domingo, 9 de fevereiro de 2025

Devemos debater questรตes religiosas?

 ๐——๐—ฒ๐˜ƒ๐—ฒ๐—บ๐—ผ๐˜€ ๐—ฑ๐—ฒ๐—ฏ๐—ฎ๐˜๐—ฒ๐—ฟ ๐—พ๐˜‚๐—ฒ๐˜€๐˜๐—ผ̃๐—ฒ๐˜€ ๐—ฟ๐—ฒ๐—น๐—ถ๐—ด๐—ถ๐—ผ๐˜€๐—ฎ๐˜€?


Algumas pessoas costumam dizer quando seus religiosismos sรฃo confrontados, ou quando estรฃo conversando com alguรฉm e o assunto comeรงa a adentrar a esfera religiosa, que "religiรฃo nรฃo se discute, igualmente com polรญtica e futebol", "a letra mata", chegando a besteira de relativizar dizendo que ela tem sua verdade, e outra pessoa tem a dela, sendo que a Verdade desde sempre รฉ objetiva, e nรฃo estรก condicionada a achismos, ou a qualquer coisa banal, a Verdade รฉ uma sรณ, e nรฃo hรก "duas versรตes", aprenda isso de uma vez por todas. O que busco nesta postagem desta vez รฉ demonstrar pelas Escrituras Sagradas, que nรฃo sรณ podemos, como devemos debater principalmente assuntos "religiosos" com o prรณximo. Lembrando que debate nem sempre รฉ confusรฃo, resultando em intrigas, mas sim defesas de pontos de vistas diferentes sobre determinada coisa, se vocรช nรฃo consegue falar sobre qualquer assunto sem brigar deveria se internar, pois sua vida em sociedade รฉ um risco pois se demonstra um(a) desequilibrado(a) emocionalmente.

No livro de Marcos, O maravilhoso Messias quando indagado pelos fariseus e herodianos a respeito do imposto a Cรฉsar, ansiando que Ele cometesse algum deslize para justificar sua morte, mas obviamente fracassaram em sua tentativa de pegar O Messias no "contrapรฉ" , os saduceus que nรฃo acreditavam em ressurreiรงรฃo, chegaram nO Messias com um questionamento a respeito do que nรฃo acreditavam, claro, mais uma tentativa frustrada, e veja o que diz logo em seguida: "๐˜œ๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ข๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜น๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ถ-๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ท๐˜ช๐˜ถ ๐—ฑ๐—ถ๐˜€๐—ฐ๐˜‚๐˜๐—ถ๐—ป๐—ฑ๐—ผ. ๐˜•๐˜ฐ๐˜ต๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜”๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข ๐˜ฃ๐˜ฐ๐˜ข ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ต๐˜ข, ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ถ-๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฆ: '๐˜‹๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ข๐˜ญ ๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ? " Se o prรณprio Salvador discutia com os lรญderes religiosos da รฉpoca, porque agora nรฃo pode?

Estevรขo, homem mui abenรงoado, cheio do Espรญrito dO Criador, e de sabedoria, discutia e debatia tambรฉm: "๐˜Œ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ̂๐˜ท๐˜ข̃๐˜ฐ, ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ค̧๐˜ข ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฅ๐˜ฆ YHWH, ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ข๐˜ญ๐˜ช๐˜ป๐˜ข๐˜ท๐˜ข ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ท๐˜ช๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฐ.
๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ถ-๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ช๐˜ค̧๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ฉ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ข ๐˜š๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜จ๐˜ฐ๐˜จ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜“๐˜ช๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜Š๐˜ช๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ˆ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜น๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ณ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ช́๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜Š๐˜ช๐˜ญ๐˜ช́๐˜ค๐˜ช๐˜ข ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ˆ́๐˜ด๐˜ช๐˜ข. ๐˜Œ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ค̧๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ข ๐—ฑ๐—ถ๐˜€๐—ฐ๐˜‚๐˜๐—ถ๐—ฟ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜Œ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ̂๐˜ท๐˜ข̃๐˜ฐ, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ณ ๐˜ข̀ ๐˜ด๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜Œ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ช́๐˜ณ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ข." (Atos)

Os discรญpulos discutiam com os fariseus: "๐˜˜๐˜ถ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ท๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ค๐˜ช́๐˜ฑ๐˜ถ๐˜ญ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ท๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ญ๐˜ต๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐—ฑ๐—ถ๐˜€๐—ฐ๐˜‚๐˜๐—ถ๐—ป๐—ฑ๐—ผ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ด.[...]" (Marcos)

"๐˜Œ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ท๐˜ฆ ๐˜ถ๐˜ฎ ๐—ฑ๐—ฒ๐—ฏ๐—ฎ๐˜๐—ฒ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ค๐˜ช́๐˜ฑ๐˜ถ๐˜ญ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ฐ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ถ, ๐˜ข ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ช๐˜ง๐˜ช๐˜ค๐˜ข๐˜ค̧๐˜ข̃๐˜ฐ." (Joรฃo)

Paulo e Barnabรฉ nรฃo concordavam com o que estava sendo ensinado a respeito de salvaรงรฃo em Antioquia, e por favor, nรฃo confunda a palavra "presbรญtero"¹ pelo o que se conhece dentro da religiรฃo protestante, atรฉ porque a mesma surgiu com o Ocultista Martinho Lutero somente em 1517. "๐˜ˆ๐˜ญ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‘๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜ท๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ช๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด: ๐˜š๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ค๐˜ช๐˜ณ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ด๐˜ต๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜”๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ฆ́๐˜ด, ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ด๐˜ข๐˜ญ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ด. ๐˜›๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜—๐˜ข๐˜ถ๐˜ญ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜‰๐˜ข๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฆ́ ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ฆ ๐—ฑ๐—ถ๐˜€๐—ฐ๐˜‚๐˜€๐˜€๐—ฎ̃๐—ผ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ช๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜—๐˜ข๐˜ถ๐˜ญ๐˜ฐ, ๐˜ฆ ๐˜‰๐˜ข๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฆ́, ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ญ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ด๐˜ถ๐˜ฃ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฑ๐˜ฐ́๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฃ๐˜ช́๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ถ๐˜ด๐˜ข๐˜ญ๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ค๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ." (Atos)

Mesmo contexto do de cima: "๐˜“๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ-๐˜ด๐˜ฆ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฆ́๐˜ฎ, ๐˜ข๐˜ญ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ต๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ข๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ท๐˜ช๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ณ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ: ๐˜Œ́ ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข́๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ช๐˜ณ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข́-๐˜ญ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ข ๐˜“๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜”๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ฆ́๐˜ด. ๐˜™๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ-๐˜ด๐˜ฆ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด, ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฑ๐˜ฐ́๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฃ๐˜ช́๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข๐˜ต๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ.
๐˜๐˜ข๐˜ท๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐—ฑ๐—ฒ๐—ฏ๐—ฎ๐˜๐—ฒ, ๐˜—๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฆ ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ: ๐˜๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ท๐˜ฐ́๐˜ด ๐˜ด๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ, ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฉ๐˜ข́ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ฐ, ๐˜– ๐˜—๐˜ข๐˜ช ๐˜ฎ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ท๐˜ฐ́๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ฆ́๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฐ, ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ท๐˜ช๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜จ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฏ๐˜จ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ." (Atos)

Sempre houve discussรตes e debates conforme demonstrado, por pessoas de crenรงas diferentes uma das outras, mas quem sempre agia com covardia, fugia, e eram violentos, รฉ justamente o povo religioso, os lรญderes daquela รฉpoca, e esses que estรฃo aรญ hoje sรฃo a continuaรงรฃo deles, agora com mais novidades e abominaรงรตes. Nestes textos vocรช nรฃo encontra O Messias repreendendo discussรตes e debates importantes, atรฉ porque Ele mesmo fazia, se devemos seguir seu exemplo, entรฃo devemos discutir e debater sim questรตes religiosas principalmente com pessoas que pertencem a alguma das divisรตes que saiu da Babilรดnia. Se mesmo com o que foi apresentado e vocรช pode buscar ler o contexto de cada um, continuas a proferir frases prontas como "religiรฃo nรฃo se discute", tu deve pertencer a algum desses trรชs tipos:

1 - ร‰s um religioso que nรฃo se abre para sequer falar sobre algum assunto das Escrituras Sagradas, e aceita aquilo que for conveniente ao seu ego e o que seu lรญder religioso lhe diz, hรก escamas grossas em seus olhos e bloqueios psicolรณgicos que foram embutidos atravรฉs de manipulaรงรฃo e lavagem cerebral em cultos religiosos que frequenta ou jรก frequentou. Tens medo da Verdade, e que sua crenรงa que รฉ firmada na areia venha a ruir.

2 - Um(a) covarde que tem entendimento de pelo menos alguma das questรตes espirituais, mas busca se resguardar afim de manter um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, sendo ela familiar ou amorosa, lembrando que os covardes nรฃo herdarรฃo o Reino dos cรฉus (Apocalipse), e que mais importa obedecer ao Criador do que os homens (Atos).

3 - Alguรฉm que estรก "ao lรฉu" nesta vida, babando sem saber qual o propรณsito de sua existรชncia terrena, repete palavras e frases prontas afim de se eximir de suas responsabilidades das mais bรกsicas, atรฉ as mais profundas e extremamente importantes, direciona a atenรงรฃo, tempo e dedicaรงรฃo a coisas banais e supรฉrfluas, e cada vez mais se afunda em alienaรงรฃo e seu senso crรญtico chega a funcionar somente quando o assunto รฉ futebol ou qualquer outro lixo de assunto em alta no momento.

Cabe a vocรช escolher permanecer dentre estes trรชs tipos, ou debater, discutir, e falar a realidade para seu prรณximo, a sua responsabilidade รฉ maior do que vocรช pensa, o Templo do Criador รฉ espiritual, e habita no seu prรณximo, sim, tambรฉm naquele que talvez te odeie e vocรชs nรฃo se dรฃo bem, quando entender o peso que tem este e outros assuntos quem sabe um dia poderรก enxergar as demais coisas.

¹ Presbรญtero vem da palavra grega ฯ€ฯฮตฯƒฮฒฯฯ„ฮตฯฮฟฯ‚, que significa homem de idade avanรงada, nada tem haver com o cargo presente na religiรฃo protestante.

Obs: As palavras em negrito foram de minha autoria, para que fique bem claro que debates nas Escrituras Sagradas, tem grande conotaรงรฃo positiva.

๐—ก๐—ถ๐—ฐ๐—ผ๐—น๐—ฎ๐˜€ ๐—•๐—ฟ๐—ฒ๐—ป๐—ผ

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