domingo, 9 de fevereiro de 2025

Jesus veio salvar somente os judeus?

 


Num dia alguém me contatou via Messenger mandando mensagens e quando eu os abri se tratava da missão que O Messias veio fazer aqui na Terra, até aí tudo bem, até que vejo que o pensamento do rapaz era que Jesus veio somente para os judeus e não para nós, portanto dizer que Jesus veio para nos salvar era errado, obviamente achei estranho tais mensagens e conforme ia respondendo o rapaz ele ou eu acabei o bloqueando (não lembro), enfim, e para evitar mais confusões vamos analisar se Realmente Jesus veio somente para os judeus e se podemos dizer que Ele nos salvou ao morrer na cruz.


𝟭° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘌 𝘦𝘭𝘦, 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘰𝘯𝘥𝘦𝘯𝘥𝘰, 𝘥𝘪𝘴𝘴𝘦: 𝘌𝘶 𝘯𝘢̃𝘰 𝘧𝘶𝘪 𝘦𝘯𝘷𝘪𝘢𝘥𝘰 𝘴𝘦𝘯𝘢̃𝘰 𝘢̀𝘴 𝘰𝘷𝘦𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘱𝘦𝘳𝘥𝘪𝘥𝘢𝘴 𝘥𝘢 𝘤𝘢𝘴𝘢 𝘥𝘦 𝘐𝘴𝘳𝘢𝘦𝘭.

𝘔𝘢𝘵𝘦𝘶𝘴 15:24

Se realizarmos uma leitura somente deste capítulo entenderemos erroneamente como o rapaz que se encontra em confusão. O contexto é que Jesus indo para as partes de Tiro e de Sidom, após ter um embate com os escribas e fariseus, chegou NEle uma mulher cananéia clamando para que Jesus salvasse sua filha dos demônios que a possuía, os discípulos falaram a Jesus que a expulsasse dali pois ela estava gritando, Jesus responde que Ele não foi enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel, e de uma forma irresistível que quebranta alguém até Santo, ela adorou dizendo 𝑆𝑒𝑛ℎ𝑜𝑟, 𝑠𝑜𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒-𝑚𝑒!, Jesus a responde com um adágio popular que os Judeus tinham com aquele povo pagão (gentio) "𝘕𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘣𝘰𝘮 𝘱𝘦𝘨𝘢𝘳 𝘯𝘰 𝘱𝘢̃𝘰 𝘥𝘰𝘴 𝘧𝘪𝘭𝘩𝘰𝘴 𝘦 𝘥𝘦𝘪𝘵𝘢́-𝘭𝘰 𝘢𝘰𝘴 𝘤𝘢𝘤𝘩𝘰𝘳𝘳𝘪𝘯𝘩𝘰𝘴.", a princípio parece que Jesus xingou aquela mulher tratando-a com desprezo, mas devemos perceber duas coisas, a primeira é que a palavra empregada está no diminuitivo κυνάριον 𝘬𝘺𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘯 (um pequeno cão), segundo que Ele estava com seus discípulos, e como a princípio Ele veio a estas ovelhas especificamente, deveria mostrar para eles e para nós hoje o modo de tratamento diferente do que os judeus costumavam a dar a estes povos impuros pagãos. Se Jesus tratou a mulher de uma forma ruim, como explicar que Ele curou sua filha? Sendo ela cananéia, pertencente aos cananeus que eram inimigos ancestrais dos judeus? Bem, ela em vez de contrariar ou se ofender com aquele tratamento, ela respondeu com outro adágio popular 𝘚𝘪𝘮, 𝘚𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳, 𝘮𝘢𝘴 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘰𝘴 𝘤𝘢𝘤𝘩𝘰𝘳𝘳𝘪𝘯𝘩𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘦𝘮 𝘥𝘢𝘴 𝘮𝘪𝘨𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘤𝘢𝘦𝘮 𝘥𝘢 𝘮𝘦𝘴𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘴𝘦𝘶𝘴 𝘴𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳𝘦𝘴. Ela aceitou a situação e reconheceu que estava pedindo migalhas diante DaquEle que ela reconheceu e sabia que era O Messias ("𝘚𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳, 𝘍𝘪𝘭𝘩𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘢𝘷𝘪" - 𝘔𝘢𝘵𝘦𝘶𝘴 15:22), uam resposta notável desta ela conseguiu que sua filha fosse liberta somente com a palavra dO Messias que expressou que a fé daquela mulher era mui grande. Jesus não ficou limitado a judeus, ela era um povo contrário a eles, e mesmo assim realizou um milagre em sua filha.

𝟮° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘖 𝘝𝘦𝘳𝘣𝘰 𝘦𝘴𝘵𝘢𝘷𝘢 𝘯𝘰 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰, 𝘰 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘧𝘰𝘪 𝘧𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘮𝘦́𝘥𝘪𝘰 𝘥𝘦𝘭𝘦, 𝘮𝘢𝘴 𝘰 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘯𝘢̃𝘰 𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘩𝘦𝘤𝘦𝘶.
𝘝𝘦𝘪𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘴𝘦𝘶, 𝘦 𝘰𝘴 𝘴𝘦𝘶𝘴 𝘯𝘢̃𝘰 𝘰 𝘳𝘦𝘤𝘦𝘣𝘦𝘳𝘢𝘮.

𝘑𝘰𝘢̃𝘰 1:10,11

"Os seus não o receberam", já sabemos que eram as ovelhas perdidas da casa de Israel, a maior expressão de que não o receberam é quando tiveram a oportunidade de escolha descrito no livro de Mateus: 𝘌𝘴𝘵𝘢𝘯𝘥𝘰, 𝘱𝘰𝘪𝘴, 𝘰 𝘱𝘰𝘷𝘰 𝘳𝘦𝘶𝘯𝘪𝘥𝘰, 𝘱𝘦𝘳𝘨𝘶𝘯𝘵𝘰𝘶-𝘭𝘩𝘦𝘴 𝘗𝘪𝘭𝘢𝘵𝘰𝘴: 𝘈 𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦𝘳𝘦𝘪𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘶 𝘷𝘰𝘴 𝘴𝘰𝘭𝘵𝘦, 𝘢 𝘉𝘢𝘳𝘳𝘢𝘣𝘢́𝘴 𝘰𝘶 𝘢 𝘑𝘦𝘴𝘶𝘴, 𝘤𝘩𝘢𝘮𝘢𝘥𝘰 𝘊𝘳𝘪𝘴𝘵𝘰?
𝘔𝘢𝘴 𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘪𝘯𝘤𝘪𝘱𝘢𝘪𝘴 𝘴𝘢𝘤𝘦𝘳𝘥𝘰𝘵𝘦𝘴 𝘦 𝘰𝘴 𝘢𝘯𝘤𝘪𝘢̃𝘰𝘴 𝘱𝘦𝘳𝘴𝘶𝘢𝘥𝘪𝘳𝘢𝘮 𝘰 𝘱𝘰𝘷𝘰 𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘦𝘥𝘪𝘴𝘴𝘦 𝘉𝘢𝘳𝘳𝘢𝘣𝘢́𝘴 𝘦 𝘧𝘪𝘻𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘮𝘰𝘳𝘳𝘦𝘳 𝘑𝘦𝘴𝘶𝘴. (𝘔𝘢𝘵𝘦𝘶𝘴 27:17,20)

Rejeitaram-no, e o crucificaram-no.

𝟯° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘋𝘪𝘳𝘢́𝘴, 𝘱𝘰𝘪𝘴: 𝘈𝘭𝘨𝘶𝘯𝘴 𝘳𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘧𝘰𝘳𝘢𝘮 𝘲𝘶𝘦𝘣𝘳𝘢𝘥𝘰𝘴, 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘶 𝘧𝘰𝘴𝘴𝘦 𝘦𝘯𝘹𝘦𝘳𝘵𝘢𝘥𝘰.

Romanos 11:19

Paulo em sua carta aos Romanos diz que por causa da rejeição dos judeus a Jesus (transgressão) veio a salvação aos gentios, e os gentios sendo oliveira brava (ou ramo bravo, questão de tradução) foram extertados nesta oliveira que é Cristo, e não deviam se orgulhar pois eram dependentes da raiz e não vice-versa, isso não os coloca acima dos judeus. Pela incredulidade foram quebrados, pela fé os gentios fazem agora parte desta oliveira, e hoje nós fazemos parte, sem distinção de Judeus e qualquer outro povo como veremos no quarto texto.

𝟰° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘗𝘰𝘪𝘴 𝘯𝘢̃𝘰 𝘮𝘦 𝘦𝘯𝘷𝘦𝘳𝘨𝘰𝘯𝘩𝘰 𝘥𝘰 𝘦𝘷𝘢𝘯𝘨𝘦𝘭𝘩𝘰, 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦́ 𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘳 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘴𝘢𝘭𝘷𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘤𝘳𝘦̂, 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘥𝘰 𝘫𝘶𝘥𝘦𝘶 𝘦 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘥𝘰 𝘨𝘳𝘦𝘨𝘰;

𝘙𝘰𝘮𝘢𝘯𝘰𝘴 1:16

Paulo aqui une os dois povos em um, porque todo aquele que NEle crê não vai perecer, pelo contrário, terá a Vida Eterna. Paulo usa "grego" para se referir a toda e qualquer nação (povos) que não eram judeus para demonstrar que o evangrlho ultrapassa barreiras assim como Jesus fez. Ele cita "primeiro do judeu", já sabemos disto ao ler o julgamento dO Messias antes de ir a cruz e Paulo ainda aos Romanos sobre a fé em Jesus (oliveira), é a unidade de gentios e judeus pois é o evangelho que ele não se envergonhava que era e é capaz de juntar qualquer povo inimigo em um NEle.

𝟱° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘗𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘭𝘦 𝘦́ 𝘢 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘢 𝘱𝘢𝘻, 𝘰 𝘲𝘶𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘢𝘮𝘣𝘰𝘴 𝘧𝘦𝘻 𝘶𝘮; 𝘦, 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘳𝘳𝘪𝘣𝘢𝘥𝘰 𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘦𝘥𝘦 𝘥𝘢 𝘴𝘦𝘱𝘢𝘳𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢𝘷𝘢 𝘯𝘰 𝘮𝘦𝘪𝘰, 𝘢 𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢𝘥𝘦,
𝘢𝘣𝘰𝘭𝘪𝘶, 𝘯𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘤𝘢𝘳𝘯𝘦, 𝘢 𝘭𝘦𝘪 𝘥𝘰𝘴 𝘮𝘢𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘯𝘢 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢 𝘥𝘦 𝘰𝘳𝘥𝘦𝘯𝘢𝘯𝘤̧𝘢𝘴, 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘰𝘪𝘴 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘴𝘴𝘦, 𝘦𝘮 𝘴𝘪 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘰, 𝘶𝘮 𝘯𝘰𝘷𝘰 𝘩𝘰𝘮𝘦𝘮, 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘢 𝘱𝘢𝘻,
𝘦 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘯𝘤𝘪𝘭𝘪𝘢𝘴𝘴𝘦 𝘢𝘮𝘣𝘰𝘴 𝘦𝘮 𝘶𝘮 𝘴𝘰́ 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘋𝘦𝘶𝘴, 𝘱𝘰𝘳 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘮𝘦́𝘥𝘪𝘰 𝘥𝘢 𝘤𝘳𝘶𝘻, 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘳𝘶𝘪𝘯𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘦𝘭𝘢 𝘢 𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢𝘥𝘦.

𝘌𝘧𝘦́𝘴𝘪𝘰𝘴 2:14-16

Quer texto mais claro que isto? Só se acender uma lanterna em baixo de uma folha desta passagem na Bíblia. Jesus foi um em seu corpo ao morrer por nós na cruz, assim como o que tinha separação também se junta em Seu corpo.

𝟲° 𝗧𝗲𝘅𝘁𝗼

𝘑𝘦𝘴𝘶𝘴, 𝘢𝘱𝘳𝘰𝘹𝘪𝘮𝘢𝘯𝘥𝘰-𝘴𝘦, 𝘧𝘢𝘭𝘰𝘶-𝘭𝘩𝘦𝘴, 𝘥𝘪𝘻𝘦𝘯𝘥𝘰: 𝘛𝘰𝘥𝘢 𝘢 𝘢𝘶𝘵𝘰𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘮𝘦 𝘧𝘰𝘪 𝘥𝘢𝘥𝘢 𝘯𝘰 𝘤𝘦́𝘶 𝘦 𝘯𝘢 𝘵𝘦𝘳𝘳𝘢. 𝘐𝘥𝘦,𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘰, 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘪 𝘥𝘪𝘴𝘤𝘪́𝘱𝘶𝘭𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘴 𝘯𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴;

𝘔𝘢𝘵𝘦𝘶𝘴 28:18,19.

Jesus ressuscitado aparece aos onze discípulos na Galileia, e aproximando-se deles uma de suas frases foi: 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘪 𝘥𝘪𝘴𝘤𝘪́𝘱𝘶𝘭𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘴 𝘯𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴. Se Jesus veio para salvar apenas os de Israel porque dizer isto? Ele antes de morrer não fazia esta distinção extrema entre povos apesar de Ele ter sido judeu, como vimos ele curou a filha da mulher que era grega, de origem siro-fenícia, Jesus conversou de maneira mui diferente com a samaritana no poço, pedindo a ela água para beber. Portanto Jesus não é como este confuso rapaz "pintou", nem como as seitas dizem, nem como a religião, Ele não está preso a opiniões e interpretações limitadíssimas de vícios teológicos e bíblicos de versos isolados.

𝗡𝗶𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗿𝗲𝗻𝗼

Nenhum comentário:

Postar um comentário