sábado, 20 de setembro de 2025

A Realidade do Livre-Arbítrio e a Inevitabilidade do Mal

 A Realidade do Livre-Arbítrio e a Inevitabilidade do Mal


   A questão da coexistência de um Deus onisciente e benevolente com o mal presente no mundo é um dos dilemas espirituais e filosóficos mais antigos e complexos. No presente texto, busco em poucas palavras trazer uma solução para o questionamento de muitos.

    A existência do mal é uma consequência direta e necessária do livre-arbítrio genuíno concedido por Deus à humanidade. A liberdade de escolha seria uma farsa se Deus interviesse para impedir todas as ações más, pois isso anularia a própria essência da liberdade.

   Vou escrever aqui duas analogias para ajudar a ilustrar a relação entre o livre-arbítrio, o mal e a responsabilidade humana.

1. A Analogia do Jardineiro e das Plantas Selvagens:

   Imagine um jardineiro que planta um jardim e oferece liberdade total para que as plantas cresçam de acordo com suas próprias necessidades. Ele pode fornecer o ambiente perfeito, com nutrientes e água, mas ele não pode forçar as plantas a se desenvolverem de maneira específica. Algumas plantas crescerão fortes e bonitas, enquanto outras podem se enredar em formas indesejáveis ou até se tornarem ervas daninhas.

    O jardineiro, apesar de seu amor e cuidado pelo jardim, não pode controlar completamente o crescimento das plantas, pois isso violaria o princípio da liberdade. Para que as plantas possam realmente crescer, evoluir e se tornarem o que elas devem ser, é necessário que haja espaço para que elas escolham seus caminhos, mesmo que algumas escolhas resultem em crescimento tortuoso. Do mesmo modo, Deus, ao conceder liberdade ao ser humano, permite que alguns escolham o mal, porque a liberdade autêntica exige a possibilidade do erro.

2. A Analogia do Artista e da Escultura:

   Imagine um escultor trabalhando com um bloco de mármore. Ele pode ver claramente a forma da estátua que deseja criar, mas ele não pode simplesmente moldar o mármore sem que o próprio material, com sua dureza e imperfeições, ofereça resistência. O escultor tem uma visão clara da peça final, mas cada golpe de cinzel é uma escolha, e a escultura só se revela por meio de tentativa e erro. O mármore pode ser quebrado de maneira inesperada e até parecer imperfeito em momentos durante o processo, mas a arte final só se concretiza após a superação dessas dificuldades e falhas.

   Da mesma forma, Deus tem uma visão completa de como a humanidade poderia evoluir, mas Ele concede liberdade para que cada indivíduo “molda” a si mesmo através de suas escolhas. O mal, então, é como as falhas ou imperfeições no processo de escultura, inevitáveis enquanto o ser humano está sendo formado, mas parte do processo de desenvolvimento do caráter. Assim como uma escultura só revela sua verdadeira forma através do trabalho meticuloso do artista, a humanidade só pode alcançar sua verdadeira natureza e propósito ao exercer livre-arbítrio, mesmo que isso envolva falhas temporárias.

    Essas analogias ajudam a expandir a ideia de que, para a verdadeira liberdade e autenticidade, o mal é uma consequência inevitável, pois a escolha do bem exige a possibilidade do mal.

   Essa lógica se estende à presciência divina. Embora Deus seja onisciente e saiba o futuro, Ele não age primordialmente com base nesse conhecimento, mas sim em Sua justiça, a fim de conceder oportunidades iguais a todos. Se Deus agisse estritamente pautado por Sua presciência, a existência humana e suas provações seriam desnecessárias; Ele poderia criar cada pessoa diretamente em seu destino final, seja o céu ou o inferno. O fato de Deus ter provado Abraão, mesmo sabendo de sua fidelidade, ou ter permitido uma prova a Davi na qual Ele sabia que Davi falharia, demonstra que a experiência no tempo é crucial para a manifestação da justiça e da liberdade.

   O caso do rei Ezequias, que orou por mais anos de vida e teve um filho que se tornou um homem perverso, exemplifica a complexidade dessa dinâmica. Deus concedeu o pedido, mesmo sabendo das consequências negativas futuras, porque não anula a escolha humana. Isso levanta uma reflexão sobre a responsabilidade humana, inclusive na oração. A sugestão é que os pedidos a Deus sejam sempre submetidos à Sua vontade, pois Ele conhece todas as variáveis e sabe o que é verdadeiramente melhor. Culpar a Deus por consequências de escolhas humanas, mesmo aquelas pelas quais oramos fervorosamente, é ignorar a responsabilidade que o livre-arbítrio nos confere.

   Em suma, a existência do mal não é um sinal da ausência ou da indiferença divina, mas uma prova da autenticidade do livre-arbítrio. Se Deus impedisse todo o sofrimento e toda a maldade, estaria violando a liberdade que Ele mesmo concedeu, transformando a humanidade em autômatos pré-programados para o bem. Portanto, a presença do mal no mundo é o paradoxo que valida a liberdade humana, desafiando cada indivíduo a assumir a responsabilidade por seus atos e a alinhar suas escolhas a uma vontade superior e mais sábia.

Nicolas Breno

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