segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Refutando bobices dos ateístas 37

 𝗥𝗲𝗳𝘂𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗯𝗼𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗲𝗶́𝘀𝘁𝗮𝘀 𝟯𝟳





"𝘗𝘰𝘪𝘴 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘰: “𝘋𝘦𝘴𝘵𝘳𝘶𝘪𝘳𝘦𝘪 𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘦𝘥𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘴𝘢́𝘣𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘳𝘦𝘫𝘦𝘪𝘵𝘢𝘳𝘦𝘪 𝘢 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘭𝘪𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘭𝘪𝘨𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴”. 𝘖𝘯𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘰 𝘴𝘢́𝘣𝘪𝘰? 𝘖𝘯𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘰 𝘮𝘦𝘴𝘵𝘳𝘦 𝘥𝘢 𝘭𝘦𝘪? 𝘖𝘯𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘰 𝘧𝘪𝘭𝘰́𝘴𝘰𝘧𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘦𝘳𝘢? 𝘈𝘤𝘢𝘴𝘰 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘯𝘢̃𝘰 𝘵𝘰𝘳𝘯𝘰𝘶 𝘭𝘰𝘶𝘤𝘢 𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘦𝘥𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰? 𝘝𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦, 𝘯𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘦𝘥𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴, 𝘰 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘯𝘢̃𝘰 𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘩𝘦𝘤𝘦𝘶 𝘱𝘰𝘳 𝘮𝘦𝘪𝘰 𝘥𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘦𝘥𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘩𝘶𝘮𝘢𝘯𝘢, 𝘢𝘨𝘳𝘢𝘥𝘰𝘶 𝘢 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘴𝘢𝘭𝘷𝘢𝘳 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘦𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘤𝘳𝘦𝘦𝘮 𝘱𝘰𝘳 𝘮𝘦𝘪𝘰 𝘥𝘢 𝘭𝘰𝘶𝘤𝘶𝘳𝘢 𝘥𝘢 𝘱𝘳𝘦𝘨𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰."

O texto não está dizendo que Deus deseja que sejamos intelectualmente incompetentes ou "burros". Em vez disso, o apóstolo Paulo, ao citar esse trecho, está ressaltando que a sabedoria humana, por mais sofisticada que seja, não é capaz de revelar a verdadeira natureza de Deus.
Na mensagem de 1 Coríntios 1:19-21, Paulo destaca que o que o mundo considera sábio (os argumentos, a astúcia intelectual e demais “sabedorias”) fica aquém da sabedoria de Deus. Deus, na Sua sabedoria, inverte essa lógica: Ele torna "louca" a sabedoria deste mundo ao revelar que a salvação não vem por meio de discursos persuasivos ou conhecimento humano, mas pela simplicidade e humildade do evangelho, centrado na cruz de Cristo. Isso não é um convite para a ignorância, mas para reconhecer que nosso conhecimento limitado não alcança a profundidade do que Deus revela.
Paulo escreveu essa carta aos coríntios num ambiente em que a filosofia grega e o cultismo do saber eram muito valorizados. A cultura local pregava que a inteligência e a retórica eram os caminhos para o sucesso e para a compreensão do mundo. Ao afirmar que Deus "destruirá a sabedoria dos sábios", Paulo reorienta o foco para uma verdade radical: a mensagem do evangelho, que muitos chamariam de tola, é na realidade o poder e a sabedoria que Deus escolheu para a salvação de seus filhos. Por aqui já cai por terra qualquer mentira dos gnósticos que é adotados pelos neo pentecostais, apologetas, sectários e céticos de internet.

O trecho em grego diz:

Γέγραπται γάρ, Ἀπολῶ τὴν σοφίαν τῶν σοφῶν, καὶ τὴν σύνεσιν τῶν συνετῶν ἀθετήσω.
Ποῦ σοφός; Ποῦ γραμματεύς; Ποῦ συζητητὴς τοῦ αἰῶνος τούτου; Οὐχὶ ἐμώρανεν ὁ θεὸς τὴν σοφίαν τοῦ κόσμου τούτου;
Ἐπειδὴ γὰρ ἐν τῇ σοφίᾳ τοῦ θεοῦ οὐκ ἔγνω ὁ κόσμος διὰ τῆς σοφίας τὸν θεόν, εὐ

O verbo Ἀπολῶ (apolō) pode ser entendido como "destruir" ou "aniquilar" a sabedoria dos "sábios" e ἀθετήσω (athetēsō) como "rejeitar" ou "anular" a inteligência dos entendidos. Em seguida, Paulo faz perguntas retóricas que ressaltam a insuficiência dos métodos humanos para conhecer Deus e conclui que foi justamente aquilo que se considerava "loucura" (μωρία) na pregação do evangelho que foi escolhida por Deus para salvar os que creem.

Deus não quer que se abandonem habilidades intelectuais ou o estudo do conhecimento, mas deseja que o coração humano reconheça que a verdadeira sabedoria está além dos cálculos e das fórmulas humanas. Enquanto a sabedoria do mundo se apoia na autossuficiência e no orgulho, a sabedoria divina se revela na humildade da cruz, na simplicidade da fé e na graça inacreditável de Deus, que escolhe salvar aqueles que confiam no seu chamado, mesmo que a mensagem pareça tolice aos olhos dos homens. Paulo usou essa retórica para destruir a postura arrogante dos intelectuais da época e para mostrar que a salvação não é um prêmio para os que se vangloriam de sua sabedoria, mas para todos aqueles que respondem com fé ao evangelho. Não é pelo conhecimento que se salva, mas somente pela graça através de Cristo. Não é pelo saber, mas por conhecer Jesus. Lembre-se que a oferta de conhecimento foi dada pela serpente (satanás) no Éden.
Então, não, cético de internet: se Deus quisesse que fôssemos burros, Ele teria apoiado o ateísmo como correto.

𝗡𝗶𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗿𝗲𝗻𝗼

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