๐ก๐ฎ̃๐ผ ๐ฝ๐ฒ๐ฐ๐ฎ๐บ๐ผ๐ ๐บ๐ฎ๐ถ๐; ๐ผ ๐พ๐๐ฒ ๐ฝ๐ฟ๐ฎ๐๐ถ๐ฐ๐ฎ๐บ๐ผ๐ ๐ต๐ผ๐ท๐ฒ ๐๐ฎ̃๐ผ ๐ผ๐ฏ๐ฟ๐ฎ๐ ๐ฑ๐ฎ ๐ฐ๐ฎ๐ฟ๐ป๐ฒ?
Em um vรญdeo publicado no Facebook que demonstra uma religiosa dizendo que "os cristรฃos nรฃo pecam mais", pesquisando os comentรกrios achei a seguinte defesa:
๐ฐ๐๐๐̃๐ ๐ ๐ฑ๐๐̃๐ ๐,๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐ ๐ฑ๐๐̃๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐̃๐ ๐ ๐ ๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐,๐๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐̃๐ ๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐
๐ฌ๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐́ ๐ ๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐ ๐๐ ๐ ๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐́ ๐๐๐๐๐๐๐ ๐..
๐ด๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐ ๐๐๐ ๐ ๐ ๐๐๐ ๐๐๐ ๐ช๐๐๐๐๐.๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐.๐..
๐ท๐๐๐๐ ๐ ๐๐ ๐๐ ๐ ๐ฌ́๐น๐จ๐ด๐ถ๐บ ๐ท๐ฌ๐ช๐จ๐ซ๐ถ๐น๐ฌ๐บ .๐น๐๐๐๐๐๐ ๐.๐,๐ถ ๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐́ ๐๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐..
๐ฌ ๐ฑ๐๐̃๐ ๐ฉ๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐ ๐๐๐๐ ๐ ๐ ๐ซ๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐ ๐ ๐ ๐ ๐๐๐๐ ๐,๐๐๐๐๐ ๐๐ ๐๐̃๐ ๐๐๐๐๐?
๐ถ ๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐ ๐๐̃๐ ๐๐๐๐๐ ๐ ๐ ๐๐๐๐๐
Esta confusรฃo nรฃo sei bem aonde comeรงou, mas quem mais defende esta palhaรงada sรฃo os preteristas, cuja interpretaรงรฃo e origem jรก foi a tempos exposta e refutada. Para desembolar esta linha errรดnea e mentirosa, รฉ preciso adentrar aos textos citados e vamos por parte rapidamente pelo contexto determinar o que estรก escrito.
๐ญ ๐ ๐ค๐̃๐ค ๐ญ:๐ด,๐ญ๐ฌ
Versรญculo 8: "๐๐ฆ ๐ฅ๐ช๐ด๐ด๐ฆ๐ณ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ, ๐ฆ๐ฏ๐จ๐ข๐ฏ๐ข๐ฎ๐ฐ-๐ฏ๐ฐ๐ด ๐ข ๐ฏ๐ฐ́๐ด ๐ฎ๐ฆ๐ด๐ฎ๐ฐ๐ด, ๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฉ๐ข́ ๐ท๐ฆ๐ณ๐ฅ๐ข๐ฅ๐ฆ ๐ฆ๐ฎ ๐ฏ๐ฐ́๐ด."
Versรญculo 10: "๐๐ฆ ๐ฅ๐ช๐ด๐ด๐ฆ๐ณ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ต๐ช๐ฅ๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ, ๐ง๐ข๐ป๐ฆ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฅ๐ฆ ๐๐ฆ๐ถ๐ด ๐ถ๐ฎ ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ช๐ณ๐ฐ๐ด๐ฐ, ๐ฆ ๐ข ๐ด๐ถ๐ข ๐ฑ๐ข๐ญ๐ข๐ท๐ณ๐ข ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ต๐ข́ ๐ฆ๐ฎ ๐ฏ๐ฐ́๐ด."
Joรฃo aqui enfatiza a necessidade de reconhecer que todos pecamos. Isso nรฃo se limita apenas aos judeus e aos 613 mandamentos, mas se estende a todos os seres humanos. Ele alerta contra o autoengano e a negaรงรฃo da realidade do pecado. Que ironia, nรฃo? E como todo sectรกrio que encontro pela internet, ele suprimiu o verso 9 que assim estรก escrito:
""๐๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ง๐ฆ๐ด๐ด๐ข๐ณ๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฐ๐ด ๐ฏ๐ฐ๐ด๐ด๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ๐ด, ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฆ́ ๐ง๐ช๐ฆ๐ญ ๐ฆ ๐ซ๐ถ๐ด๐ต๐ฐ ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ฏ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ณ๐ฅ๐ฐ๐ข๐ณ ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ๐ด, ๐ฆ ๐ฏ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ถ๐ณ๐ช๐ง๐ช๐ค๐ข๐ณ ๐ฅ๐ฆ ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ข ๐ข ๐ช๐ฏ๐ซ๐ถ๐ด๐ต๐ช๐ค̧๐ข"
Que curioso que o confuso rapaz nรฃo citou, nรฃo รฉ mesmo? Ora, se confessarmos os nossos pecados, รฉ รณbvio que รฉ porque ainda pecamos! Por isso o convite a confessรก-los continuamente, reconhecendo nossa dependรชncia da graรงa e do perdรฃo de Deus. Joรฃo ensina que negar a existรชncia do pecado รฉ um autoengano e faz Deus parecer mentiroso.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ญ๐ฌ:๐ฐ
Versรญculo: "๐๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ง๐ช๐ฎ ๐ฅ๐ข ๐ญ๐ฆ๐ช ๐ฆ́ ๐๐ณ๐ช๐ด๐ต๐ฐ, ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ซ๐ถ๐ด๐ต๐ช๐ค̧๐ข ๐ฅ๐ฆ ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ ๐ข๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ค๐ณ๐ฆ̂."
Paulo explica que Cristo รฉ o cumprimento da Lei. A lei mosaica apontava para Cristo, e Ele a cumpriu perfeitamente, oferecendo a salvaรงรฃo a todos que creem. E o fim se deu na Cruz. Atรฉ aqui, ao contrรกrio do confuso irmรฃo supracitado, nรฃo hรก uma conexรฃo direta entre os textos, mas somente abordam aspectos interessantes: a realizaรงรฃo da lei em Cristo e a necessidade contรญnua de reconhecer e confessar nossos pecados.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ฑ:๐ด
Versรญculo: "๐๐ข๐ด ๐๐ฆ๐ถ๐ด ๐ฑ๐ณ๐ฐ๐ท๐ข ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฑ๐ณ๐ฐ́๐ฑ๐ณ๐ช๐ฐ ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ฐ๐ด๐ค๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ง๐ข๐ต๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ต๐ฆ๐ณ ๐๐ณ๐ช๐ด๐ต๐ฐ ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ณ๐ช๐ฅ๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฏ๐ฐ́๐ด, ๐ด๐ฆ๐ฏ๐ฅ๐ฐ ๐ฏ๐ฐ́๐ด ๐ข๐ช๐ฏ๐ฅ๐ข ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ๐ณ๐ฆ๐ด."
Aqui, Paulo usa o tempo passado ("รฉramos pecadores") para enfatizar que, atravรฉs da morte de Cristo, fomos reconciliados com Deus. Ele nรฃo nega que ainda pecamos, mas destaca que a nossa posiรงรฃo perante Deus mudou por causa de Cristo. A expressรฃo-chave aqui รฉ "แฝฮฝฯฯฮฝ แผกฮผแฟถฮฝ" (รณntลn hฤmแนn), que รฉ uma forma do verbo "ฮตแผฐฮผฮฏ" (ser) no particรญpio presente, significando "sendo" ou "estando". A construรงรฃo "แผฯฮน แผฮผฮฑฯฯฯฮปแฟถฮฝ แฝฮฝฯฯฮฝ แผกฮผแฟถฮฝ" se traduz como "sendo nรณs ainda pecadores". O grego confirma que Paulo usa o particรญpio presente para descrever a condiรงรฃo de pecado no momento em que Cristo morreu por nรณs. O uso do tempo passado em traduรงรตes como "รฉramos pecadores" reflete a condiรงรฃo dos crentes antes de serem redimidos por Cristo, enquanto o original grego destaca que Cristo morreu por nรณs enquanto ainda estรกvamos em pecado. O uso do particรญpio presente em Romanos 5:8 mostra que Paulo estรก falando sobre a condiรงรฃo contรญnua de pecado no momento em que Cristo morreu por nรณs. Isso nรฃo diminui a realidade de que, apรณs a conversรฃo a Cristo, e nรฃo ao Cristianismo, os crentes continuam a lutar contra o pecado, mesmo que sua identidade diante de Deus tenha mudado.
๐ ๐ค๐̃๐ค ๐ญ:๐ฎ๐ต
Versรญculo: "๐๐ฐ ๐ฅ๐ช๐ข ๐ด๐ฆ๐จ๐ถ๐ช๐ฏ๐ต๐ฆ ๐๐ฐ๐ข̃๐ฐ ๐ท๐ช๐ถ ๐ข ๐๐ฆ๐ด๐ถ๐ด, ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ท๐ช๐ฏ๐ฉ๐ข ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ฆ๐ญ๐ฆ, ๐ฆ ๐ฅ๐ช๐ด๐ด๐ฆ: ๐๐ช๐ด ๐ฐ ๐๐ฐ๐ณ๐ฅ๐ฆ๐ช๐ณ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐๐ฆ๐ถ๐ด, ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ต๐ช๐ณ๐ข ๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ ๐ฎ๐ถ๐ฏ๐ฅ๐ฐ."
Joรฃo Batista aponta para Jesus como aquele que tira o pecado do mundo. Isso significa que Jesus veio para oferecer uma soluรงรฃo definitiva para o problema do pecado atravรฉs do Seu sacrifรญcio. O sacrifรญcio de Jesus foi suficiente para pagar a penalidade pelo pecado de toda a humanidade. Em outras palavras, Ele removeu a condenaรงรฃo e o poder do pecado para aqueles que creem Nele. Embora Jesus tenha oferecido a soluรงรฃo definitiva, a realidade do pecado ainda existe neste mundo caรญdo. A obra de redenรงรฃo estรก em andamento atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos. A salvaรงรฃo individual ocorre quando cada pessoa aceita a oferta de redenรงรฃo de Cristo. ร SOMENTE no fim dos tempos, como prometido nas Escrituras, Jesus retornarรก e finalmente ERRADICARร O PECADO e a morte, completando plenamente Sua obra de redenรงรฃo. Veja:
๐ผ๐ฅ๐ค๐๐๐ก๐๐ฅ๐จ๐ ๐ฎ๐ญ:๐ฐ
Versรญculo: "๐ ๐๐ฆ๐ถ๐ด ๐ญ๐ช๐ฎ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข́ ๐ฅ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ถ๐ด ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ๐ด ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ข ๐ข ๐ญ๐ข́๐จ๐ณ๐ช๐ฎ๐ข; ๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฉ๐ข๐ท๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฎ๐ข๐ช๐ด ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ, ๐ฏ๐ฆ๐ฎ ๐ฑ๐ณ๐ข๐ฏ๐ต๐ฐ, ๐ฏ๐ฆ๐ฎ ๐ค๐ญ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ, ๐ฏ๐ฆ๐ฎ ๐ฅ๐ฐ๐ณ; ๐ฑ๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ซ๐ข́ ๐ข๐ด ๐ฑ๐ณ๐ช๐ฎ๐ฆ๐ช๐ณ๐ข๐ด ๐ค๐ฐ๐ช๐ด๐ข๐ด ๐ด๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ข๐ด๐ด๐ข๐ฅ๐ข๐ด."
๐ญ ๐พ๐ค๐ง๐́๐ฃ๐ฉ๐๐ค๐จ ๐ญ๐ฑ:๐ฎ๐ฐ-๐ฎ๐ฒ
Versรญculo: "๐๐ฆ๐ฑ๐ฐ๐ช๐ด ๐ท๐ช๐ณ๐ข́ ๐ฐ ๐ง๐ช๐ฎ, ๐ฒ๐ถ๐ข๐ฏ๐ฅ๐ฐ ๐ต๐ช๐ท๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ณ๐ฆ๐จ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ช๐ฏ๐ฐ ๐ข ๐๐ฆ๐ถ๐ด, ๐ข๐ฐ ๐๐ข๐ช, ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ข๐ฏ๐ฅ๐ฐ ๐ฉ๐ฐ๐ถ๐ท๐ฆ๐ณ ๐ข๐ฏ๐ช๐ฒ๐ถ๐ช๐ญ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ ๐ฐ ๐ช๐ฎ๐ฑ๐ฆ́๐ณ๐ช๐ฐ, ๐ฆ ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ข ๐ข ๐ฑ๐ฐ๐ต๐ฆ๐ด๐ต๐ข๐ฅ๐ฆ ๐ฆ ๐ง๐ฐ๐ณ๐ค̧๐ข.
๐๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ท๐ฆ́๐ฎ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ณ๐ฆ๐ช๐ฏ๐ฆ ๐ข๐ต๐ฆ́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฉ๐ข๐ซ๐ข ๐ฑ๐ฐ๐ด๐ต๐ฐ ๐ข ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ฐ๐ด ๐ช๐ฏ๐ช๐ฎ๐ช๐จ๐ฐ๐ด ๐ฅ๐ฆ๐ฃ๐ข๐ช๐น๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ถ๐ด ๐ฑ๐ฆ́๐ด."
๐๐ณ๐ข, ๐ฐ ๐ถ́๐ญ๐ต๐ช๐ฎ๐ฐ ๐ช๐ฏ๐ช๐ฎ๐ช๐จ๐ฐ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฉ๐ข́ ๐ฅ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ข๐ฏ๐ช๐ฒ๐ถ๐ช๐ญ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฆ́ ๐ข ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ."
Veja bem, se nรฃo haverรก mais morte, logo nรฃo haverรก pecado, porque como o Apรณstolo Paulo diz: "๐ฐ ๐ด๐ข๐ญ๐ข́๐ณ๐ช๐ฐ ๐ฅ๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฆ́ ๐ข ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ" (Romanos 6:23), se nรฃo houver morte logo nรฃo haverรก pecado, isso no futuro, e nรฃo no agora. E, se, o รบltimo inimigo a ser aniquilado serรก a morte, quer dizer que ainda continua ativa e operante, portanto ainda hรก pecado!
Alรฉm do mais, se analisarmos o verbo "tira" no grego deste texto, vemos que o verbo "ฮฑแผดฯฯฮฝ" (airon) รฉ a forma presente do verbo "ฮฑแผดฯฯ" (airo), que significa "tirar", "levar" ou "remover". No presente, o verbo carrega a conotaรงรฃo de uma aรงรฃo contรญnua e progressiva. A implicaรงรฃo com este texto ficarรก mais clara atรฉ o final deste texto, mas por aqui jรก vou separar as ideias e como elas sรฃo corretas perante a Escrituras como um todo.
A forma presente do verbo sugere que Jesus:
- Tirou: Com Seu sacrifรญcio na cruz, Ele realizou a obra de redenรงรฃo, pagando a penalidade do pecado.
- Estรก Tirando: Continuamente remove o pecado daqueles que crรชem Nele, oferecendo perdรฃo e purificaรงรฃo diariamente.
- Vai Tirar: Haverรก um momento futuro em que a obra de redenรงรฃo serรก consumada de forma definitiva, erradicando completamente o pecado na nova criaรงรฃo.
A ideia de que Jesus "tirou" o pecado do mundo em um sentido final e absoluto, nรฃo contradiz a realidade de que o pecado ainda existe no mundo. Ele tirou o pecado pela expiaรงรฃo, estรก tirando ao oferecer perdรฃo contรญnuo e vai tirar definitivamente no futuro. Entender de outra forma, รฉ fazer confusรฃo no que estรก claro nos relatos escriturรญsticos, e รฉ querer limitar o sacrifรญcio de Jesus na Cruz.
๐ฃ๐ฒ๐ฐ๐ฎ๐ฑ๐ผ
๐๐ง๐๐๐ค
No Novo Testamento, a palavra mais comumente usada para "pecado" รฉ "แผฮผฮฑฯฯฮฏฮฑ" (hamartia). Esse termo tem vรกrias implicaรงรตes:
Significado Literal: Hamartia significa "errar o alvo" ou "falhar". No contexto bรญblico, isso se refere a falhar em alcanรงar o padrรฃo de santidade de Deus.
Uso no Novo Testamento: O termo รฉ utilizado para descrever a condiรงรฃo universal de pecado da humanidade e atos especรญficos que violam a vontade de Deus.
Romanos 3:23: "๐๐ฐ๐ช๐ด ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ณ๐ข๐ฎ ๐ฆ ๐ค๐ข๐ณ๐ฆ๐ค๐ฆ๐ฎ ๐ฅ๐ข ๐จ๐ญ๐ฐ́๐ณ๐ช๐ข ๐ฅ๐ฆ ๐๐ฆ๐ถ๐ด." (แฝฯฯฮตฯฮฟแฟฆฮฝฯฮฑฮน ฯแฟฯ ฮดฯฮพฮทฯ ฯฮฟแฟฆ ฮฮตฮฟแฟฆ)
1 Joรฃo 1:8-10: Destaca a necessidade de reconhecer nossos pecados e confessรก-los. Jรก tratamos deste texto.
๐ผ๐ง๐๐ข๐๐๐๐ค
No Antigo Testamento, a lรญngua aramaica era comum, especialmente em partes como Daniel e Esdras. A palavra mais comum para "pecado" no Antigo Testamento hebraico/aramaico รฉ "ืืื" (chatta’ah).
Significado Literal: Semelhante ao grego, chatta’ah tambรฉm carrega a ideia de errar o alvo, transgredir ou falhar.
Uso no Antigo Testamento: Refere-se tanto a atos especรญficos de desobediรชncia quanto ร condiรงรฃo geral de pecaminosidade.
Salmo 51:4: "๐๐ฐ๐ฏ๐ต๐ณ๐ข ๐ต๐ช, ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ต๐ณ๐ข ๐ต๐ช ๐ด๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ ๐ฑ๐ฆ๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ช, ๐ฆ ๐ง๐ช๐ป ๐ฐ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฆ́ ๐ฎ๐ข๐ถ ๐ข̀ ๐ต๐ถ๐ข ๐ท๐ช๐ด๐ต๐ข."
Isaรญas 53:6: "๐๐ฐ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ฏ๐ฐ́๐ด, ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ฐ๐ท๐ฆ๐ญ๐ฉ๐ข๐ด, ๐ข๐ฏ๐ฅ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ด ๐ฅ๐ฆ๐ด๐จ๐ข๐ณ๐ณ๐ข๐ฅ๐ฐ๐ด; ๐ค๐ข๐ฅ๐ข ๐ถ๐ฎ ๐ด๐ฆ ๐ฅ๐ฆ๐ด๐ท๐ช๐ข๐ท๐ข ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ค๐ข๐ฎ๐ช๐ฏ๐ฉ๐ฐ; ๐ฎ๐ข๐ด ๐ฐ ๐๐ฆ๐ฏ๐ฉ๐ฐ๐ณ ๐ง๐ฆ๐ป ๐ค๐ข๐ช๐ณ ๐ด๐ฐ๐ฃ๐ณ๐ฆ ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ข ๐ช๐ฏ๐ช๐ฒ๐ถ๐ช๐ฅ๐ข๐ฅ๐ฆ ๐ฅ๐ฆ ๐ฏ๐ฐ́๐ด ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ๐ด."
Ambos os termos, "hamartia" e "chatta’ah", indicam que o pecado รฉ uma condiรงรฃo contรญnua e uma realidade que os crentes ainda enfrentam. Negar a existรชncia do pecado apรณs a conversรฃo รฉ contrรกrio ao ensino bรญblico. 1 Joรฃo 1:8-10 deixa claro que a confissรฃo de pecados รฉ uma prรกtica contรญnua e necessรกria. A ideia de que nรฃo pecamos mais รฉ refutada pelo prรณprio Joรฃo, que fala da necessidade de confessar pecados para receber perdรฃo.
ร verdade que "pecar" pode significar transgredir a Lei de Moisรฉs, mas o Novo Testamento amplia o conceito de pecado para alรฉm dos 613 mandamentos especรญficos:
Romanos 3:23: "๐๐ฐ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ฑ๐ฆ๐ค๐ข๐ณ๐ข๐ฎ ๐ฆ ๐ค๐ข๐ณ๐ฆ๐ค๐ฆ๐ฎ ๐ฅ๐ข ๐จ๐ญ๐ฐ́๐ณ๐ช๐ข ๐ฅ๐ฆ ๐๐ฆ๐ถ๐ด." Paulo se refere ao pecado como uma condiรงรฃo universal, nรฃo limitada ร Lei mosaica.
Romanos 10:4: "๐๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ง๐ช๐ฎ ๐ฅ๐ข ๐ญ๐ฆ๐ช ๐ฆ́ ๐๐ณ๐ช๐ด๐ต๐ฐ, ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ซ๐ถ๐ด๐ต๐ช๐ค̧๐ข ๐ฅ๐ฆ ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ฐ ๐ข๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ค๐ณ๐ฆ̂." Jesus cumpriu a Lei, mas isso nรฃo significa que o conceito de pecado desapareceu. A justiรงa agora รฉ alcanรงada pela fรฉ em Cristo, mas os princรญpios morais da Lei refletem o carรกter de Deus e sรฃo eternos.
Cristo cumpriu a Lei de Moisรฉs, mas isso significa que Ele trouxe a sua plena realizaรงรฃo. A justiรงa รฉ alcanรงada pela fรฉ em Jesus, nรฃo pela observรขncia dos 613 mandamentos. No entanto, o cumprimento da Lei em Cristo nรฃo significa a anulaรงรฃo dos princรญpios morais eternos de Deus.
๐ข๐ฏ๐ฟ๐ฎ๐ ๐ฑ๐ฎ ๐ฐ๐ฎ๐ฟ๐ป๐ฒ
O conceito de "obras da carne" รฉ explicado por Paulo em Gรกlatas 5:19-21, referindo-se aos comportamentos e aรงรตes pecaminosos que sรฃo contrรกrios ao Espรญrito.
๐๐́๐ก๐๐ฉ๐๐จ ๐ฑ:๐ญ๐ต-๐ฎ๐ญ
Versรญculos: "๐๐ณ๐ข, ๐ข๐ด ๐ฐ๐ฃ๐ณ๐ข๐ด ๐ฅ๐ข ๐ค๐ข๐ณ๐ฏ๐ฆ ๐ด๐ข̃๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ฏ๐ช๐ง๐ฆ๐ด๐ต๐ข๐ด, ๐ข๐ด ๐ฒ๐ถ๐ข๐ช๐ด ๐ด๐ข̃๐ฐ: ๐ฑ๐ณ๐ฐ๐ด๐ต๐ช๐ต๐ถ๐ช๐ค̧๐ข̃๐ฐ, ๐ช๐ฎ๐ฑ๐ถ๐ณ๐ฆ๐ป๐ข, ๐ญ๐ข๐ด๐ค๐ช́๐ท๐ช๐ข, ๐ช๐ฅ๐ฐ๐ญ๐ข๐ต๐ณ๐ช๐ข, ๐ง๐ฆ๐ช๐ต๐ช๐ค̧๐ข๐ณ๐ช๐ข, ๐ช๐ฏ๐ช๐ฎ๐ช๐ป๐ข๐ฅ๐ฆ๐ด, ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ต๐ฆ๐ฏ๐ฅ๐ข๐ด, ๐ค๐ช๐ถ́๐ฎ๐ฆ๐ด, ๐ช๐ณ๐ข๐ด, ๐ฅ๐ช๐ด๐ค๐ฐ́๐ณ๐ฅ๐ช๐ข๐ด, ๐ฅ๐ช๐ด๐ด๐ฆ๐ฏ๐ด๐ฐ̃๐ฆ๐ด, ๐ง๐ข๐ค๐ค̧๐ฐ̃๐ฆ๐ด, ๐ช๐ฏ๐ท๐ฆ๐ซ๐ข๐ด, ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ช๐ค๐ช́๐ฅ๐ช๐ฐ๐ด, ๐ฃ๐ฆ๐ฃ๐ฆ๐ฅ๐ช๐ค๐ฆ๐ด, ๐ฐ๐ณ๐จ๐ช๐ข๐ด ๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ช๐ด๐ข๐ด ๐ด๐ฆ๐ฎ๐ฆ๐ญ๐ฉ๐ข๐ฏ๐ต๐ฆ๐ด ๐ข ๐ฆ๐ด๐ต๐ข๐ด, ๐ข๐ค๐ฆ๐ณ๐ค๐ข ๐ฅ๐ข๐ด ๐ฒ๐ถ๐ข๐ช๐ด ๐ท๐ฐ๐ด ๐ฅ๐ฆ๐ค๐ญ๐ข๐ณ๐ฐ, ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ซ๐ข́ ๐ข๐ฏ๐ต๐ฆ๐ด ๐ท๐ฐ๐ด ๐ฅ๐ช๐ด๐ด๐ฆ, ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ๐ด ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ต๐ฆ๐ฎ ๐ต๐ข๐ช๐ด ๐ค๐ฐ๐ช๐ด๐ข๐ด ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฉ๐ฆ๐ณ๐ฅ๐ข๐ณ๐ข̃๐ฐ ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ช๐ฏ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐๐ฆ๐ถ๐ด."
Estas sรฃo manifestaรงรตes especรญficas do pecado que resultam da natureza humana caรญda. Jรก o pecado รฉ um termo mais abrangente que se refere a qualquer aรงรฃo, pensamento ou atitude que vai contra a vontade de Deus. ร a condiรงรฃo universal da humanidade desde a queda de Adรฃo e Eva. Pecar รฉ violar a lei de Deus, seja atravรฉs de aรงรตes (como as obras da carne) ou omissรตes. As "obras da carne" sรฃo um conjunto de comportamentos especรญficos que representam o pecado na vida prรกtica. Portanto, quando alguรฉm pratica as obras da carne, estรก cometendo pecado. As duas coisas nรฃo sรฃo diferentes em essรชncia; as obras da carne sรฃo simplesmente manifestaรงรตes do pecado. As Escrituras nรฃo diferenciam, mas estes sectรกrio sim.
Mesmo que Cristo tenha cumprido a Lei e somos salvos pela fรฉ Nele, a moralidade e a รฉtica da Lei ainda refletem o carรกter de Deus. Pecar ainda รฉ violar a vontade de Deus, que รฉ revelada atravรฉs das Escrituras. Jesus resumiu os mandamentos em dois principais:
1. Amar a Deus com todo o coraรงรฃo, alma e mente.
2. Amar ao prรณximo como a si mesmo. (Mateus 22:37-40)
Esses princรญpios abrangem todos os mandamentos e mostram que viver de acordo com a vontade de Deus ainda รฉ crucial. As obras da carne sรฃo comportamentos contrรกrios a esses princรญpios e, portanto, sรฃo pecaminosas. A moralidade de Deus nรฃo muda, pois รฉ Imutรกvel, o homem sim. Nรฃo quer dizer que a Lei de Moisรฉs que foi cumprida (acabada/finalizada) em Cristo, que eu posso agora construir uma imagem de escultura da Semรญramis, a deusa adorada dentro do Catolicismo Romano, pois essa รฉ uma questรฃo moral! E quem deu a Lei a Moisรฉs foi o prรณprio Deus. Portanto, sendo Ele Imutรกvel, isso nรฃo passa por transformaรงรฃo apesar de estarmos na Graรงa. A graรงa que recebemos atravรฉs de Cristo nรฃo anula a necessidade de viver de acordo com esses princรญpios morais; ao contrรกrio, ela nos capacita a cumprir a vontade de Deus de forma mais plena.
๐๐๐́๐จ๐๐ค๐จ ๐ฎ:๐ด-๐ต nos ensina que somos salvos pela graรงa mediante a fรฉ, e nรฃo pelas obras da lei.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ฒ:๐ญ๐ฐ-๐ญ๐ฑ nos diz que nรฃo estamos debaixo da lei, mas sob a graรงa. Porรฉm, isso nรฃo nos dรก licenรงa para pecar.
Jesus nos chama a viver vidas santas, amando a Deus e ao prรณximo, conforme Ele mesmo resumiu a Lei:
๐๐๐ฉ๐๐ช๐จ ๐ฎ๐ฎ:๐ฏ๐ณ-๐ฐ๐ฌ: Amar a Deus com todo o coraรงรฃo e amar ao prรณximo como a si mesmo. Jesus ensina que todos os mandamentos se baseiam no amor.
Ele resumiu o que havia de importante na Lei, o Amor. O Amor รฉ Deus, Paulo explica que "o amor รฉ o cumprimento da lei" (Romanos 13:8-10) e que os mandamentos sรฃo resumidos na prรกtica do amor ao prรณximo. Para nรฃo cair no erro destes sectรกrios, de querer escolher quais textos servem para nรณs e outros nรฃo, รฉ preciso entender os princรญpios e o que havia de importante na Lei de Moisรฉs. O que transgride o amor a Deus, e ao prรณximo, compete a nรณs nรฃo realizar certas aรงรตes e nem em pensamentos, nรฃo quer dizer que estamos seguindo a Lei de Moisรฉs, mas sim a Lei de Deus que รฉ baseada na palavra que mais se encaixa nesta forรงa que o universo inteiro nรฃo pode explicar em palavras: o amor.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ญ๐ฏ:๐ด-๐ญ๐ฌ
Versรญculos:
"๐ ๐ฏ๐ช๐ฏ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ฅ๐ฆ๐ท๐ข๐ช๐ด ๐ค๐ฐ๐ช๐ด๐ข ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฎ๐ข, ๐ข ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฐ ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ท๐ฐ๐ด ๐ข๐ฎ๐ฆ๐ช๐ด ๐ถ๐ฏ๐ด ๐ข๐ฐ๐ด ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ๐ด; ๐ฑ๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ฎ ๐ข๐ฎ๐ข ๐ข๐ฐ๐ด ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ๐ด ๐ค๐ถ๐ฎ๐ฑ๐ณ๐ช๐ถ ๐ข ๐ญ๐ฆ๐ช.
๐๐ฐ๐ฎ ๐ฆ๐ง๐ฆ๐ช๐ต๐ฐ, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ข๐ฅ๐ถ๐ญ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข๐ณ๐ข́๐ด, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ต๐ข๐ณ๐ข́๐ด, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ง๐ถ๐ณ๐ต๐ข๐ณ๐ข́๐ด, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฅ๐ช๐ณ๐ข́๐ด ๐ง๐ข๐ญ๐ด๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ด๐ต๐ฆ๐ฎ๐ถ๐ฏ๐ฉ๐ฐ, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฃ๐ช๐ค̧๐ข๐ณ๐ข́๐ด, ๐ฆ ๐ด๐ฆ ๐ฉ๐ข́ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฎ ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ฏ๐ฅ๐ข๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฐ, ๐ต๐ถ๐ฅ๐ฐ ๐ฏ๐ฆ๐ด๐ต๐ข ๐ฑ๐ข๐ญ๐ข๐ท๐ณ๐ข ๐ด๐ฆ ๐ณ๐ฆ๐ด๐ถ๐ฎ๐ฆ: ๐๐ฎ๐ข๐ณ๐ข́๐ด ๐ข๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ถ ๐ฑ๐ณ๐ฐ́๐น๐ช๐ฎ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ข ๐ต๐ช ๐ฎ๐ฆ๐ด๐ฎ๐ฐ.
๐ ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ง๐ข๐ป ๐ฎ๐ข๐ญ ๐ข๐ฐ ๐ฑ๐ณ๐ฐ́๐น๐ช๐ฎ๐ฐ. ๐๐ฆ ๐ด๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ค๐ถ๐ฎ๐ฑ๐ณ๐ช๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฐ ๐ฅ๐ข ๐ญ๐ฆ๐ช ๐ฆ́ ๐ฐ ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ."
๐๐ผ๐ป๐ฐ๐น๐๐๐ฎ̃๐ผ
๐ญ ๐ ๐ค๐̃๐ค ๐ญ:๐ด,๐ญ๐ฌ: Esse texto mostra que os seguidores de Cristo ainda pecam e precisam reconhecer seus pecados para receber o perdรฃo de Deus. A ideia de que apรณs a conversรฃo nรฃo pecamos mais estรก em desacordo com o ensinamento de Joรฃo. Ele enfatiza a importรขncia da confissรฃo contรญnua dos pecados.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ญ๐ฌ:๐ฐ - ๐ ๐๐๐ข ๐๐ ๐๐๐: Cristo cumpriu a Lei e a justiรงa รฉ alcanรงada pela fรฉ Nele. Isso nรฃo anula a necessidade de viver de acordo com os princรญpios morais de Deus.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ฑ:๐ด: O uso do particรญpio presente no grego enfatiza que Cristo morreu por nรณs enquanto ainda estรกvamos em pecado. Isso ressalta que a condiรงรฃo de pecador era atual no momento do sacrifรญcio de Cristo, mas a graรงa continua a operar em nรณs para vencer o pecado.
๐ ๐ค๐̃๐ค ๐ญ:๐ฎ๐ต - ๐ผ ๐๐ค๐ก๐ช๐̧๐̃๐ค ๐ฟ๐๐๐๐ฃ๐๐ฉ๐๐ซ๐ ๐ฅ๐๐ง๐ ๐ค ๐๐๐๐๐๐ค: Jesus ofereceu a soluรงรฃo definitiva para o pecado, mas isso nรฃo significa que o pecado deixou de existir no mundo ou na vida dos crentes. A obra de redenรงรฃo รฉ contรญnua atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos.
๐๐๐ง๐๐จ ๐๐ ๐พ๐๐ง๐ฃ๐ ๐ซ๐จ. ๐๐๐๐๐๐ค: As "obras da carne" listadas em Gรกlatas 5:19-21 sรฃo manifestaรงรตes especรญficas do pecado. Nรฃo hรก diferenรงa essencial entre pecar e praticar obras da carne, pois ambas sรฃo contrรกrias ร vontade de Deus e necessitam de arrependimento.
๐๐ค๐ข๐๐ฃ๐ค๐จ ๐ญ๐ฏ:๐ด-๐ญ๐ฌ: Paulo explica que "๐ฐ ๐ข๐ฎ๐ฐ๐ณ ๐ฆ́ ๐ฐ ๐ค๐ถ๐ฎ๐ฑ๐ณ๐ช๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฐ ๐ฅ๐ข ๐ญ๐ฆ๐ช" e que os mandamentos se resumem na prรกtica do amor ao prรณximo. Este princรญpio moral permanece inalterado e รฉ a base da รฉtica daqueles que seguem a Cristo.
Portanto, afirmar que nรณs nรฃo pecamos mais, mas apenas praticamos "obras da carne", รฉ uma distinรงรฃo sem diferenรงa real. O pecado ainda รฉ uma realidade que deve ser confessada e combatida com a ajuda da graรงa de Deus. Cristo cumpriu a Lei e oferece redenรงรฃo, mas a luta contra o pecado continua atรฉ a consumaรงรฃo final dos tempos. A moralidade de Deus รฉ imutรกvel, e viver de acordo com o amor a Deus e ao prรณximo รฉ o cumprimento da Lei.
๐ก๐ถ๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ๐ ๐๐ฟ๐ฒ๐ป๐ผ
Nenhum comentรกrio:
Postar um comentรกrio