foram chamados, Pedro (do grego Πέτρος / Pétros, tradução grega para a palavra originalmente do Hebraico “Kefás” [כיפא]) fazia parte do círculo mais íntimo dos discípulos dO Messias. O Interessante é que ele era casado, como pode o suposto primeiro papa ter sido casado e os que o sucederam não podem mais? Pode acaso deus mudar? Esta e outras coisas serão abordadas ao longo do texto.
𝟭° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
"𝘛𝘦𝘯𝘥𝘰 O Messias 𝘤𝘩𝘦𝘨𝘢𝘥𝘰 𝘢̀ 𝘤𝘢𝘴𝘢 𝘥𝘦 𝘗𝘦𝘥𝘳𝘰, 𝘷𝘪𝘶 𝘢 𝘴𝘰𝘨𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘢𝘤𝘢𝘮𝘢𝘥𝘢, 𝘤𝘰𝘮 𝘧𝘦𝘣𝘳𝘦." (Mateus)
O que diz o Catecismo da Igreja Católica, número §1579: ”Todos os ministros ordenados da Igreja latina, com exceção dos diáconos permanentes, normalmente são escolhidos entre os homens fiéis que vivem como celibatários e querem guardar o celibato ‘por causa do Reino dos Céus’ (Mt 19,12). Chamados a consagrar-se com indiviso coração ao Senhor e a ‘cuidar das coisas do Senhor’, entregam-se inteiramente a Deus e aos homens. O celibato é um sinal desta nova vida a serviço da qual o ministro da Igreja é consagrado; aceito com coração alegre, ele anuncia de modo radiante o Reino de Deus."
CIC §1599: ”Na Igreja latina, o sacramento da Ordem para o presbiterado normalmente é conferido apenas a candidatos que estão prontos a abraçar livremente o celibato e manifestam publicamente sua vontade de guardá-lo por amor do Reino de Deus e do serviço aos homens” (Cf. Catecismo da Igreja Católica, números 1579/1580).
É ordem do catolicismo para seus líderes não se casarem, parece que não são tão sucessores assim de Pedro.
𝟮° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
Pedro não se reconhecia como um papa, mas sim como co-presbítero.
"Suplico, portanto, aos presbíteros que há entre vós, eu que sou também presbítero como eles, testemunha ocular dos sofrimentos dO Mashia e, certamente, co-participante da glória que há de ser plenamente revelada:" (1 Pedro)
Presbíteros vem da palavra grega πρεσβύτερος (presbýteros), e se refere a pessoas de idade avançada, os que podiam liderar um povo, sendo estes de maior experiência, um ancião, um sênior, não confunda e nem entre nas ladainhas religiosas de que seja um cargo religioso. Pedro não se reconhece papa, nem líder, mas sim ajudante daqueles homens mais velhos, se colocando abaixo, uma forma de ajudante, não acima como é visto e respeitado o Papa. Vejamos a preposição que indica que Pedro era co-presbítero, ou co-ancião (a palavra e o significado são os mesmos) e não presbítero em si.
παρακαλέω πρεσβύτερος ἔν ὑμῖν συμπρεσβύτερος ὁ καί μάρτυς πάθημα Χριστός καί κοινωνός δόξα μέλλω ἀποκαλύπτω (Bíblia Grega Bereana)
Rogo παρακαλέω , pois, aos presbíteros πρεσβύτερος que há entre ἔν vós ὑμῖν, eu, presbítero συμπρεσβύτερος como ὁ eles, e καί testemunha μάρτυς dos sofrimentos πάθημα de Cristo Χριστός, e ainda καί co-participante κοινωνός da glória δόξα que há μέλλω de ser revelada ἀποκαλύπτω : ([ARAi] Almeida Revista e Atualizada Interlinear)
Pedro se referindo aos mais velhos dentre o povo: πρεσβύτερος (presbýteros). Pedro referindo a si mesmo: συμπρεσβύτερος (sympresbýteros), sendo σύν (sýn), preposição primária que denota união, traduzindo para o português, σύν (com) e πρεσβύτερος (presbítero), a junção dos dois συμπρεσβύτερος (co-presbítero). Conhece algum padre ou papa que se assemelhe a isto?
𝟯° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
Papa (do latim "Papa", do grego πάππας, "Páppas" uma palavra carinhosa para pai) também chamado de Romano Pontífice, Sumo Pontífice, Santidade, Santo Padre e Vigário de Cristo, é venerado e adorado pelos católicos assim como o livro bíblia pelos protestantes, isso é óbvio e está claramente descrito nos cânones¹ 330-335², veja o que é apresentado:
Cân. 332 — § 1. "O Romano Pontífice, pela eleição legítima por ele aceite juntamente com a consagração episcopal, adquire o poder pleno e supremo na Igreja. Pelo que, o eleito para o pontificado supremo se já estiver dotado com carácter episcopal, adquire o referido poder desde o momento da aceitação. Se, porém, o eleito carecer do carácter episcopal, seja imediatamente ordenado Bispo.
[...]
Cân. 333 — § 1. O Romano Pontífice, em razão do cargo, não só goza de poder em toda a Igreja, mas adquire também a primazia do poder ordinário sobre todas as Igrejas particulares e seus agrupamentos, com a qual ao mesmo tempo se corrobora e defende o poder próprio, ordinário e imediato, que os Bispos possuem sobre as Igrejas particulares confiadas aos seus cuidados.
[...]
§ 3. Contra uma sentença ou decreto do Romano Pontífice não há apelação nem recurso."
O papa usurpa o lugar dO Criador na religião católica, ele é o cabeça de mais esta religião que controla diversas outras, praticamente quase todas religiões existentes no mundo saíram das entranhas dela, não atoa ela é a "arca das religiões" e tem um país somente para ela. O fato de ser mais uma das abominações existentes neste mundo, O Messias já avisou previamente a respeito disto e como não devemos chamar alguém com relação as coisas espirituais:
"Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Mashia." (Mateus)
Rabi: Líder religioso do Judaísmo.
Pai: Papa, padre, líderes religiosos da ICAR, a saber, Igreja Católica Apostólica Romana.
Mestre/Guia: Se continuarmos no raciocínio que foi tecido até então, este deve se referir aos pastores líderes religiosos da religião protestante.
Não quereis ser chamados e nem tratados como se fossem líderes religiosos, e nem assim devem se referir como se estes fossem seus líderes espirituais, isso é o que O Messias está dizendo claramente, portanto, dizer que Pedro foi e é o primeiro papa, é uma pretensão deveras ridícula e insustentável pelas próprias palavras dO Salvador.
𝟰° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
Se o Papa é "santo" e "sucessor" de Pedro, ele deveria negar O Messias assim como Pedro fez, ou não?
"Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou." (Lucas)
Bem, talvez seja a única semelhança dos papas com Pedro, pois negam Ele até hoje.
𝟱° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
Pedro muito rapidamente nas palavras dO Messias foi para uma conotação negativa no mesmo texto:
"E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de YHWH, mas só as que são dos homens." (Mateus 16:22,23)
Que "pedra" seria esta que só compreende as coisas dos homens quando as palavras dO Messias devem ser compreendidas espiritualmente? É sobre esta pedra que devo estar firmado? O mesmo que foi chamado de Satanás?
𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗲́ 𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗿𝗮?
Enfim, finalizando a questão, e a mais importante deste texto, vamos analisar o verso nas versões católicas e uma na protestante.
"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Versão Católica)
"Y yo a mi vez te digo que tú eres Pedro, y sobre esta piedra edificaré mi Iglesia, y las puertas del Hades no prevalecerán contra ella. "A ti te daré las llaves del Reino de los Cielos; y lo que ates en la tierra quedará atado en los cielos, y lo que desates en la tierra quedará desatado en los cielos.» " (La Bíblia de Jerusalém)
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Almeida Corrigida e Fiel)
Não há muita diferença nas respectivas traduções e versões bíblicas aqui apresentadas, o dogma do Catolicismo a infalibilidade papal é mentirosa e é facilmente derrubada por toda as Escrituras Sagradas. O próprio Pedro confirma que a "Pedra", O Alicerce, O Fundamento é o Mashia, e não ele: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com YHWH eleita e preciosa," (1 Pedro). Vamos pegar os versos anteriores para sabermos de seu contexto:
"E, chegando O Messias às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Mashia, o Filho do YHWH vivo. [a declaração de fé de Pedro]
E O Messias, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque isto [o que Pedro declarou de sua fé] não foi lhe foi revelado pela carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra [a declaração de fé de Pedro] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
Pedro estava confessando O Messias, esta é a pedra retratada, a sua confissão de fé, e não a figura de Pedro como os religiosos católicos e teólogos protestantes afirmam. O contexto da passagem está apontando a uma pessoa, o foco está direcionado a uma figura, e claramente não é Pedro, as pessoas dO Messias estão edificadas sobre a mesma declaração de fé, de modo que as portas da morte não prevalecerão contra nós, pois teremos a Vida Eterna. Poderia abordar mais detalhes a respeito somente deste verso, mas irei demonstrar assim como os religiosos, "passeando" pela bíblia os versos que provam que O Messias é a Pedra, A Rocha, O Alicerce.
"Porque apregoarei o nome do Criador; engrandecei a nosso YHWH. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; YHWH é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Deuteronômio)
A pedra que é O Messias os maçons rejeitaram: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular," (Salmos)
"E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era O Mashia." (1 Coríntios)
"O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." (Salmos)
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus)
Todo aquele que escuta O Messias, pois Ele é o Verbo, Ele é a Palavra dO Criador, está firmado nEle, pois é A Rocha, A Pedra, diferentemente de Pedro, Ele nunca cometeu pecados, não negou O Pai, foi O Único infalível, Pedro era um ser humano que assim como nós já nasceu em pecado, devemos estar firmados nO Messias e sobre ele edificados, declarando e confessando nossa fé, tendo Ele como O Supremo Bom Pastor que dá e deu a vida pelas suas ovelhas, Pedro era falho, ignorante e pecador, A Igreja Prostituta Católica jamais será a "continuação" de Pedro, ou de qualquer coisa que queiram embasar nas Sagradas Escrituras, pois fora fundada pelo imperador Constantino assassino idólatra em 313 D.C, que perseguiu e matou diversos seguidores dO Messias, mas nunca e nem vão conseguir "quebrar" a rocha, a PEDRA FUNDAMENTAL que é O Messias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Cânone é também um conceito com vários usos dentro do campo da religião. A regra estabelecida em algum conselho da Igreja Católica sobre o dogma, o catálogo dos livros sagrados para a Igreja Católica, o livro usado pelo bispo durante a missa e a parte da missa que termina com a oração do Pai Nosso também são chamados de cânone.
2. https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf
𝗡𝗶𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗿𝗲𝗻𝗼
Nenhum comentário:
Postar um comentário