domingo, 9 de fevereiro de 2025

A origem cabalística da doutrina da semente da serpente

 𝗔 𝗢𝗿𝗶𝗴𝗲𝗺 𝗖𝗮𝗯𝗮𝗹𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗗𝗼𝘂𝘁𝗿𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗮 "𝗦𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗦𝗲𝗿𝗽𝗲𝗻𝘁𝗲"


INTRODUÇÃO

Há um ensino que está ganhando impulso rápido no momento. Diz que a interpretação correta de Gênesis revela que Satanás seduziu Eva no Jardim do Éden e o produto de suas relações sexuais foi Caim. Abel, por outro lado, foi o produto das relações de Eva com Adão. Assim, eles concluem que existem duas linhagens separadas na terra hoje, uma de Adão (a linhagem justa), a outra de Satanás (a linhagem contaminada), e que os povos dessas duas linhagens estariam sempre em guerra.

Um olhar mais profundo sobre este tópico está se tornando cada vez mais importante porque está servindo de base para muitos outros ensinamentos que se seguem.

Nota: 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘤𝘪𝘭𝘪𝘵𝘢𝘳 𝘢 𝘳𝘦𝘧𝘦𝘳𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘤𝘩𝘢𝘮𝘢𝘳𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘦𝘯𝘴𝘪𝘯𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘪𝘮𝘱𝘭𝘦𝘴𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘦 𝘥𝘰𝘶𝘵𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘥𝘢 "𝘴𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘢 𝘴𝘦𝘳𝘱𝘦𝘯𝘵𝘦".

Antes de discutirmos essa doutrina em si, vamos descobrir de onde ela vem. Para fazer isso, temos que voltar a uma citação dos escritos cabalísticos. O Cabalismo é uma antiga forma de Judaísmo místico. Suas primeiras raízes vêm da época do cativeiro de Israel na Babilônia.

Teoricamente, é baseado no Antigo Testamento, no entanto, enquanto o judaísmo entendia o texto em seu significado de valor nominal, os cabalistas buscavam seu significado místico. Isso eles derivaram através de métodos ocultos de interpretação que aprenderam dos babilônios. O objetivo deles era decifrar a doutrina oculta embutida no texto, intencionalmente obscurecida para aqueles que fizeram uma leitura literal dele.

𝗦𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝘂𝗺 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗱𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗼. 𝗔𝘀𝘀𝗶𝗺, 𝗮𝗾𝘂𝗲𝗹𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗽𝗿𝗲𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗹𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗶𝗻𝗳𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿 𝗲𝗿𝗮𝗺 𝘃𝗶𝘀𝘁𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝘀𝗶𝗺𝗽𝗹𝗲𝘀, 𝘁𝗼𝗹𝗼𝘀 𝗲 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗴𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼.

Ao longo dos séculos, o Cabalismo se transformou em muitas formas, e hoje sustenta muitas das artes místicas e sombrias. Então, vamos olhar para uma interpretação cabalística dos eventos no Éden:

“𝙊𝙪𝙩𝙧𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙯𝙚𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙛𝙤𝙞 𝙖 𝙥𝙧𝙤́𝙥𝙧𝙞𝙖 𝙨𝙚𝙧𝙥𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙙𝙪𝙯𝙞𝙪 𝙀𝙫𝙖 , 𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙙𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙞𝙪 𝘼𝙙𝙖̃𝙤 𝙚 𝙀𝙫𝙖 𝙖𝙘𝙖𝙨𝙖𝙡𝙖𝙣𝙙𝙤, 𝙖 𝙨𝙚𝙧𝙥𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙘𝙚𝙗𝙚𝙪 𝙪𝙢𝙖 𝙥𝙖𝙞𝙭𝙖̃𝙤 𝙥𝙤𝙧 𝙚𝙡𝙖. 𝙀𝙡𝙚 𝙖𝙩𝙚́ 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙞𝙣𝙤𝙪 𝙢𝙖𝙩𝙖𝙧 𝘼𝙙𝙖̃𝙤 𝙚 𝙨𝙚 𝙘𝙖𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙢 𝙀𝙫𝙖. 𝙀𝙣𝙩𝙖̃𝙤 𝙚𝙡𝙚 𝙫𝙚𝙞𝙤 𝙖 𝙀𝙫𝙖 𝙦𝙪𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙚𝙡𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙫𝙖 𝙨𝙤𝙯𝙞𝙣𝙝𝙖 𝙚 𝙖 𝙥𝙤𝙨𝙨𝙪𝙞𝙪 𝙚 𝙖 𝙞𝙣𝙛𝙪𝙣𝙙𝙞𝙪 𝙘𝙤𝙢 𝙡𝙪𝙭𝙪́𝙧𝙞𝙖 . 𝙁𝙤𝙞 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙨𝙚𝙧𝙥𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙜𝙚𝙧𝙤𝙪 𝘾𝙖𝙞𝙢, 𝙦𝙪𝙚 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙩𝙖𝙧𝙙𝙚 𝙢𝙖𝙩𝙖𝙧𝙞𝙖 𝙨𝙚𝙪 𝙥𝙧𝙤́𝙥𝙧𝙞𝙤 𝙞𝙧𝙢𝙖̃𝙤. 𝙀 𝙛𝙤𝙞 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙀𝙫𝙖 𝙛𝙤𝙞 𝙞𝙣𝙛𝙚𝙘𝙩𝙖𝙙𝙖 𝙘𝙤𝙢 𝙨𝙪𝙖 𝙞𝙢𝙥𝙪𝙧𝙚𝙯𝙖. 𝘾𝙤𝙢𝙤 𝙧𝙚𝙨𝙪𝙡𝙩𝙖𝙙𝙤, 𝙩𝙤𝙙𝙤 𝙄𝙨𝙧𝙖𝙚𝙡 𝙛𝙞𝙘𝙤𝙪 𝙞𝙢𝙥𝙪𝙧𝙤 𝙙𝙚𝙨𝙙𝙚 𝙖𝙦𝙪𝙚𝙡𝙚 𝙢𝙤𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖𝙩𝙚́ 𝙖 𝙏𝙤𝙧𝙖́ 𝙨𝙚𝙧 𝙙𝙖𝙙𝙖 𝙣𝙤 𝙈𝙤𝙣𝙩𝙚 𝙎𝙞𝙣𝙖𝙞. 𝙎𝙤́ 𝙚𝙣𝙩𝙖̃𝙤 𝙖 𝙞𝙢𝙥𝙪𝙧𝙚𝙯𝙖 𝙙𝙚 𝙄𝙨𝙧𝙖𝙚𝙡 𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤𝙪. 𝙌𝙪𝙖𝙣𝙙𝙤 𝘾𝙖𝙞𝙢 𝙣𝙖𝙨𝙘𝙚𝙪, 𝘼𝙙𝙖̃𝙤 𝙨𝙤𝙪𝙗𝙚 𝙞𝙢𝙚𝙙𝙞𝙖𝙩𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙚𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙨𝙪𝙖 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙚𝙧𝙖 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙡𝙝𝙖𝙣𝙘̧𝙖, 𝙣𝙚𝙢 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢. 𝙀𝙢 𝙫𝙚𝙯 𝙙𝙞𝙨𝙨𝙤, 𝙖 𝙖𝙥𝙖𝙧𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝘾𝙖𝙞𝙢 𝙚𝙧𝙖 𝙖 𝙙𝙚 𝙪𝙢 𝙨𝙚𝙧 𝙘𝙚𝙡𝙚𝙨𝙩𝙞𝙖𝙡. 𝙀 𝙦𝙪𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙀𝙫𝙖 𝙫𝙞𝙪 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙪𝙖 𝙖𝙥𝙖𝙧𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙣𝙖̃𝙤 𝙚𝙧𝙖 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙚 𝙢𝙪𝙣𝙙𝙤, 𝙚𝙡𝙖 𝙙𝙞𝙨𝙨𝙚: 𝙂𝙖𝙣𝙝𝙚𝙞 𝙪𝙢 𝙛𝙞𝙡𝙝𝙤 𝙫𝙖𝙧𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙖𝙟𝙪𝙙𝙖 𝙙𝙚 𝙔𝙖𝙝𝙬𝙚𝙝 (𝙂𝙣 𝟰:𝟭). 𝙉𝙖̃𝙤 𝙛𝙤𝙞 𝙖𝙩𝙚́ 𝙤 𝙣𝙖𝙨𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙎𝙚𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝘼𝙙𝙖̃𝙤 𝙩𝙚𝙫𝙚 𝙪𝙢 𝙛𝙞𝙡𝙝𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙧𝙖 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙚 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙡𝙝𝙖𝙣𝙘̧𝙖. 𝘿𝙚 𝙎𝙚𝙩𝙚 𝙨𝙪𝙧𝙜𝙞𝙧𝙖𝙢 𝙩𝙤𝙙𝙖𝙨 𝙖𝙨 𝙜𝙚𝙧𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙙𝙤𝙨 𝙟𝙪𝙨𝙩𝙤𝙨, 𝙚𝙣𝙦𝙪𝙖𝙣𝙩𝙤 𝙩𝙤𝙙𝙖𝙨 𝙖𝙨 𝙜𝙚𝙧𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙨𝙘𝙚𝙣𝙙𝙚𝙧𝙖𝙢 𝙙𝙖 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝘾𝙖𝙞𝙢 𝙨𝙖̃𝙤 𝙥𝙚𝙧𝙫𝙚𝙧𝙨𝙖𝙨, 𝙖𝙩𝙚́ 𝙤 𝙙𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝙝𝙤𝙟𝙚. ”
𝙝𝙩𝙩𝙥://𝙬𝙬𝙬.𝙪𝙢𝙨𝙡.𝙚𝙙𝙪/~𝙨𝙘𝙝𝙬𝙖𝙧𝙩𝙯𝙝/𝙨𝙖𝙢𝙥𝙡𝙚𝙢𝙮𝙩𝙝𝙨_𝟵.𝙝𝙩𝙢–

As semelhanças entre os relatos cabalísticos e da semente da serpente do Éden são extremamente fortes. Na verdade, todos os elementos essenciais são exatamente os mesmos. No entanto, se você compará-los a uma interpretação mais literal (realizada pelos campos judaico e cristão), encontrará grandes diferenças em todos os pontos do relato acima. Fica claro então que a doutrina da 'semente da serpente' é de origem cabalística. Mas também encontramos em outros lugares.

Por exemplo, nos escritos gnósticos.

Enquanto os cabalistas praticavam o “judaísmo” místico, os gnósticos praticavam o “cristianismo” místico. A palavra 'gnosis' significa 'conhecimento dos mistérios espirituais'. Assim como seus predecessores, eles reinterpretaram os textos do Novo Testamento de acordo com a metodologia oculta, buscando camadas mais profundas de significado oculto.

“Semente de serpente, semente dupla ou linhagem de duas sementes é uma crença religiosa controversa que explica o relato bíblico da queda do homem dizendo que a serpente no Jardim do Éden acasalou com Eva e que a descendência de sua união foi Caim. Isso aparece nos primeiros escritos gnósticos, como o Evangelho de Filipe (c. 350).
https://en.wikipedia.org/wiki/Serpent_seed

Aqui está uma citação do 'Evangelho de Filipe' gnóstico mencionado acima.

“Primeiro, surgiu o adultério, depois o assassinato. E ele (Caim) foi gerado em adultério, pois era filho da Serpente . Então ele se tornou um assassino, assim como seu pai, e matou seu irmão. De fato, todo ato de relação sexual que ocorreu entre aqueles que são diferentes um do outro é adultério. ” – Evangelho de Filipe

Novamente esta citação gnóstica concorda perfeitamente com a doutrina da semente da serpente. Mas para que tenhamos uma visão clara da natureza da doutrina com a qual estamos lidando aqui, vamos tirar mais algumas citações do chamado 'Evangelho de Filipe'.

“O mundo surgiu por meio de um erro. Pois quem o criou quis criá-lo imperecível e imortal. Ele ficou aquém de alcançar seu desejo.” – Evangelho de Filipe

De acordo com o Evangelho de Filipe, o Espírito Santo é composto de mulheres que eram humanas, mas ascenderam à divindade. Uma Maria, (que se diz ser a companheira de Jesus que teve um relacionamento físico com Ele), é nomeada como se tornando uma delas. Sabendo que eles chamam o Espírito Santo de mulher, podemos entender esta citação:

"Alguns disseram: 'Maria concebida pelo Espírito Santo'. Eles estão errados. Eles não sabem o que estão dizendo. Quando uma mulher concebeu de uma mulher?” – Evangelho de Filipe

Este espírito feminino é considerado a mãe da humanidade.

“A alma de Adão surgiu por meio de um sopro. O parceiro de sua alma é o espírito. Sua mãe é a coisa que lhe foi dada.” – Evangelho de Filipe

Também afirma outras crenças anti-bíblicas, como o fato de que os homens podem se tornar Cristos e deuses. Ele chama Deus de “comedor de homens” e ensina que não existe bem ou mal. Assim, podemos ver que essas doutrinas estão em completa oposição tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo.

O Evangelho de Filipe só foi escrito por volta de 350 dC (todos 300 anos após a morte de Filipe, portanto, nunca foi de sua autoria). Era muito comum que os ensinamentos gnósticos reivindicassem falsa autoria na tentativa de validá-los.

O Evangelho de Judas, também escrito após sua morte, é apenas mais um exemplo. Por trás de todas as suas narrativas complexas, o gnosticismo ensina que o Deus criador é um ser malicioso que prendeu a humanidade na ignorância. A compreensão torna-se então salvação. E assim, para eles, a serpente é o salvador, porque veio para iluminar a humanidade, oferecendo “o conhecimento do bem e do mal”. O mal é a ignorância, e a compreensão dos mistérios proibidos é o ‘bom’.
Essa mesma crença ocupa um lugar de destaque nos ensinamentos ocultos modernos daqueles que adoram abertamente Lúcifer, como Madame Blavatski e muitos outros. Mesmo nos dias dos apóstolos, essas doutrinas estavam começando a surgir e muitos dos escritos de Paulo eram para refutá-las, em passagens como esta.

“Eu me admiro que você esteja se afastando tão cedo daquele que o chamou na graça do Messias, para um evangelho diferente, que não é outro; mas há alguns que o incomodam e querem perverter o evangelho do Messias. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que vos temos pregado, seja anátema.” – Gálatas 1:6-8

O rápido aumento dos ensinamentos gnósticos após a morte dos Apóstolos foi um enorme desafio à pureza da fé. Isso acabou destruindo a força da próspera igreja primitiva. Paulo viu isso acontecer quando disse:

"Eu sei que, logo após minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho. E ainda mais, dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si. Por isso, vigiai! Lembrai-vos de que, durante três anos, noite e dia, não parei de prevenir a cada um de vós, com lágrimas, quanto a isso." – Atos 20:29-31

Ainda havia aqueles primeiros crentes, no século após a morte dos apóstolos, que tentaram conter a maré de influência gnóstica e preservar a verdade.

“Policarpo muitas vezes exclamava: 'Querido Deus, por quanto tempo me preservaste, para que eu suportasse essas coisas!' Ele chegou ao ponto de chamar um líder do movimento gnóstico, o primogênito de Satanás. Sob nenhuma circunstância os cristãos reconheceriam qualquer coisa ‘cristã’ nesta ‘gnose’ ou ‘conhecimento de mistério’... o menor contato com essas falsificações era considerado perigoso além da medida.” – Os primeiros cristãos em suas próprias palavras por Eberhard Arnold, p31

“O Evangelho de Filipe é um dos Evangelhos Gnósticos, um texto de apócrifos do Novo Testamento, datado por volta do século III... explicitamente rejeitado como heresia por Irineu (c. 180)”

https://en.wikipedia.org/wiki/Gospel_of_Philip

Essa batalha entre uma interpretação literal (valor nominal) ou uma interpretação mística (oculta) das escrituras vem sendo travada desde o início. E afirmamos que esta doutrina da semente da Serpente nasceu no campo dos místicos. Mas vamos dar uma olhada mais de perto no ensino real, para ver como eles usam as escrituras.

𝗔 𝗗𝗢𝗨𝗧𝗥𝗜𝗡𝗔 𝗗𝗔 𝗦𝗘𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗗𝗘 𝗦𝗘𝗥𝗣𝗘𝗡𝗧𝗘

Os blocos de construção de seu argumento são os seguintes:

🔸️A ‘serpente’ no Jardim do Éden é Satanás.

🔸️As “árvores do jardim” não são de fato árvores, mas indivíduos ou árvores genealógicas.

🔸️Satanás ‘enganou Eva’, na verdade significa que ele a seduziu para fazer sexo com ele.

🔸️‘Comer o fruto’ significa ter relações sexuais. O “desejo” de Eva de comer o fruto na verdade significa que ela cobiçou Satanás. Quando Deus disse ‘não toque no fruto’, Ele realmente quis dizer não se casar ou se misturar com a linhagem contaminada de Satanás e, assim, colocar inimizade entre as duas linhagens. A evidência dessa inimizade é vista em Caim (o filho de Satanás) matando Abel (o filho de Adão).

Podemos ver aqui que um significado oculto foi atribuído a cada um de seus pontos. Então, vamos discuti-los por sua vez.

𝟭 – 𝗔 𝗦𝗘𝗥𝗣𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢 𝗘́𝗗𝗘𝗡 𝗘́ 𝗦𝗔𝗧𝗔𝗡𝗔́𝗦

De acordo com sua doutrina, Satanás é a serpente no jardim do Éden. Concordamos com este ponto porque a Bíblia faz o link para nós.
[...]

𝟮 - 𝗔𝗦 𝗔́𝗥𝗩𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗦𝗔̃𝗢 𝗣𝗘𝗦𝗦𝗢𝗔𝗦 𝗟𝗜𝗧𝗘𝗥𝗔𝗜𝗦

No argumento da "semente da serpente", eles citam os dois textos seguintes (de Jeremias e Daniel) e concluem que as árvores do Jardim do Éden devem representar pessoas, porque nesses dois textos não relacionados, as árvores são equiparadas a pessoas ou grupos de pessoas. Aqui está a primeira passagem onde o Criador chama os filhos de Israel, uma “Oliveira Verde”.

“O Senhor chamou o seu nome, Oliveira Verde... o Senhor dos Exércitos, que o plantou, pronunciou contra você a condenação por causa do mal da casa de Israel e da casa de Judá, que eles fizeram contra si mesmos para provocar me irar ao oferecer incenso a Baal”.
- Jeremias 11:16-17

Na próxima passagem, Daniel está interpretando um sonho que Nabucodonosor teve, dizendo que ele (e, portanto, seu reino) era grande na terra.

“A árvore que viste, que cresceu e se tornou forte, cuja altura chegava aos céus e que podia ser vista por toda a terra, cujas folhas eram formosas e seu fruto abundante, na qual havia alimento para todos, sob a qual os animais de o campo habitava, e em cujos ramos as aves do céu habitavam, és tu, ó rei, que cresceste e te fortaleceste; porque a tua grandeza cresceu e chega aos céus, e o teu domínio até aos confins da terra”.
– Daniel 4:20-22

Não há razão concreta no texto para conectarmos essas duas passagens metafóricas ao Éden. O simples fato de que a palavra comum “árvore” aparece em todos não é evidência. Ao usar esse tipo de lógica frouxa, pode-se “provar” praticamente qualquer coisa.

Por exemplo, pode-se dizer que Satanás é um discípulo do Messias combinando essas duas citações que falam de “água”:

“Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza." - Ap 12:15

“Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu ventre fluirão rios de água viva”. - João 7:38

Claramente este é um argumento ridículo porque contradiz o equilíbrio das Escrituras. Mas vamos fabricar outro exemplo usando a lógica "semente da serpente".

Poderíamos argumentar que, como as árvores representam as pessoas e as frutas representam o sexo (como eles mostrarão no ponto 3), então a seguinte passagem significa que o Messias matou uma pessoa porque ela não queria fazer sexo com Ele:

“Ora, pela manhã, ao voltar para a cidade, teve fome. E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela e não achou nela senão folhas, e disse-lhe: 'Nunca mais cresça fruto em ti'. Imediatamente a figueira secou. – Mateus 21:18-19

Que nunca tenhamos idéias tão distorcidas sobre o Senhor! Talvez agora fique mais claro como a interpretação mística das escrituras pode levar a mil 'corrupções da sabedoria'. Para tratar a escritura dessa maneira, podemos pervertê-la para dizer o que quisermos - como os gnósticos já provaram.
Em vez disso, vamos voltar ao relato do Éden em Gênesis e ver o que ele realmente diz.

“O יהוה Elohim plantou um jardim ao oriente, no Éden, e ali pôs o homem que havia formado. E da terra יהוה Elohim fez crescer toda árvore agradável à vista e boa para comer. A árvore da vida também estava no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”. – Gênesis 2:8-10a

Claramente o Criador fez essas árvores assim como fez Adão. Mas Adão foi formado do “pó da terra” (Gênesis 2:7), e as árvores são feitas do “terra”. Por que a diferença se ambos são pessoas? Também a vida foi soprada nas narinas de Adão, tornando-o um ser vivo, então por que não nas árvores? Mas, mais importante, também temos que perguntar, se Adão foi colocado entre todas essas pessoas no jardim, por que o Eterno diz:

“Não é bom que o homem esteja só; Farei dele uma auxiliadora comparável a ele”. - Gênesis 2:18

O Criador faz Eva para que Adão tenha uma companheira. Mas se as árvores fossem pessoas, como ele poderia estar sozinho? Se for esse o caso, temos que supor que todas as árvores eram homens. Se sim, temos um novo problema. O Soberbo diz:

“De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. – Gênesis 2:16b-17

Mas se eles são todos homens, e comer o fruto das árvores é fazer sexo (como argumentam), então o Criador aparentemente disse a Adão:

“Você pode fazer sexo com qualquer um desses homens”.

Como isso pode concordar com a seguinte escritura?

"E, por essa razão, o Criador os entregou a paixões vergonhosas... De igual modo, os homens também abandonaram as relações sexuais naturais com suas mulheres e se inflamaram de desejo sensual uns pelos outros. Deram, então, início a sucessão de atos indecentes, homens com homens, e, por isso, receberam em si mesmos o castigo que a sua perversão requereu." - Rm 1:26a-27

Há outra falha nesse argumento. Se todas as árvores são realmente pessoas, como é que ‘a árvore do conhecimento do bem e do mal’ é Satanás? Satanás não é humano. Em vez disso, ele assume a forma de uma serpente no jardim. E se ele é a serpente que traz Eva à árvore para tentá-la, como pode também ser a árvore? Mas imaginamos que os adeptos da "Semente da Serpente" argumentarão que “a árvore do conhecimento do bem e do mal” é na verdade a descendência de Satanás e não o próprio Satanás. Abordaremos isso no ponto 6.

Vamos continuar.

𝟯 – 𝗘𝗩𝗔 𝗘́ 𝗦𝗘𝗗𝗨𝗭𝗜𝗗𝗔 𝗣𝗢𝗥 𝗦𝗔𝗧𝗔𝗡𝗔́𝗦

“E יהוה Elohim disse à mulher: “O que é isso que você fez?” A mulher disse: “A serpente me enganou (nasha נשא), e eu comi”. - Gênesis 3:13

Esta palavra ‘נשא nasha’, de acordo com a doutrina da "semente da serpente", significa ‘seduzir’ no original hebraico. Eles citam o número de Strongs correto (H5377) seguido de sua definição aparente (para seduzir).

Então eles nos dão a definição em inglês da palavra ‘seduzir’:

Definição: seduzir, significa: “Atrair alguém para a atividade sexual. Para fazer alguém se sentir atraído por você e fazer sexo com você, geralmente alguém mais jovem ou menos experiente.”

No entanto, se você usar uma Concordância de Strongs (que é um dicionário da Bíblia categorizado por números começando com 'H' para hebraico no Antigo Testamento e 'G' para grego no novo), você encontrará a seguinte definição da palavra :

nasha (Strongs H5377)

Significado: enganar, para enganar

Assim, a palavra de fato significa enganar, não seduzir sexualmente.

• Seduzir: encantar alguém de forma enganosa.

• Enganar: fazer alguém acreditar em algo que não é verdade, normalmente para obter alguma vantagem pessoal.

A interpretação mais tradicional (literal) do texto válida – é que a tentação de Satanás foi um engano, não uma sedução sexual.
Vejamos também uma passagem do Novo Testamento para verificar o significado. A passagem é útil porque deve usar uma palavra diferente (já que está escrita em um idioma diferente).

"E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." - 1Tm 2:14

Qual é o significado grego? Ela foi enganada, ou ela foi realmente seduzida?

ἀπατάω / apatáō (ap-at-ah'-o)
de derivação incerta; TDNT - 1:384,65; v

1. enganar, iludir, lograr
Enganado: (Strong G538)

Sem dúvida, então, Eva foi enganada pela astúcia da serpente que era "o mais astuto que todos os animais selváticos"(Gênesis 3:1).

Essa palavra "astuto" enfatiza o ponto, pois significa: sutil, sagaz, astuto, esperto, sensato.
Então, por que Eva desejou o fruto?

“Pois o Criador sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como divindades, conhecendo o bem e o mal. Então, quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu. Ela também deu ao marido com ela, e ele comeu”. – Gênesis 3:5-6

Ela comeu porque o fruto lhe oferecia a sabedoria proibida e oculta, o “conhecimento do bem e do mal”.

A mesma cobiça ainda atrai as pessoas até hoje – porque simplesmente não podemos resistir à ideia de obter conhecimento secreto. Isso nos dá uma sensação de poder. Todo o sistema do ocultismo é alimentado por esse impulso em nós.
Depois de comer, Eva oferece a fruta ao marido. Agora, de acordo com a doutrina da semente da serpente, isso significa que Eva passou a fazer sexo com Adão. Mas esse argumento também é falho porque o texto diz que o próprio Adão comeu o fruto proibido:

“'Você comeu da árvore da qual eu lhe ordenei que você não comesse?' Então o homem disse: 'A mulher que você me deu para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.'” – Gênesis 3:11b-12

Adão não poderia dizer que fez sexo com sua esposa porque Eva nunca foi proibida a Adão. Então, para ele ter pegado do fruto proibido e comido, ele teria que ter feito sexo com a serpente também - ou então o pecado teria sido apenas em Eva. Mas ambos eram culpados, portanto, ambos os olhos se abriram e, de repente, ambos souberam de algo que não sabiam antes.

“Então os olhos de ambos foram abertos, e eles perceberam que estavam nus”. – Gênesis 3:7

Agora observe o que o Eterno diz depois disso.

“Então יהוה Elohim disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, para conhecendo o bem e o mal. E agora, para que não estenda a mão e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente” – Gênesis 3:22

O significado é muito claro, Adão e Eva ganharam conhecimento que não tinham antes. Mas de que maneira eles possivelmente teriam se tornado “como divindades”, se o pecado fosse sexo proibido e o resultado fosse uma gravidez cruzada?

𝟰 – 𝗘𝗩𝗔 𝗙𝗘𝗭 𝗦𝗘𝗫𝗢 𝗖𝗢𝗠 𝗦𝗔𝗧𝗔𝗡𝗔́𝗦

“...do fruto da árvore que está no meio do jardim, Elohim disse: ‘Não o comereis, nem nele tocareis (נגע naga), para que não morrais.’ ” – Gênesis 3:3

A doutrina da semente da serpente continua dizendo que a palavra “ tocar” neste versículo significa “deitar com uma mulher”.
Mais uma vez temos que discordar de sua definição.

נגע naga (Strongs H5060) – Definições:

1. tocar, alcançar, bater
2. alcançar, estender
3. ferido (particípio)
4. ser derrotado
5. alcançar, aproximar, chegar
6. alcançar, estender, atingir, chegar, vir
7. aproximar (referindo-se ao tempo)
8. acontecer (referindo-se ao destino)

Vocês percebem o esforço que fazem para distorcer o texto e infundir um significado que simplesmente não existe? Mas eles ainda não terminaram, então vamos em frente.

𝟱 – 𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗘𝗝𝗢 𝗗𝗘 𝗘𝗩𝗔 𝗘𝗥𝗔 𝗟𝗨𝗫𝗨́𝗥𝗜𝗔

“Então, quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu”. – Gênesis 3:6a

Mais uma vez nos é oferecida uma outra definição, desta vez a palavra “agradável” aparentemente significa luxúria. Depois disso, os teóricos da "semente da serpente" nos oferecem a definição do dicionário em portugues de 'luxúria'.

Luxúria: “Forte desejo sexual”

Sinônimos: desejo sexual, apetite sexual, desejo sexual, paixão sexual, luxúria, libido, desejo sexual, sexualidade, ter forte desejo sexual por alguém.

Primeiro vamos ver por nós mesmos qual é o significado hebraico da palavra:

Chamad חמד (Strong H8378)

Desejo, anseios do coração, luxúria, apetite, cobiça (mau senso) Coisa desejada, objeto de desejo.

Pela primeira vez, sua definição escolhida realmente aparece como uma opção possível (entre 5 outras que eles ignoram).

Então, para ver qual é o significado pretendido, usamos o contexto novamente. Volte apenas alguns versículos anteriores e você encontrará exatamente a mesma palavra usada pelo Criador.

“E da terra fez יהוה Elohim crescer toda árvore agradável à vista e boa para comer”. - Gênesis 2:9

O Criador fez as árvores “agradáveis ​​à vista”. Não admira que Eva pensasse que a árvore era “agradável aos olhos”. ‘Agradável’ em cada caso é traduzido da mesma palavra. Mas veja o que o Eterno diz a seguir.

"E יהוה Elohim ordenou ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente. – Gênesis 2:9 16

Se o significado de “agradável” é realmente “luxúria”, então, de acordo com o argumento deles, O Criador teria dado a Adão licença para cobiçar todas as pessoas no jardim. Certamente então é óbvio que o significado é simplesmente algo muito desejável (como um carro novo ou joia poderia ser), sem a conotação do apetite sexual.

𝟲 – 𝗢 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗣𝗥𝗢𝗜𝗕𝗜𝗨 𝗦𝗘𝗫𝗢 𝗖𝗢𝗠 𝗔 𝗟𝗜𝗡𝗛𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗜𝗠𝗣𝗨𝗥𝗔

A doutrina da "semente da serpente" afirma que a linhagem de Adão não tem permissão para tocar ou misturar-se com a linhagem de Satanás. Mas encontramos mais conflitos aqui.
Se a ‘árvore do conhecimento do bem e do mal’ representa a linhagem de Satanás (através de Eva), então como poderia ter existido com Adão no jardim mesmo antes de Eva ser formada? Não poderia haver linhagem sem Eva.
Há outro problema, veja o versículo novamente:

“mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Elohim disse: ‘Não o comereis, nem nele tocareis, para que não morrais.’ ” – Gênesis 3:3

Depois que Adão e Eva pecaram, eles foram banidos do jardim. Mas a árvore proibida está “no meio do jardim” – um jardim que eles não podiam mais acessar. Nenhuma palavra é dita sobre a árvore também ser banida do Éden. Então, como os descendentes de Adão poderiam ‘tocar’ uma árvore da qual foram separados? No entanto, ignorando todas as falhas em seu argumento, eles continuam dizendo que o produto da união (de Eva e Satanás) foi uma criança – Caim. Ele e sua linhagem são então profanados e profundamente maus, daí sua constante luta com a linhagem justa de Adão.
Eles argumentam que esta é a razão pela qual o Criador, mais tarde no Antigo Testamento, proibiu os filhos de Israel de se casarem com nações gentias. Vamos testar isso voltando ao contexto no Éden novamente.

“Então יהוה Elohim disse à serpente: ... Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. - Gênesis 3:15

Esta afirmação é bem peculiar caso o argumento for verdadeiro. Eva é o denominador comum aqui. Em outras palavras, tanto Caim quanto Abel seriam filhos de Eva. Ambos têm a semente de Eva! Então, o Criador teria dito que colocou inimizade entre a “semente de Satanás” e a “semente de Adão” se esse fosse o seu significado.
Observe também a segunda metade do versículo:

“Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

O que está realmente acontecendo aqui é uma profecia cumprida no Novo Testamento. Onde o Messias (a semente de Eva através da linhagem de sua mãe/mulher) é crucificado pelos “filhos” de Satanás. O que queremos dizer com os chamados filhos de Satanás? Vejamos trechos de uma passagem em João 8:37-44 que explica isso. Aqui o Salvador diz a certos judeus:

“Vocês pertencem ao seu pai o diabo.”

Mas eles afirmam que sua linhagem é pura e imaculada. “Abraão é nosso pai... Não nascemos da fornicação; nós temos um Pai—o Altíssimo.”

O Messias concorda com eles que sua linhagem humana é através da linhagem do justo Abraão. Mas ainda assim elas são filhos de Satanás. Por quê? Porque o Salvador não está falando de sua linhagem humana desde o nascimento, mas da natureza de seus corações. Sua linhagem é de Abraão, mas seus corações não são de Abraão.

"Eu sei que sois a descendência de Abraão, entretanto, procurais matar-me, porque a minha Palavra não tem lugar dentro de vós. Eu falo do que tenho visto com meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai... Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão." - Jo 8:37-39

Portanto, o Messias conclui que, porque eles fazem os desejos de Satanás, eles são seus filhos, filhos de sua natureza. Eles estavam procurando matar o Messias porque Satanás estava trabalhando em seus corações.

"Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira." - Jo 8:44

A ‘semente de Satanás’ então são seus filhos, mas não de nascimento. Eles são os filhos de sua natureza.

𝟳 – 𝗖𝗔𝗜𝗠 𝗠𝗔𝗧𝗔 𝗦𝗘𝗨 𝗜𝗥𝗠𝗔̃𝗢 𝗚𝗘̂𝗠𝗘𝗢

Então, finalmente, somos informados de que Caim assassina Abel como evidência da inimizade entre as duas linhagens. Vamos analisar alguns versos.

“Ora, Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um homem de יהוה’.” – Gênesis 4:1

Este versículo diz claramente que Caim foi o produto de Eva se relacionando com Adão. Se isso não for suficiente para mostrar que ele nunca foi de Satanás, veja a resposta dela. Ela diz que "por יהוה Elohim" ela conseguiu a criança - como isso poderia significar que Satanás a engravidou com Caim? Você tem que distorcer muito esse texto para que isso signifique que Satanás é o pai de Caim.

Mas a doutrina da "semente da serpente" faz esse malabarismo: Eles argumentam que os dois filhos são na verdade gêmeos. Ao adicionar essa reviravolta, eles podem dizer que Eva estava grávida de um filho de Adão e de um filho de Satanás ao mesmo tempo. O argumento dos gêmeos é feito buscando uma tradução holandesa do próximo verso.

"Então ela deu à luz novamente, desta vez seu irmão Abel.” – Gênesis 4:2a

Em holandês, “voltou a dar à luz” diz “continuou a dar à luz”. Assim, eles afirmam que ela estava grávida de gêmeos. Mas se você olhar para o hebraico, significa simplesmente 'e novamente ela deu à luz'. Portanto, não há evidência desse argumento no próprio texto.
A cada passo na doutrina da "semente da serpente", vemos distorções e manipulações do texto. Seu propósito é obviamente forçar uma interpretação que se adapte aos seus fins, não entender o que está realmente escrito, negando o sentido claro do texto. Assim criam uma doutrina que justifica sua própria causa. Se esses teóricos da "semente da serpente" se importassem em ver a verdade, saberiam que a mensagem da Bíblia está em desacordo com a deles. Tome como exemplo este versículo que ensina que toda a humanidade vem de uma única linhagem.

"O Criador que fez o mundo e todas as coisas que nele há... de um só sangue fez todas as nações dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos antes nomeados, e os limites da sua habitação," -At 17:24a,26

O fato é que por meio de Adão toda a humanidade caiu em pecado, porque ele era o pai de todos nós.

"Portanto, como por um homem o pecado entrou no mundo, e pelo o pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram;" - Rm 5:12

"Porque, assim como em Adão todos morrem, igualmente também no Messias todos serão vivificados." - 1Co 15:22

"Portanto, assim como pela transgressão de um veio o juízo sobre todos os homens para condenação" - Rm 5:18a

Porque todos são de Adão, o estudo interminável de genealogias é infrutífero.

"Evita questões tolas, genealogias e contendas e debates acerca da lei; porque são inúteis e vãs." - Tt 3:9

Uma explicação verdadeira do Éden é que o Altíssimo advertiu Adão e Eva a não provar o 'conhecimento do bem e do mal'. Foi um teste de obediência - nada mais. O Criador lhes disse para não comer. Satanás disse a Eva para comer. O Eterno disse que iria matá-los, Satanás disse que não - era uma questão de quem eles escolheriam seguir. Quando comeram do fruto literal, desobedeceram ao Criador e obedeceram a Satanás.

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes como servos para obedecer-lhe, servos sois daquele a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" - Rm 6:16

A atração de Satanás foi a oferta de sabedoria corrompida, do conhecimento oculto que os tornaria “como divindades”.

“Então a serpente disse à mulher: ‘Certamente você não morrerá. Pois יהוה sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.” – Gênesis 3:4-5

Este mesmo conhecimento secreto é o que os cabalistas, os gnósticos e todas as artes ocultas têm procurado desde o início. E se a doutrina da "semente da serpente" se enquadra nesta escola de pensamento, então precisamos levar muito a sério a advertência do Altíssimo de que participar dela nos matará.

"Mas eu temo que, de algum modo, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, que as suas mentes sejam corrompidas da simplicidade que há no Messias. Porque, se alguém for pregar-vos outro Salvador que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não aceitastes, vós o podeis suportar." - 2Co 11:3-4

𝗖𝗢𝗡𝗖𝗟𝗨𝗦𝗔̃𝗢

Para entender o relato em Gênesis como a doutrina da "semente da serpente" o ensina, você realmente tem que querer ve-lo da forma como ensinam. Seus argumentos não são apenas fatalmente falhos, mas suas evidências são enganosas – na melhor das hipóteses, ou intencionalmente enganosas – na pior das hipóteses. Acrescente a isso outras passagens bíblicas que refutam completamente seus ensinamentos. E como se fosse necessário, o pior argumento contra eles é o fato de que todo o seu conto foi conjurado pelos cabalistas.
Dificilmente um crente bereano concordaria com a doutrina da "Semente da Serpente", mas trouxemos esta breve discussão para que aqueles que ouviram esse lado da história também possam ouvir o contra-argumento. Então, que cada um decida por si mesmo em que acreditar.

“𝗔𝘀𝘀𝗶𝗺, 𝗺𝗲𝘂𝘀 𝗮𝗺𝗮𝗱𝗼𝘀, 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝘀𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗼𝗯𝗲𝗱𝗲𝗰𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀, 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗲𝗶 𝗮 𝘃𝗼𝘀𝘀𝗮 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘁𝗲𝗺𝗼𝗿 𝗲 𝘁𝗿𝗲𝗺𝗼𝗿." - 𝗙𝗽 𝟮:𝟭𝟮

Fonte: https://telegra.ph /A-Origem-Cabal%C3%ADstica-da-Doutrina-da-Semente-da-Serpente-11-10

Estudo adaptado da administradora do canal De Volta à Raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário