domingo, 9 de fevereiro de 2025

Nรฃo pecamos mais; o que praticamos hoje sรฃo obras da carne?

 ๐—ก๐—ฎ̃๐—ผ ๐—ฝ๐—ฒ๐—ฐ๐—ฎ๐—บ๐—ผ๐˜€ ๐—บ๐—ฎ๐—ถ๐˜€; ๐—ผ ๐—พ๐˜‚๐—ฒ ๐—ฝ๐—ฟ๐—ฎ๐˜๐—ถ๐—ฐ๐—ฎ๐—บ๐—ผ๐˜€ ๐—ต๐—ผ๐—ท๐—ฒ ๐˜€๐—ฎ̃๐—ผ ๐—ผ๐—ฏ๐—ฟ๐—ฎ๐˜€ ๐—ฑ๐—ฎ ๐—ฐ๐—ฎ๐—ฟ๐—ป๐—ฒ?


Em um vรญdeo publicado no Facebook que demonstra uma religiosa dizendo que "os cristรฃos nรฃo pecam mais", pesquisando os comentรกrios achei a seguinte defesa:

๐‘ฐ๐’“๐’Ž๐’‚̃๐’ ๐Ÿ ๐‘ฑ๐’๐’‚̃๐’ ๐Ÿ–,๐Ÿ๐ŸŽ ๐’ ๐’‘๐’†๐’„๐’‚๐’…๐’ ๐’’๐’–๐’† ๐‘ฑ๐’๐’‚̃๐’ ๐’„๐’Š๐’•๐’‚ ๐’†๐’“๐’‚ ๐’•๐’“๐’‚๐’๐’”๐’ˆ๐’“๐’†๐’”๐’”๐’‚̃๐’ ๐’…๐’‚ ๐’๐’†๐’Š ๐Ÿ”๐Ÿ๐Ÿ‘ ๐’Ž๐’‚๐’๐’…๐’‚๐’Ž๐’†๐’๐’•๐’๐’”,๐’๐’ ๐’’๐’–๐’‚๐’ ๐’†๐’”๐’•๐’‚๐’—๐’‚ ๐’†๐’๐’„๐’‚๐’ƒ๐’Š๐’…๐’ ๐’…๐’† ๐’‘๐’“๐’†๐’ˆ๐’‚๐’“ ๐’‚ ๐’„๐’Š๐’“๐’„๐’–๐’๐’„๐’Š๐’”๐’‚̃๐’ ๐’‚๐’๐’” ๐’‹๐’–๐’…๐’†๐’–๐’”
๐‘ฌ๐’Ž ๐’๐’–๐’•๐’“๐’‚๐’” ๐’‘๐’‚๐’๐’‚๐’—๐’“๐’‚๐’” ๐’†๐’๐’† ๐’†๐’”๐’•๐’‚́ ๐’…๐’Š๐’›๐’†๐’๐’…๐’ ๐’๐’๐’‰๐’‚ ๐’‹๐’–๐’…๐’†๐’–๐’” ๐’”๐’† ๐’—๐’„ ๐’…๐’Š๐’› ๐’’ ๐’„๐’–๐’Ž๐’‘๐’“๐’† ๐’๐’” ๐Ÿ”๐Ÿ๐Ÿ‘ ๐’Ž๐’‚๐’๐’…๐’‚๐’Ž๐’†๐’๐’•๐’๐’” ๐’†๐’”๐’•๐’‚́ ๐’Ž๐’†๐’๐’•๐’Š๐’๐’…๐’..
๐‘ด๐’‚๐’” ๐’”๐’‚๐’ƒ๐’†๐’Ž๐’๐’” ๐’’๐’–๐’† ๐’ ๐’‡๐’Š๐’Ž ๐’…๐’‚ ๐’๐’†๐’Š ๐’‡๐’๐’Š ๐‘ช๐’“๐’Š๐’”๐’•๐’.๐’“๐’๐’Ž๐’‚๐’๐’๐’” ๐Ÿ๐ŸŽ.๐Ÿ’..
๐‘ท๐’‚๐’–๐’๐’ ๐’…๐’Š๐’› ๐’’๐’…๐’ ๐‘ฌ́๐‘น๐‘จ๐‘ด๐‘ถ๐‘บ ๐‘ท๐‘ฌ๐‘ช๐‘จ๐‘ซ๐‘ถ๐‘น๐‘ฌ๐‘บ .๐‘น๐’๐’Ž๐’‚๐’๐’๐’” ๐Ÿ“.๐Ÿ–,๐‘ถ ๐’—๐’†๐’“๐’ƒ๐’ ๐’†๐’”๐’•๐’‚́ ๐’๐’ ๐’‘๐’‚๐’”๐’”๐’‚๐’…๐’..
๐‘ฌ ๐‘ฑ๐’๐’‚̃๐’ ๐‘ฉ๐’‚๐’•๐’Š๐’”๐’•๐’‚ ๐’…๐’Š๐’”๐’”๐’† ๐’†๐’Š๐’” ๐’ ๐’„๐’๐’“๐’…๐’†๐’Š๐’“๐’ ๐’…๐’† ๐‘ซ๐’†๐’–๐’” ๐’’ ๐’•๐’Š๐’“๐’‚ ๐’ ๐’‘๐’†๐’„๐’‚๐’…๐’ ๐’…๐’ ๐’Ž๐’–๐’๐’…๐’,๐’•๐’Š๐’“๐’๐’– ๐’๐’– ๐’๐’‚̃๐’ ๐’•๐’Š๐’“๐’๐’–?
๐‘ถ ๐’’๐’–๐’† ๐’‘๐’“๐’‚๐’•๐’Š๐’„๐’‚๐’Ž๐’๐’” ๐’‰๐’๐’‹๐’† ๐’”๐’‚̃๐’ ๐’๐’ƒ๐’“๐’‚๐’” ๐’…๐’‚ ๐’„๐’‚๐’“๐’๐’†

Esta confusรฃo nรฃo sei bem aonde comeรงou, mas quem mais defende esta palhaรงada sรฃo os preteristas, cuja interpretaรงรฃo e origem jรก foi a tempos exposta e refutada. Para desembolar esta linha errรดnea e mentirosa, รฉ preciso adentrar aos textos citados e vamos por parte rapidamente pelo contexto determinar o que estรก escrito.

๐Ÿญ ๐™…๐™ค๐™–̃๐™ค ๐Ÿญ:๐Ÿด,๐Ÿญ๐Ÿฌ
Versรญculo 8: "๐˜š๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜จ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ-๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ข́ ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด."

Versรญculo 10: "๐˜š๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ต๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ง๐˜ข๐˜ป๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ช๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ฐ, ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ด๐˜ถ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข́ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด."

Joรฃo aqui enfatiza a necessidade de reconhecer que todos pecamos. Isso nรฃo se limita apenas aos judeus e aos 613 mandamentos, mas se estende a todos os seres humanos. Ele alerta contra o autoengano e a negaรงรฃo da realidade do pecado. Que ironia, nรฃo? E como todo sectรกrio que encontro pela internet, ele suprimiu o verso 9 que assim estรก escrito:

""๐˜š๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ด๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ฆ́ ๐˜ง๐˜ช๐˜ฆ๐˜ญ ๐˜ฆ ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ช๐˜ง๐˜ช๐˜ค๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข"

Que curioso que o confuso rapaz nรฃo citou, nรฃo รฉ mesmo? Ora, se confessarmos os nossos pecados, รฉ รณbvio que รฉ porque ainda pecamos! Por isso o convite a confessรก-los continuamente, reconhecendo nossa dependรชncia da graรงa e do perdรฃo de Deus. Joรฃo ensina que negar a existรชncia do pecado รฉ um autoengano e faz Deus parecer mentiroso.

๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿญ๐Ÿฌ:๐Ÿฐ
Versรญculo: "๐˜—๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ́ ๐˜Š๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ, ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ณ๐˜ฆ̂."

Paulo explica que Cristo รฉ o cumprimento da Lei. A lei mosaica apontava para Cristo, e Ele a cumpriu perfeitamente, oferecendo a salvaรงรฃo a todos que creem. E o fim se deu na Cruz. Atรฉ aqui, ao contrรกrio do confuso irmรฃo supracitado, nรฃo hรก uma conexรฃo direta entre os textos, mas somente abordam aspectos interessantes: a realizaรงรฃo da lei em Cristo e a necessidade contรญnua de reconhecer e confessar nossos pecados.

๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿฑ:๐Ÿด
Versรญculo: "๐˜”๐˜ข๐˜ด ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ข ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ค๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ข๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜Š๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด, ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด ๐˜ข๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด."

Aqui, Paulo usa o tempo passado ("รฉramos pecadores") para enfatizar que, atravรฉs da morte de Cristo, fomos reconciliados com Deus. Ele nรฃo nega que ainda pecamos, mas destaca que a nossa posiรงรฃo perante Deus mudou por causa de Cristo. A expressรฃo-chave aqui รฉ "แฝ„ฮฝฯ„ฯ‰ฮฝ แผกฮผแฟถฮฝ" (รณntลn hฤ“mแน“n), que รฉ uma forma do verbo "ฮตแผฐฮผฮฏ" (ser) no particรญpio presente, significando "sendo" ou "estando". A construรงรฃo "แผ”ฯ„ฮน แผฮผฮฑฯฯ„ฯ‰ฮปแฟถฮฝ แฝ„ฮฝฯ„ฯ‰ฮฝ แผกฮผแฟถฮฝ" se traduz como "sendo nรณs ainda pecadores". O grego confirma que Paulo usa o particรญpio presente para descrever a condiรงรฃo de pecado no momento em que Cristo morreu por nรณs. O uso do tempo passado em traduรงรตes como "รฉramos pecadores" reflete a condiรงรฃo dos crentes antes de serem redimidos por Cristo, enquanto o original grego destaca que Cristo morreu por nรณs enquanto ainda estรกvamos em pecado. O uso do particรญpio presente em Romanos 5:8 mostra que Paulo estรก falando sobre a condiรงรฃo contรญnua de pecado no momento em que Cristo morreu por nรณs. Isso nรฃo diminui a realidade de que, apรณs a conversรฃo a Cristo, e nรฃo ao Cristianismo, os crentes continuam a lutar contra o pecado, mesmo que sua identidade diante de Deus tenha mudado.

๐™…๐™ค๐™–̃๐™ค ๐Ÿญ:๐Ÿฎ๐Ÿต
Versรญculo: "๐˜•๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข ๐˜ด๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ฐ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ท๐˜ช๐˜ถ ๐˜ข ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ด๐˜ถ๐˜ด, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ท๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ, ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ: ๐˜Œ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฐ ๐˜Š๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ช๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ."

Joรฃo Batista aponta para Jesus como aquele que tira o pecado do mundo. Isso significa que Jesus veio para oferecer uma soluรงรฃo definitiva para o problema do pecado atravรฉs do Seu sacrifรญcio. O sacrifรญcio de Jesus foi suficiente para pagar a penalidade pelo pecado de toda a humanidade. Em outras palavras, Ele removeu a condenaรงรฃo e o poder do pecado para aqueles que creem Nele. Embora Jesus tenha oferecido a soluรงรฃo definitiva, a realidade do pecado ainda existe neste mundo caรญdo. A obra de redenรงรฃo estรก em andamento atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos. A salvaรงรฃo individual ocorre quando cada pessoa aceita a oferta de redenรงรฃo de Cristo. ร‰ SOMENTE no fim dos tempos, como prometido nas Escrituras, Jesus retornarรก e finalmente ERRADICARร O PECADO e a morte, completando plenamente Sua obra de redenรงรฃo. Veja:

๐˜ผ๐™ฅ๐™ค๐™˜๐™–๐™ก๐™ž๐™ฅ๐™จ๐™š ๐Ÿฎ๐Ÿญ:๐Ÿฐ
Versรญculo: "๐˜Œ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ญ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ข́๐˜จ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ข; ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ, ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ, ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ญ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ, ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ; ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ซ๐˜ข́ ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ด๐˜ด๐˜ข๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด."

๐Ÿญ ๐˜พ๐™ค๐™ง๐™ž́๐™ฃ๐™ฉ๐™ž๐™ค๐™จ ๐Ÿญ๐Ÿฑ:๐Ÿฎ๐Ÿฐ-๐Ÿฎ๐Ÿฒ
Versรญculo: "๐˜‹๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ท๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ช๐˜ฎ, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ช๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ข ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด, ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜—๐˜ข๐˜ช, ๐˜ฆ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ญ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ฆ́๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ, ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ค̧๐˜ข.
๐˜—๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ท๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ́ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ซ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ข ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ช๐˜จ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ช๐˜น๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ́๐˜ด."
๐˜–๐˜ณ๐˜ข, ๐˜ฐ ๐˜ถ́๐˜ญ๐˜ต๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ช๐˜จ๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฉ๐˜ข́ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ญ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ́ ๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ."

Veja bem, se nรฃo haverรก mais morte, logo nรฃo haverรก pecado, porque como o Apรณstolo Paulo diz: "๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ข๐˜ญ๐˜ข́๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ́ ๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ" (Romanos 6:23), se nรฃo houver morte logo nรฃo haverรก pecado, isso no futuro, e nรฃo no agora. E, se, o รบltimo inimigo a ser aniquilado serรก a morte, quer dizer que ainda continua ativa e operante, portanto ainda hรก pecado!

Alรฉm do mais, se analisarmos o verbo "tira" no grego deste texto, vemos que o verbo "ฮฑแผดฯฯ‰ฮฝ" (airon) รฉ a forma presente do verbo "ฮฑแผดฯฯ‰" (airo), que significa "tirar", "levar" ou "remover". No presente, o verbo carrega a conotaรงรฃo de uma aรงรฃo contรญnua e progressiva. A implicaรงรฃo com este texto ficarรก mais clara atรฉ o final deste texto, mas por aqui jรก vou separar as ideias e como elas sรฃo corretas perante a Escrituras como um todo.

A forma presente do verbo sugere que Jesus:

- Tirou: Com Seu sacrifรญcio na cruz, Ele realizou a obra de redenรงรฃo, pagando a penalidade do pecado.

- Estรก Tirando: Continuamente remove o pecado daqueles que crรชem Nele, oferecendo perdรฃo e purificaรงรฃo diariamente.

- Vai Tirar: Haverรก um momento futuro em que a obra de redenรงรฃo serรก consumada de forma definitiva, erradicando completamente o pecado na nova criaรงรฃo.

A ideia de que Jesus "tirou" o pecado do mundo em um sentido final e absoluto, nรฃo contradiz a realidade de que o pecado ainda existe no mundo. Ele tirou o pecado pela expiaรงรฃo, estรก tirando ao oferecer perdรฃo contรญnuo e vai tirar definitivamente no futuro. Entender de outra forma, รฉ fazer confusรฃo no que estรก claro nos relatos escriturรญsticos, e รฉ querer limitar o sacrifรญcio de Jesus na Cruz.

๐—ฃ๐—ฒ๐—ฐ๐—ฎ๐—ฑ๐—ผ

๐™‚๐™ง๐™š๐™œ๐™ค

No Novo Testamento, a palavra mais comumente usada para "pecado" รฉ "แผฮผฮฑฯฯ„ฮฏฮฑ" (hamartia). Esse termo tem vรกrias implicaรงรตes:

Significado Literal: Hamartia significa "errar o alvo" ou "falhar". No contexto bรญblico, isso se refere a falhar em alcanรงar o padrรฃo de santidade de Deus.

Uso no Novo Testamento: O termo รฉ utilizado para descrever a condiรงรฃo universal de pecado da humanidade e atos especรญficos que violam a vontade de Deus.

Romanos 3:23: "๐˜—๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜จ๐˜ญ๐˜ฐ́๐˜ณ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด." (แฝ‘ฯƒฯ„ฮตฯฮฟแฟฆฮฝฯ„ฮฑฮน ฯ„แฟ†ฯ‚ ฮดฯŒฮพฮทฯ‚ ฯ„ฮฟแฟฆ ฮ˜ฮตฮฟแฟฆ)

1 Joรฃo 1:8-10: Destaca a necessidade de reconhecer nossos pecados e confessรก-los. Jรก tratamos deste texto.

๐˜ผ๐™ง๐™–๐™ข๐™–๐™ž๐™˜๐™ค

No Antigo Testamento, a lรญngua aramaica era comum, especialmente em partes como Daniel e Esdras. A palavra mais comum para "pecado" no Antigo Testamento hebraico/aramaico รฉ "ื—ื˜ื" (chatta’ah).

Significado Literal: Semelhante ao grego, chatta’ah tambรฉm carrega a ideia de errar o alvo, transgredir ou falhar.

Uso no Antigo Testamento: Refere-se tanto a atos especรญficos de desobediรชncia quanto ร  condiรงรฃo geral de pecaminosidade.

Salmo 51:4: "๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข ๐˜ต๐˜ช, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข ๐˜ต๐˜ช ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ช, ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ช๐˜ป ๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฆ́ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ถ ๐˜ข̀ ๐˜ต๐˜ถ๐˜ข ๐˜ท๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ข."

Isaรญas 53:6: "๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ด, ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜จ๐˜ข๐˜ณ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด; ๐˜ค๐˜ข๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ท๐˜ช๐˜ข๐˜ท๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ค๐˜ข๐˜ฎ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ; ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ป ๐˜ค๐˜ข๐˜ช๐˜ณ ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ฐ́๐˜ด ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด."

Ambos os termos, "hamartia" e "chatta’ah", indicam que o pecado รฉ uma condiรงรฃo contรญnua e uma realidade que os crentes ainda enfrentam. Negar a existรชncia do pecado apรณs a conversรฃo รฉ contrรกrio ao ensino bรญblico. 1 Joรฃo 1:8-10 deixa claro que a confissรฃo de pecados รฉ uma prรกtica contรญnua e necessรกria. A ideia de que nรฃo pecamos mais รฉ refutada pelo prรณprio Joรฃo, que fala da necessidade de confessar pecados para receber perdรฃo.

ร‰ verdade que "pecar" pode significar transgredir a Lei de Moisรฉs, mas o Novo Testamento amplia o conceito de pecado para alรฉm dos 613 mandamentos especรญficos:

Romanos 3:23: "๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜จ๐˜ญ๐˜ฐ́๐˜ณ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด." Paulo se refere ao pecado como uma condiรงรฃo universal, nรฃo limitada ร  Lei mosaica.

Romanos 10:4: "๐˜—๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ́ ๐˜Š๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ, ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ณ๐˜ฆ̂." Jesus cumpriu a Lei, mas isso nรฃo significa que o conceito de pecado desapareceu. A justiรงa agora รฉ alcanรงada pela fรฉ em Cristo, mas os princรญpios morais da Lei refletem o carรกter de Deus e sรฃo eternos.

Cristo cumpriu a Lei de Moisรฉs, mas isso significa que Ele trouxe a sua plena realizaรงรฃo. A justiรงa รฉ alcanรงada pela fรฉ em Jesus, nรฃo pela observรขncia dos 613 mandamentos. No entanto, o cumprimento da Lei em Cristo nรฃo significa a anulaรงรฃo dos princรญpios morais eternos de Deus.

๐—ข๐—ฏ๐—ฟ๐—ฎ๐˜€ ๐—ฑ๐—ฎ ๐—ฐ๐—ฎ๐—ฟ๐—ป๐—ฒ

O conceito de "obras da carne" รฉ explicado por Paulo em Gรกlatas 5:19-21, referindo-se aos comportamentos e aรงรตes pecaminosos que sรฃo contrรกrios ao Espรญrito.

๐™‚๐™–́๐™ก๐™–๐™ฉ๐™–๐™จ ๐Ÿฑ:๐Ÿญ๐Ÿต-๐Ÿฎ๐Ÿญ
Versรญculos: "๐˜–๐˜ณ๐˜ข, ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช๐˜ง๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ด, ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ด๐˜ข̃๐˜ฐ: ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ต๐˜ถ๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข̃๐˜ฐ, ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ป๐˜ข, ๐˜ญ๐˜ข๐˜ด๐˜ค๐˜ช́๐˜ท๐˜ช๐˜ข, ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ข๐˜ต๐˜ณ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ช๐˜ต๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข๐˜ณ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ช๐˜ป๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด, ๐˜ค๐˜ช๐˜ถ́๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ด, ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ค๐˜ฐ́๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข๐˜ด, ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ฐ̃๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ค̧๐˜ฐ̃๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ซ๐˜ข๐˜ด, ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ช๐˜ค๐˜ช́๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ค๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜จ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ด, ๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ค๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ฐ, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ซ๐˜ข́ ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ต๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ข๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด."

Estas sรฃo manifestaรงรตes especรญficas do pecado que resultam da natureza humana caรญda. Jรก o pecado รฉ um termo mais abrangente que se refere a qualquer aรงรฃo, pensamento ou atitude que vai contra a vontade de Deus. ร‰ a condiรงรฃo universal da humanidade desde a queda de Adรฃo e Eva. Pecar รฉ violar a lei de Deus, seja atravรฉs de aรงรตes (como as obras da carne) ou omissรตes. As "obras da carne" sรฃo um conjunto de comportamentos especรญficos que representam o pecado na vida prรกtica. Portanto, quando alguรฉm pratica as obras da carne, estรก cometendo pecado. As duas coisas nรฃo sรฃo diferentes em essรชncia; as obras da carne sรฃo simplesmente manifestaรงรตes do pecado. As Escrituras nรฃo diferenciam, mas estes sectรกrio sim.
Mesmo que Cristo tenha cumprido a Lei e somos salvos pela fรฉ Nele, a moralidade e a รฉtica da Lei ainda refletem o carรกter de Deus. Pecar ainda รฉ violar a vontade de Deus, que รฉ revelada atravรฉs das Escrituras. Jesus resumiu os mandamentos em dois principais:

1. Amar a Deus com todo o coraรงรฃo, alma e mente.

2. Amar ao prรณximo como a si mesmo. (Mateus 22:37-40)

Esses princรญpios abrangem todos os mandamentos e mostram que viver de acordo com a vontade de Deus ainda รฉ crucial. As obras da carne sรฃo comportamentos contrรกrios a esses princรญpios e, portanto, sรฃo pecaminosas. A moralidade de Deus nรฃo muda, pois รฉ Imutรกvel, o homem sim. Nรฃo quer dizer que a Lei de Moisรฉs que foi cumprida (acabada/finalizada) em Cristo, que eu posso agora construir uma imagem de escultura da Semรญramis, a deusa adorada dentro do Catolicismo Romano, pois essa รฉ uma questรฃo moral! E quem deu a Lei a Moisรฉs foi o prรณprio Deus. Portanto, sendo Ele Imutรกvel, isso nรฃo passa por transformaรงรฃo apesar de estarmos na Graรงa. A graรงa que recebemos atravรฉs de Cristo nรฃo anula a necessidade de viver de acordo com esses princรญpios morais; ao contrรกrio, ela nos capacita a cumprir a vontade de Deus de forma mais plena.

๐™€๐™›๐™š́๐™จ๐™ž๐™ค๐™จ ๐Ÿฎ:๐Ÿด-๐Ÿต nos ensina que somos salvos pela graรงa mediante a fรฉ, e nรฃo pelas obras da lei.

๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿฒ:๐Ÿญ๐Ÿฐ-๐Ÿญ๐Ÿฑ nos diz que nรฃo estamos debaixo da lei, mas sob a graรงa. Porรฉm, isso nรฃo nos dรก licenรงa para pecar.

Jesus nos chama a viver vidas santas, amando a Deus e ao prรณximo, conforme Ele mesmo resumiu a Lei:

๐™ˆ๐™–๐™ฉ๐™š๐™ช๐™จ ๐Ÿฎ๐Ÿฎ:๐Ÿฏ๐Ÿณ-๐Ÿฐ๐Ÿฌ: Amar a Deus com todo o coraรงรฃo e amar ao prรณximo como a si mesmo. Jesus ensina que todos os mandamentos se baseiam no amor.

Ele resumiu o que havia de importante na Lei, o Amor. O Amor รฉ Deus, Paulo explica que "o amor รฉ o cumprimento da lei" (Romanos 13:8-10) e que os mandamentos sรฃo resumidos na prรกtica do amor ao prรณximo. Para nรฃo cair no erro destes sectรกrios, de querer escolher quais textos servem para nรณs e outros nรฃo, รฉ preciso entender os princรญpios e o que havia de importante na Lei de Moisรฉs. O que transgride o amor a Deus, e ao prรณximo, compete a nรณs nรฃo realizar certas aรงรตes e nem em pensamentos, nรฃo quer dizer que estamos seguindo a Lei de Moisรฉs, mas sim a Lei de Deus que รฉ baseada na palavra que mais se encaixa nesta forรงa que o universo inteiro nรฃo pode explicar em palavras: o amor.

๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿญ๐Ÿฏ:๐Ÿด-๐Ÿญ๐Ÿฌ
Versรญculos:
"๐˜ˆ ๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฏ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ข ๐˜ข๐˜ญ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข, ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด; ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ข ๐˜ข๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ถ ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช.
๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ถ๐˜ญ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ต๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ถ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ด๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด, ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฉ๐˜ข́ ๐˜ข๐˜ญ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ, ๐˜ต๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ณ๐˜ข ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฆ: ๐˜ˆ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́๐˜ด ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜น๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ข ๐˜ต๐˜ช ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฎ๐˜ฐ.
๐˜– ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ข๐˜ป ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ญ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜น๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ. ๐˜‹๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ."

๐—–๐—ผ๐—ป๐—ฐ๐—น๐˜‚๐˜€๐—ฎ̃๐—ผ

๐Ÿญ ๐™…๐™ค๐™–̃๐™ค ๐Ÿญ:๐Ÿด,๐Ÿญ๐Ÿฌ: Esse texto mostra que os seguidores de Cristo ainda pecam e precisam reconhecer seus pecados para receber o perdรฃo de Deus. A ideia de que apรณs a conversรฃo nรฃo pecamos mais estรก em desacordo com o ensinamento de Joรฃo. Ele enfatiza a importรขncia da confissรฃo contรญnua dos pecados.
๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿญ๐Ÿฌ:๐Ÿฐ - ๐™Š ๐™๐™ž๐™ข ๐™™๐™– ๐™‡๐™š๐™ž: Cristo cumpriu a Lei e a justiรงa รฉ alcanรงada pela fรฉ Nele. Isso nรฃo anula a necessidade de viver de acordo com os princรญpios morais de Deus.
๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿฑ:๐Ÿด: O uso do particรญpio presente no grego enfatiza que Cristo morreu por nรณs enquanto ainda estรกvamos em pecado. Isso ressalta que a condiรงรฃo de pecador era atual no momento do sacrifรญcio de Cristo, mas a graรงa continua a operar em nรณs para vencer o pecado.
๐™…๐™ค๐™–̃๐™ค ๐Ÿญ:๐Ÿฎ๐Ÿต - ๐˜ผ ๐™Ž๐™ค๐™ก๐™ช๐™˜̧๐™–̃๐™ค ๐˜ฟ๐™š๐™›๐™ž๐™ฃ๐™ž๐™ฉ๐™ž๐™ซ๐™– ๐™ฅ๐™–๐™ง๐™– ๐™ค ๐™‹๐™š๐™˜๐™–๐™™๐™ค: Jesus ofereceu a soluรงรฃo definitiva para o pecado, mas isso nรฃo significa que o pecado deixou de existir no mundo ou na vida dos crentes. A obra de redenรงรฃo รฉ contรญnua atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos.
๐™Š๐™—๐™ง๐™–๐™จ ๐™™๐™– ๐˜พ๐™–๐™ง๐™ฃ๐™š ๐™ซ๐™จ. ๐™‹๐™š๐™˜๐™–๐™™๐™ค: As "obras da carne" listadas em Gรกlatas 5:19-21 sรฃo manifestaรงรตes especรญficas do pecado. Nรฃo hรก diferenรงa essencial entre pecar e praticar obras da carne, pois ambas sรฃo contrรกrias ร  vontade de Deus e necessitam de arrependimento.
๐™๐™ค๐™ข๐™–๐™ฃ๐™ค๐™จ ๐Ÿญ๐Ÿฏ:๐Ÿด-๐Ÿญ๐Ÿฌ: Paulo explica que "๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช" e que os mandamentos se resumem na prรกtica do amor ao prรณximo. Este princรญpio moral permanece inalterado e รฉ a base da รฉtica daqueles que seguem a Cristo.

Portanto, afirmar que nรณs nรฃo pecamos mais, mas apenas praticamos "obras da carne", รฉ uma distinรงรฃo sem diferenรงa real. O pecado ainda รฉ uma realidade que deve ser confessada e combatida com a ajuda da graรงa de Deus. Cristo cumpriu a Lei e oferece redenรงรฃo, mas a luta contra o pecado continua atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos. A moralidade de Deus รฉ imutรกvel, e viver de acordo com o amor a Deus e ao prรณximo รฉ o cumprimento da Lei.

๐—ก๐—ถ๐—ฐ๐—ผ๐—น๐—ฎ๐˜€ ๐—•๐—ฟ๐—ฒ๐—ป๐—ผ

Nenhum comentรกrio:

Postar um comentรกrio