𝗠𝗼𝗶𝘀𝗲́𝘀 𝗲́ 𝗼 𝗱𝗶𝗮𝗯𝗼?
Muitos erros e mentiras tanto na afirmação da imagem quanto na legenda que a acompanha, vou colocá-la aqui embaixo:
𝘔𝘰𝘪𝘴𝘦́𝘴 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘦𝘷𝘦𝘶 𝘰𝘴 𝘤𝘪𝘯𝘤𝘰 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘢 𝘉𝘪́𝘣𝘭𝘪𝘢. 𝘔𝘰𝘪𝘴𝘦́𝘴 𝘦́ 𝘰 𝘱𝘳𝘰́𝘱𝘳𝘪𝘰 𝘥𝘪𝘢𝘣𝘰, 𝘦 𝘰 𝘷𝘦𝘭𝘩𝘰 𝘵𝘦𝘴𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦́ 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘰𝘴𝘵𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘰𝘴 𝘱𝘦𝘭𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘦𝘵𝘢𝘴 𝘫𝘶𝘥𝘦𝘶𝘴, 𝘦 𝘱𝘦𝘭𝘢𝘴 𝘩𝘪𝘴𝘵𝘰́𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘰𝘴 𝘫𝘶𝘥𝘦𝘶𝘴. 𝘖 𝘷𝘦𝘭𝘩𝘰 𝘵𝘦𝘴𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦́𝘮 90% 𝘥𝘦 𝘮𝘦𝘯𝘵𝘪𝘳𝘢, 𝘦 𝘴𝘰́ 10% 𝘥𝘴 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦! 𝘚𝘰́ 𝘥𝘰𝘪𝘴 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴, 𝘐𝘴𝘢𝘪́𝘢𝘴 𝘦 𝘑𝘦𝘳𝘦𝘮𝘪𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘢̃𝘰 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘦𝘵𝘢𝘴 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴. 𝘖 𝘵𝘰𝘵𝘢𝘭 𝘴𝘢̃𝘰 24 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘦𝘵𝘢𝘴, 𝘮𝘢𝘴 𝘴𝘰́ 𝘵𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘰 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰 𝘥𝘦 𝘥𝘰𝘪𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘦𝘵𝘢𝘴 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴, 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘳𝘦𝘴𝘵𝘰 𝘰𝘴 𝘫𝘶𝘥𝘦𝘶𝘴 𝘥𝘦𝘳𝘢𝘮 𝘰 𝘧𝘪𝘮 𝘯𝘰𝘴 𝘭𝘪𝘷𝘳𝘰𝘴. 𝘈 𝘉𝘪́𝘣𝘭𝘪𝘢 𝘦́ 𝘶𝘮𝘢 𝘧𝘢𝘳𝘴𝘢, 𝘢 𝘉𝘪́𝘣𝘭𝘪𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘢𝘴 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘶𝘳𝘢𝘴 𝘮𝘢𝘴 𝘢𝘴 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘶𝘳𝘢𝘴 𝘦𝘴𝘵𝘢̃𝘰 𝘥𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘢 𝘉𝘪́𝘣𝘭𝘪𝘢.
Vou refutar a imagem primeiro, depois o que restar a legenda.
A afirmação de que Moisés é o diabo não tem base bíblica ou histórica. O "acusador" em João 5:45 menciona que Moisés é um acusador no sentido de que ele escreveu a Lei, que condena aqueles que não a seguem. Isso não implica que Moisés seja o diabo ou uma figura maligna. Vamos ao verso traduzido dos melhores manuscritos e entender o contexto:
"𝘕𝘢̃𝘰 𝘱𝘦𝘯𝘴𝘦𝘪𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘶 𝘷𝘰𝘴 𝘩𝘦𝘪 𝘥𝘦 𝘢𝘤𝘶𝘴𝘢𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘗𝘢𝘪. 𝘏𝘢́ 𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘷𝘰𝘴 𝘢𝘤𝘶𝘴𝘦: 𝘔𝘰𝘪𝘴𝘦́𝘴, 𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘪𝘢𝘪𝘴."
No contexto deste versículo, Jesus está falando aos líderes judeus religiosos de sua época, explicando que eles não deveriam confiar apenas na Lei de Moisés para a sua salvação. Moisés é mencionado como um acusador no sentido de que ele escreveu a Lei, que eles não estavam cumprindo. Não implica que Moisés seja uma figura maligna. O versículo mostra que Jesus está usando Moisés como uma figura simbólica para representar a Lei. A Lei de Moisés, quando não cumprida, acusa os transgressores.
Em nenhuma parte da Bíblia, Moisés é identificado ou descrito como o diabo. Pelo contrário, Moisés é consistentemente reconhecido como um profeta e líder escolhido por Deus. Só mesmo na cabeça doentia desses é que ele é. O contexto de crítica aos líderes religiosos que confiavam exclusivamente na Lei sem compreender seu verdadeiro propósito. Mas se o diabo é acusador , como pode Moisés não ser? E a palavra usada para acusador para com Moisés é a mesma que ao diabo?
Em Apocalipse 12:10, o diabo é descrito como "o acusador dos nossos irmãos, que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus". O diabo é descrito como acusador no sentido de tentar condenar e prejudicar os seres humanos, buscando sua queda e afastamento de Deus. Já Moisés, como autor da Lei, "acusa" no sentido de que a Lei de Deus, dada através de Moisés, revela o pecado e a desobediência. Não é Moisés pessoalmente que acusa, mas a Lei escrita por ele. E claro, Moisés já estava morto há muitos séculos quando Jesus proferiu essas palavras.
E sobre os termos em grego para "acusador" variam dependendo do contexto. Por exemplo, o termo "κατήγωρ" (katēgor) é usado para acusação legal e é aplicado ao diabo em Apocalipse 12:10. Em João 5:45, o verbo "κατηγορέω" (katēgoreó) também é usado, mas aqui se refere ao papel da Lei de Moisés como a acusadora do pecado. κατήγωρ (katēgor) é substantivo e seu significado é "Acusador" ou "denunciante". Refere-se a uma pessoa que acusa ou faz uma acusação formal contra alguém. κατηγορέω (katēgoreó) é verbo e seu significado é "Acusar" ou "fazer uma acusação contra alguém". Refere-se ao ato de acusar, falar contra alguém ou fazer uma denúncia. Enquanto κατήγωρ (katēgor) refere-se à pessoa que faz a acusação (o acusador). κατηγορέω (katēgoreó) é um verbo e refere-se ao ato de fazer a acusação (acusar).
Os propósitos são diferentes, do diabo ao acusar é condenar e destruir. Já Moisés e a Lei é revelar o pecado para que as pessoas possam se arrepender e buscar a justiça diante de Deus.
Aliás, se formos pensar que esta mentira esteja certa (de que Moisés é o diabo) como poderia ele mesmo disputar sobre seu próprio corpo? Deixando claro, como pode Satanás disputar sobre seu próprio corpo? "𝘔𝘢𝘴 𝘰 𝘢𝘳𝘤𝘢𝘯𝘫𝘰 𝘔𝘪𝘨𝘶𝘦𝘭, 𝘲𝘶𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘴𝘱𝘶𝘵𝘢𝘷𝘢 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘥𝘪𝘢𝘣𝘰 𝘦 𝘥𝘪𝘴𝘤𝘶𝘵𝘪𝘢 𝘢 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘪𝘴𝘦́𝘴, 𝘯𝘢̃𝘰 𝘰𝘶𝘴𝘰𝘶 𝘱𝘳𝘰𝘯𝘶𝘯𝘤𝘪𝘢𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘦𝘭𝘦 𝘶𝘮 𝘫𝘶𝘭𝘨𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘣𝘭𝘢𝘴𝘧𝘦̂𝘮𝘪𝘢, 𝘮𝘢𝘴 𝘥𝘪𝘴𝘴𝘦: 𝘖 𝘚𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳 𝘵𝘦 𝘳𝘦𝘱𝘳𝘦𝘦𝘯𝘥𝘢!" Judas 1:9. Gostaria que estes doentes explicassem esta passagem, parecem que eles se esquecem deste texto.
Agora vou apontar os erros na legenda que está supracitada. Esta afirmação de que o Velho Testamento contém 90% de mentiras e apenas 10% de verdade é subjetiva e não tem fundamento acadêmico e muito menos lógico. Nem mesmo os liberais de internet como Fábio Sabino e outros afirmam algo deste tipo, falam do Novo Testamento, mas não do Velho, pelo menos não por enquanto já que vivem de novidades recicladas. A legenda afirma que apenas Isaías e Jeremias são profetas verdadeiros, enquanto os outros livros foram destruídos pelos judeus. Isso é falso. O cânone do Velho Testamento inclui livros de vários profetas reconhecidos, como Ezequiel, Daniel, Oséias, Amós, entre outros. Essa afirmação é extremamente subjetiva e não tem base em evidências concretas. As cópias dos Manuscritos do Mar Morto, descobertas no século 20, incluem fragmentos de quase todos os livros do Velho Testamento que corroboram a precisão dos textos que temos hoje. Não há evidências de que os judeus tenham destruído os livros de outros profetas. O Velho Testamento é um corpo de escritos sagrados que tem sido preservado e estudado por milênios. A própria arqueologia comprova a autenticidade dos outros livros que por este e outros são considerado "mentiras".
Muralhas de Jericó (Kathleen Kenyon, Ernest Sellin, Carl Watzinger, John Garstang, Charles Warren, pesquise depois): As muralhas de Jericó, mencionadas no Livro de Josué, foram descobertas e estudadas por arqueólogos. As escavações confirmaram a existência dessas muralhas e mostraram camadas de ocupação que datam de períodos antigos.
Escavações em Jerusalém: As escavações em Jerusalém revelaram estruturas e artefatos que remontam aos períodos do Primeiro e Segundo Templo, onde aconteceram eventos fundamentais da Bíblia.
Estes que rejeitam o AT são os conhecidos Marcionistas, eles foram uma seita cristã primitiva que surgiu no século II d.C., liderada por Marcion de Sinope. Eles eram conhecidos por sua crença dualista, que afirmava que havia dois deuses distintos:
Deus do Antigo Testamento: Considerado cruel e vingativo, associado ao deus hebreu do Antigo Testamento.
Deus do Novo Testamento: Visto como amoroso e misericordioso, representado pelo Deus do Novo Testamento.
É daí que sai as famosas frases que hoje é comumente usado pelas pessoas como: "eu sou aquele do Velho Testamento", ou "eu não sou mais aquele do Velho Testamento, "aquilo era eu do Antigo Testamento", "tal pessoa era legal na época do Antigo Testamento", e outros. Para os céticos, Deus vingativo e Jesus o hippie maconheiro, sim, eles são influenciados por seitas cristãs, como disse em outras edições, eles são religiosos também. Continuando...
Marcion rejeitou o Antigo Testamento e acreditava que apenas as epístolas de Paulo eram verdadeiramente inspiradas por Deus. Ele chamava de Demiurgo, um deus inferior e tirânico o Deus do AT. Demiurgo e aprisionamento material são preceitos Ocultistas, nada mais do que Gnose. A ideia de que vivemos presos na matéria e que podemos "bugar" esta matrix advém daí. Ele também compilou um cânion que incluía um evangelho (uma versão curta do Evangelho segundo Lucas) e dez epístolas paulinas. O cânon marcionista, compilado por Marcion de Sinope, incluía os seguintes livros:
𝗘𝘃𝗮𝗻𝗴𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗿𝗶𝘀𝘁𝗼: Uma versão curta do Evangelho segundo Lucas.
𝗘𝗽𝗶́𝘀𝘁𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗶𝗻𝗮𝘀: Dez epístolas atribuídas a Paulo. A ordem exata pode variar, mas geralmente inclui:
𝗚𝗮́𝗹𝗮𝘁𝗮𝘀
𝗜 𝗖𝗼𝗿𝗶́𝗻𝘁𝗶𝗼𝘀
𝗜𝗜 𝗖𝗼𝗿𝗶́𝗻𝘁𝗶𝗼𝘀
𝗥𝗼𝗺𝗮𝗻𝗼𝘀
𝗜 𝗧𝗲𝘀𝘀𝗮𝗹𝗼𝗻𝗶𝗰𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀
𝗜𝗜 𝗧𝗲𝘀𝘀𝗮𝗹𝗼𝗻𝗶𝗰𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀
𝗟𝗮𝗼𝗱𝗶𝗰𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀
𝗖𝗼𝗹𝗼𝘀𝘀𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀
𝗙𝗶𝗹𝗶𝗽𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀
𝗙𝗶𝗹𝗲̂𝗺𝗼𝗻
Sim, todos os céticos, liberais e religiosos regurgitam conceitos e ideais de heresias e seitas de séculos passados. Tudo está sendo reciclado. A mentira de que Gênesis é cópia de mitologias antigas como é defendido por Sabino e outros professores de internet não é novo, que Deus tem uma esposa, Jesus foi criado por Romanos, Moisés é o diabo e tantas outras que já foram refutadas por aqui e em outros canais, nada é novo! Estão ressuscitando as mesmas mentiras de séculos atrás, alguns foram promovidos por Ocultistas, outros por religiosos, pesquisem e será fácil de desmentir todas elas.
𝗡𝗶𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗿𝗲𝗻𝗼
Nenhum comentário:
Postar um comentário