domingo, 9 de fevereiro de 2025

Refutando bobices dos ateístas 6

 𝗥𝗲𝗳𝘂𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗯𝗼𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗲𝗶́𝘀𝘁𝗮𝘀 𝟲



Nos sites dos neo-ateus e postagens que tentam apontar alguma contradição nos relatos bíblicos, eles dizem que existe discordância entre o livro de Levíticos e Mateus a respeito de julgamento. Como de costume irei mostrar o verso dos dois livros e se necessário o contexto e depois a refutação a mais esta bobice.
𝑃𝑜𝑠𝑡𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑡𝑒𝑖́𝑠𝑡𝑎:
Julgar ou não julgar?
Não julgue. [Mt 7:1]
Julgue qualquer coisa e qualquer um. [Lv 19:15] ←
Outros sites colocam desta forma → "Você tem que julgar o próximo com justiça (Levíticos 19:15).
Não julgue ninguém para não ser julgado. (Mateus 7:1)"←
𝙑𝙚𝙧𝙨𝙤𝙨: "Não cometereis injustiça no julgamento. Não farás acepção de pessoas com relação ao pobre, nem te deixarás levar pela preferência ao grande segundo a justiça julgarás o teu compatriota." v.15
"Não julgueis para não serdes julgados" v.1
𝙀𝙭𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤/𝙍𝙚𝙛𝙪𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤: No livro de Levi (LEI / ANTIGA ALIANÇA) é dito os mandamentos para Israel e no livro de Mateus é jesus que estava ensinando aos discípulos. Ao fazer uma leitura rasa e simplória como costumam fazer é possível pensar que exista contradição, mas a bíblia não foi compilada somente com dois livros, para entendermos melhor a situação vamos recorrer ao próprio contexto de Mateus.
Quando Jesus diz que não devemos julgar Ele não está dizendo que é errado o ato de julgar, pois aí sim teria uma contradição, mas Ele fala acerca do julgamento que é feito hipocritamente, é só continuar a leitura e logo nos versos seguintes (3 e 4) já temos conhecimento disto:
"Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu? Ou como poderás dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu?"
Se o ateuzinho não compreendeu até agora, o verso 5 chega para fechar: "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco do teu olho do teu irmão." Este é um tipo de julgamento e obviamente condenado pelO Messias. Compreendendo isto já poderia finalizar esta edição, mas encontramos nas Escrituras Sagradas o incentivo de julgar segundo a reta justiça conforme está em João 7, julgamento justo (Lucas 12), e não um julgamento hipócrita. Dito isto não há NENHUMA contradição, mas sim condenação da parte dO Messias ao tipo de julgamento hipócrita.
"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." 𝙔𝙤𝙘𝙝𝙖𝙣𝙖𝙣/𝙅𝙤𝙖̃𝙤

Nenhum comentário:

Postar um comentário