๐ฅ๐ฒ๐ณ๐๐๐ฎ๐ป๐ฑ๐ผ ๐ฏ๐ผ๐ฏ๐ถ๐ฐ๐ฒ๐ ๐ฑ๐ผ๐ ๐ฎ๐๐ฒ๐ถ́๐๐๐ฎ๐ ๐ญ๐ฒ
ร a primeira vez que esta sรฉrie de refutaรงรตes nรฃo serรก dirigida por mim, mas sim pelo pastor Pipe que refutou esta concepรงรฃo errรดnea de escravidรฃo neste texto que os cรฉticos de Facebook e Youtube tentam promover, entรฃo segue com o que encontrei em seu blog, uma resposta a Bruna, uma mulher que o questiona sobre o texto presente em รxodo 21.
Pergunta de Bruna
Pq podia matar uma pessoa (mesmo sendo servo, n deixava de ser pessoa)
caso durasse uns 2 dias depois da porrada?
รxodo 21
.
20 ๐๐ฆ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ ๐ข ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ท๐ฐ, ๐ฐ๐ถ ๐ข ๐ด๐ถ๐ข ๐ด๐ฆ๐ณ๐ท๐ข, ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ฑ๐ข๐ถ, ๐ฆ ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ณ๐ฆ๐ณ ๐ฅ๐ฆ๐ฃ๐ข๐ช๐น๐ฐ ๐ฅ๐ข ๐ด๐ถ๐ข ๐ฎ๐ข̃๐ฐ, ๐ค๐ฆ๐ณ๐ต๐ข๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ค๐ข๐ด๐ต๐ช๐จ๐ข๐ฅ๐ฐ;
21 ๐๐ฐ๐ณ๐ฆ́๐ฎ ๐ด๐ฆ ๐ด๐ฐ๐ฃ๐ณ๐ฆ๐ท๐ช๐ท๐ฆ๐ณ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฐ๐ถ ๐ฅ๐ฐ๐ช๐ด ๐ฅ๐ช๐ข๐ด, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ค๐ข๐ด๐ต๐ช๐จ๐ข๐ฅ๐ฐ, ๐ฑ๐ฐ๐ณ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฆ́ ๐ฅ๐ช๐ฏ๐ฉ๐ฆ๐ช๐ณ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ.
Nรฃo era pra ser "olho por olho, dente por dente"?
Entรฃo por que seriam "castigados" por matar uma pessoa? E n seriam nem questionados caso durasse dois dias?
ร.o bizarro isso
--------------------------------------------------------------------------
Por Pipe
Respondendo:
Vamos ler o texto todo:
12 “๐๐ถ๐ฆ๐ฎ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฎ ๐ฆ ๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ต๐ข๐ณ ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐น๐ฆ๐ค๐ถ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ.
Bom, matou, morreu, certo?
13 ๐๐ฐ๐ฅ๐ข๐ท๐ช๐ข, ๐ด๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฐ ๐ง๐ฆ๐ป ๐ช๐ฏ๐ต๐ฆ๐ฏ๐ค๐ช๐ฐ๐ฏ๐ข๐ญ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ, ๐ฎ๐ข๐ด ๐๐ฆ๐ถ๐ด ๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ณ๐ฎ๐ช๐ต๐ช๐ถ, ๐ฅ๐ฆ๐ด๐ช๐จ๐ฏ๐ฆ๐ช ๐ถ๐ฎ ๐ญ๐ถ๐จ๐ข๐ณ ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ฐ๐ฏ๐ฅ๐ฆ ๐ฑ๐ฐ๐ฅ๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ง๐ถ๐จ๐ช๐ณ.
Se nรฃo foi de propรณsito, ainda assim terรก que fugir, porque se ficar o bicho pega.
14 ๐๐ข๐ด ๐ด๐ฆ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ต๐ช๐ท๐ฆ๐ณ ๐ฑ๐ญ๐ข๐ฏ๐ฆ๐ซ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ต๐ข๐ณ ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ๐ญ๐ช๐ฃ๐ฆ๐ณ๐ข๐ฅ๐ข๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ, ๐ต๐ช๐ณ๐ฆ-๐ฐ ๐ข๐ต๐ฆ́ ๐ฎ๐ฆ๐ด๐ฎ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ ๐ฎ๐ฆ๐ถ ๐ข๐ญ๐ต๐ข๐ณ ๐ฆ ๐ฎ๐ข๐ต๐ฆ-๐ฐ.
Opa, quis matar, pago com a vida. Execuรงรฃo na certa!
15 “๐๐ถ๐ฆ๐ฎ ๐ข๐จ๐ณ๐ฆ๐ฅ๐ช๐ณ ๐ฐ ๐ฑ๐ณ๐ฐ́๐ฑ๐ณ๐ช๐ฐ ๐ฑ๐ข๐ช ๐ฐ๐ถ ๐ข ๐ฑ๐ณ๐ฐ́๐ฑ๐ณ๐ช๐ข ๐ฎ๐ข̃๐ฆ ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐น๐ฆ๐ค๐ถ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ.
Bateu no pai ou na mรฃe, morre.
16 “๐๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ฒ๐ถ̈๐ฆ๐ด๐ต๐ณ๐ข๐ณ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ฆ ๐ท๐ฆ๐ฏ๐ฅ๐ฆ̂-๐ญ๐ฐ ๐ฐ๐ถ ๐ง๐ฐ๐ณ ๐ข๐ฑ๐ข๐ฏ๐ฉ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฆ๐ฎ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฑ๐ฐ๐ฅ๐ฆ๐ณ, ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐น๐ฆ๐ค๐ถ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ.
Sequestrou, morreu!
17 “๐๐ถ๐ฆ๐ฎ ๐ข๐ฎ๐ข๐ญ๐ฅ๐ช๐ค̧๐ฐ๐ข๐ณ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฑ๐ข๐ช ๐ฐ๐ถ ๐ด๐ถ๐ข ๐ฎ๐ข̃๐ฆ ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐น๐ฆ๐ค๐ถ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ.
Morte!
18 “๐๐ฆ ๐ฅ๐ฐ๐ช๐ด ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ด ๐ฃ๐ณ๐ช๐จ๐ข๐ณ๐ฆ๐ฎ ๐ฆ ๐ถ๐ฎ ๐ฅ๐ฆ๐ญ๐ฆ๐ด ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ ๐ฐ ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฑ๐ฆ๐ฅ๐ณ๐ข ๐ฐ๐ถ ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ฐ ๐ฑ๐ถ๐ฏ๐ฉ๐ฐ ๐ฆ ๐ฐ ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ณ๐ฆ๐ณ, ๐ฎ๐ข๐ด ๐ค๐ข๐ช๐ณ ๐ฅ๐ฆ ๐ค๐ข๐ฎ๐ข,
19 ๐ข๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ถ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ข๐ฃ๐ด๐ฐ๐ญ๐ท๐ช๐ฅ๐ฐ, ๐ด๐ฆ ๐ฐ ๐ฐ๐ถ๐ต๐ณ๐ฐ ๐ด๐ฆ ๐ญ๐ฆ๐ท๐ข๐ฏ๐ต๐ข๐ณ ๐ฆ ๐ค๐ข๐ฎ๐ช๐ฏ๐ฉ๐ข๐ณ ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ฐ ๐ข๐ถ๐น๐ช́๐ญ๐ช๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฃ๐ฆ๐ฏ๐จ๐ข๐ญ๐ข; ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ข๐ท๐ช๐ข, ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ช๐ฏ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ช๐ป๐ข๐ณ ๐ฐ ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฎ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ฅ๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ฎ๐ฑ๐ฐ
๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฆ๐ด๐ต๐ฆ ๐ฑ๐ฆ๐ณ๐ฅ๐ฆ๐ถ ๐ฆ ๐ณ๐ฆ๐ด๐ฑ๐ฐ๐ฏ๐ด๐ข๐ฃ๐ช๐ญ๐ช๐ป๐ข๐ณ-๐ด๐ฆ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ด๐ถ๐ข ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฑ๐ญ๐ฆ๐ต๐ข ๐ณ๐ฆ๐ค๐ถ๐ฑ๐ฆ๐ณ๐ข๐ค̧๐ข̃๐ฐ.
Bom, brigou mas continuou a vida normalmente, ficou coisa de briguinha de marmanjos mesmo. Porรฉm, se um dos dois saiu ferido, dependendo do agravante, o outro teria que arcar com o suprimento do outro atรฉ sua completa recuperaรงรฃo.
20 “๐๐ฆ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฐ๐ถ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ข ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ถ๐ฎ ๐ฑ๐ฆ๐ฅ๐ข๐ค̧๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ฑ๐ข๐ถ, ๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ด๐ถ๐ญ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ณ๐ฆ๐ณ, ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฑ๐ถ๐ฏ๐ช๐ฅ๐ฐ;
Matou o escravo, pulou. Execuรงรฃo na cabeรงa!
22 “๐๐ฆ ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ด ๐ฃ๐ณ๐ช๐จ๐ข๐ณ๐ฆ๐ฎ ๐ฆ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ๐ฆ๐ฎ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฎ๐ถ๐ญ๐ฉ๐ฆ๐ณ ๐จ๐ณ๐ข́๐ท๐ช๐ฅ๐ข, ๐ฆ ๐ฆ๐ญ๐ข ๐ฅ๐ฆ๐ณ ๐ข̀ ๐ญ๐ถ๐ป ๐ฑ๐ณ๐ฆ๐ฎ๐ข๐ต๐ถ๐ณ๐ข๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฉ๐ข๐ท๐ฆ๐ฏ๐ฅ๐ฐ, ๐ฑ๐ฐ๐ณ๐ฆ́๐ฎ, ๐ฏ๐ฆ๐ฏ๐ฉ๐ถ๐ฎ ๐ฅ๐ข๐ฏ๐ฐ ๐ด๐ฆ́๐ณ๐ช๐ฐ, ๐ฐ ๐ฐ๐ง๐ฆ๐ฏ๐ด๐ฐ๐ณ ๐ฑ๐ข๐จ๐ข๐ณ๐ข́ ๐ข ๐ช๐ฏ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ช๐ป๐ข๐ค̧๐ข̃๐ฐ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ณ๐ช๐ฅ๐ฐ ๐ฅ๐ข๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ญ๐ข ๐ฎ๐ถ๐ญ๐ฉ๐ฆ๐ณ ๐ฆ๐น๐ช๐จ๐ช๐ณ, ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ง๐ฐ๐ณ๐ฎ๐ฆ ๐ข ๐ฅ๐ฆ๐ต๐ฆ๐ณ๐ฎ๐ช๐ฏ๐ข๐ค̧๐ข̃๐ฐ ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ซ๐ถ๐ช́๐ป๐ฆ๐ด.
23 ๐๐ข๐ด, ๐ด๐ฆ ๐ฉ๐ฐ๐ถ๐ท๐ฆ๐ณ ๐ฅ๐ข๐ฏ๐ฐ๐ด ๐จ๐ณ๐ข๐ท๐ฆ๐ด, ๐ข ๐ฑ๐ฆ๐ฏ๐ข ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ท๐ช๐ฅ๐ข ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ท๐ช๐ฅ๐ข,
24 ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ, ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ, ๐ฎ๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฎ๐ข̃๐ฐ, ๐ฑ๐ฆ́ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฑ๐ฆ́,
25 ๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ช๐ฎ๐ข๐ฅ๐ถ๐ณ๐ข ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ช๐ฎ๐ข๐ฅ๐ถ๐ณ๐ข, ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ฅ๐ข ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ฅ๐ข, ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ต๐ถ๐ด๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ต๐ถ๐ด๐ข̃๐ฐ.
Feriu a mulher Grรกvida e houver dano maior, morte.
26 “๐๐ฆ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆ́๐ฎ ๐ง๐ฆ๐ณ๐ช๐ณ ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฐ๐ถ ๐ด๐ถ๐ข ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ข ๐ฏ๐ฐ ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ ๐ฆ ๐ฐ ๐ค๐ฆ๐จ๐ข๐ณ, ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ญ๐ช๐ฃ๐ฆ๐ณ๐ต๐ข๐ณ ๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฑ๐ฆ๐ฏ๐ด๐ข๐ค̧๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ.
Um olho pela liberdade.
27 ๐๐ฆ ๐ฒ๐ถ๐ฆ๐ฃ๐ณ๐ข๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ ๐ฅ๐ฆ ๐ถ๐ฎ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฐ๐ถ ๐ฅ๐ฆ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ข, ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ญ๐ช๐ฃ๐ฆ๐ณ๐ต๐ข๐ณ ๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฑ๐ฆ๐ฏ๐ด๐ข๐ค̧๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ..
Aqui sai mais barato. ร melhor perder um dente do que um olho.
28 “๐๐ฆ ๐ถ๐ฎ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ค๐ฉ๐ช๐ง๐ณ๐ข๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฎ ๐ฐ๐ถ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฎ๐ถ๐ญ๐ฉ๐ฆ๐ณ, ๐ค๐ข๐ถ๐ด๐ข๐ฏ๐ฅ๐ฐ-๐ญ๐ฉ๐ฆ ๐ข ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ, ๐ฐ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ข๐ฑ๐ฆ๐ฅ๐ณ๐ฆ๐ซ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ข๐ต๐ฆ́ ๐ข ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฆ, ๐ฆ ๐ข ๐ด๐ถ๐ข ๐ค๐ข๐ณ๐ฏ๐ฆ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ฅ๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ช๐ฅ๐ข. ๐๐ข๐ด ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ๐ฏ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ข๐ฃ๐ด๐ฐ๐ญ๐ท๐ช๐ฅ๐ฐ.
Mesmo os animais recebiam juรญzo.
29 ๐๐ฆ, ๐ต๐ฐ๐ฅ๐ข๐ท๐ช๐ข, ๐ฐ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ค๐ฐ๐ด๐ต๐ถ๐ฎ๐ข๐ท๐ข ๐ค๐ฉ๐ช๐ง๐ณ๐ข๐ณ ๐ฆ ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ๐ฏ๐ฐ, ๐ข๐ช๐ฏ๐ฅ๐ข ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ข๐ญ๐ฆ๐ณ๐ต๐ข๐ฅ๐ฐ, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ฐ ๐ฎ๐ข๐ฏ๐ต๐ฆ๐ท๐ฆ ๐ฑ๐ณ๐ฆ๐ด๐ฐ, ๐ฆ ๐ฐ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ฎ๐ข๐ต๐ข๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฉ๐ฐ๐ฎ๐ฆ๐ฎ ๐ฐ๐ถ ๐ถ๐ฎ๐ข ๐ฎ๐ถ๐ญ๐ฉ๐ฆ๐ณ, ๐ฐ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ข๐ฑ๐ฆ๐ฅ๐ณ๐ฆ๐ซ๐ข๐ฅ๐ฐ ๐ฆ ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ๐ฏ๐ฐ ๐ต๐ข๐ฎ๐ฃ๐ฆ́๐ฎ ๐ต๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ด๐ฆ๐ณ ๐ฎ๐ฐ๐ณ๐ต๐ฐ.
O animal e o dono do animal recebiam juรญzo.
respondendo diretamente a questรฃo do VS. 21 ๐ฎ๐ข๐ด ๐ด๐ฆ ๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ด๐ฐ๐ฃ๐ณ๐ฆ๐ท๐ช๐ท๐ฆ๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฐ๐ถ ๐ฅ๐ฐ๐ช๐ด ๐ฅ๐ช๐ข๐ด, ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ฑ๐ถ๐ฏ๐ช๐ฅ๐ฐ, ๐ท๐ช๐ด๐ต๐ฐ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฆ́ ๐ด๐ถ๐ข ๐ฑ๐ณ๐ฐ๐ฑ๐ณ๐ช๐ฆ๐ฅ๐ข๐ฅ๐ฆ.
๐๐ฆ ๐ฅ๐ค๐๐๐ ๐ข๐๐ฉ๐๐ง ๐ช๐ข๐ ๐ฅ๐๐จ๐จ๐ค๐ (๐ข๐๐จ๐ข๐ค ๐จ๐๐ฃ๐๐ค ๐จ๐๐ง๐ซ๐ค, ๐ฃ ๐๐๐๐ญ๐๐ซ๐ ๐๐ ๐จ๐๐ง ๐ฅ๐๐จ๐จ๐ค๐)
๐๐๐จ๐ค ๐๐ช๐ง๐๐จ๐จ๐ ๐ช๐ฃ๐จ ๐ฎ ๐๐๐๐จ ๐๐๐ฅ๐ค๐๐จ ๐๐ ๐ฅ๐ค๐ง๐ง๐๐๐?
A questรฃo nรฃo รฉ que podia matar. Nรฃo podia. A Lei รฉ clara. A morte neste caso nรฃo foi proposital e se encaixa na mesma questรฃo do VS.13.
O cara que matou sem intenรงรฃo de matar tambรฉm nรฃo seria executado. A diferenรงa foi que ele matou um cidadรฃo que tinha familiares no convรญvio tribal. E neste caso, isto implicaria no direito a vinganรงa: “olho por olho”, dos familiares. Por isso, mesmo neste caso, ele teria que fugir, por que se nรฃo, a famรญlia do morto poderia vingรก-lo e matรก-lo.
No caso do escravo, ele nรฃo tinha familiares que o vingassem. Por isso seu dono nรฃo tinha a necessidade de fugir para uma cidade de refรบgio. Quem o vingaria? A diferenรงa estรก nisso.
Portanto, nรฃo foi uma questรฃo dele ser menos pessoa que o outro. No primeiro caso, tambรฉm houve morte, mas foi sem a intenรงรฃo de matar.
No segundo caso, tambรฉm houve morte, mas tambรฉm foi sem intenรงรฃo de matar. Por isso deveria se esperar dois dias para ver se o escravo morria ou nรฃo. Por que dois dias? Por que se houvesse intenรงรฃo de matar, o escravo morreria antes.
Se o escravo viesse a morrer antes do dois dias, isto logo significaria que houve a intenรงรฃo de matar e o senhor do escravo deveria morrer.
Agora imaginemos: Eu quero matar meu escravo. Vocรช acha que eu bateria de leve nele arriscando a possibilidade dele durar mais de dois dias? Como se bate numa pessoa com intenรงรฃo de matรก-la esperando que ela morra apenas depois de dois dias? ร muito risco nรฃo acha? A Lei, portanto, estรก defendendo a nรฃo intenรงรฃo de matรก-lo. Assim, como no vs.13.
Perceba tambรฉm Bruna que no primeiro caso, nem se tinha a espera de dois dias. Mesmo se nรฃo houvesse a intenรงรฃo de matar, no primeiro caso (vs.13) se o cara morresse dez dias depois, ele teria do mesmo modo que fugir para a cidade de refรบgio por que se nรฃo os familiares do morto o matariam. A lei neste caso รฉ mais "justa" para o escravo do que para o cidadรฃo comum de Israel.
Por isso, o que estรก em questรฃo nรฃo รฉ se era escravo ou nรฃo. E sim, se foi proposital ou nรฃo. Matou o escravo com intenรงรฃo de matar, morre! Cegou o escravo mesmo sem querer, deverรก libertรก-lo. Quebrou um dente do escravo mesmo sem querer, deverรก libertรก-lo.
--------------------------------------------------------------------------
Bruna
Pipe... muito bom
acho que estou comeรงando a entender...
mas por quรช serรก que Deus nรฃo proibiu logo a escravidรฃo? Ele nรฃo era contra servidรฃo?
N consigo imaginar Jesus falando que "nรฃo vai acontecer nada com fulano, pq siclano era dinheiro seu"
e o q 2 dias garante se foi intencional ou nรฃo?
ele pode ter tentado matar, n conseguiu.. passou a oportunidade mais o escravo ficou de cama
O.O
E que direito ele tinha de bater numa pessoa a esse ponto e n sofrer nenhuma conseqรผรชncia?
----------------------------------------------------------
Pipe
Bruna: ๐ข๐๐จ ๐ฅ๐ฆ ๐จ๐๐ง๐́ ๐ฆ๐ช๐ ๐ฟ๐๐ช๐จ ๐ฃ ๐ฅ๐ง๐ค๐๐๐๐ช ๐ก๐ค๐๐ค ๐ ๐๐จ๐๐ง๐๐ซ๐๐๐̃๐ค?
A escravatura fazia parte do contexto social de todas as naรงรตes atรฉ bem pouco tempo. Foi o cristianismo com sua influรชncia sobre os povos pagรฃos, e mesmo o povo judeu, que aboliu a escravatura. O cristianismo aboliu a pena de morte; a escravatura, a poligamia, o politeรญsmo, etc... Nรฃo se deve esquecer que a Bรญblia รฉ a histรณria de um todo e nรฃo uma miscelรขnea de histรณrias sem pรฉ, sem cabeรงa, sem ligaรงรฃo alguma.
O homem รฉ um ser caรญdo. Um ser que desde o inรญcio de sua queda mata, rouba, destrรณi, etc. Na Lei estรก explรญcito que nรฃo se deve matar. Na lei estรก explรญcito que se deve amar ao prรณximo e inclusive ao seu escravo como a ti mesmo. Nisso estรก explรญcito que o escravo deve ser tratado com dignidade e amor. Por isso, mesmo que Deus nรฃo tenha abolido naquele contexto 100% escravatura, a Lei Levรญtica trazia questรตes รบnicas na histรณria. Por exemplo:
Ex 21:2 “๐๐ฆ ๐ท๐ฐ๐ค๐ฆ̂ ๐ค๐ฐ๐ฎ๐ฑ๐ณ๐ข๐ณ ๐ถ๐ฎ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฉ๐ฆ๐ฃ๐ณ๐ฆ๐ถ, ๐ฆ๐ญ๐ฆ ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ท๐ช๐ณ๐ข́ ๐ฑ๐ฐ๐ณ ๐ด๐ฆ๐ช๐ด ๐ข๐ฏ๐ฐ๐ด. ๐๐ข๐ด ๐ฏ๐ฐ ๐ด๐ฆ́๐ต๐ช๐ฎ๐ฐ ๐ข๐ฏ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ณ๐ข́ ๐ญ๐ช๐ฃ๐ฆ๐ณ๐ต๐ฐ, ๐ด๐ฆ๐ฎ ๐ฑ๐ณ๐ฆ๐ค๐ช๐ด๐ข๐ณ ๐ฑ๐ข๐จ๐ข๐ณ ๐ฏ๐ข๐ฅ๐ข.
Havia tambรฉm a questรฃo do dia do descanso onde era proibido o escravos trabalharem:
Ex 23:12 “๐๐ฎ ๐ด๐ฆ๐ช๐ด ๐ฅ๐ช๐ข๐ด ๐ง๐ข๐ค̧๐ข๐ฎ ๐ฐ๐ด ๐ด๐ฆ๐ถ๐ด ๐ต๐ณ๐ข๐ฃ๐ข๐ญ๐ฉ๐ฐ๐ด, ๐ฎ๐ข๐ด ๐ฏ๐ฐ ๐ด๐ฆ́๐ต๐ช๐ฎ๐ฐ ๐ฏ๐ข̃๐ฐ ๐ต๐ณ๐ข๐ฃ๐ข๐ญ๐ฉ๐ฆ๐ฎ, ๐ฑ๐ข๐ณ๐ข ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฃ๐ฐ๐ช ๐ฆ ๐ฐ ๐ด๐ฆ๐ถ ๐ซ๐ถ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฐ ๐ฑ๐ฐ๐ด๐ด๐ข๐ฎ ๐ฅ๐ฆ๐ด๐ค๐ข๐ฏ๐ด๐ข๐ณ, ๐ฆ ๐ฐ
๐ด๐ฆ๐ถ ๐ฆ๐ด๐ค๐ณ๐ข๐ท๐ฐ ๐ฆ ๐ฐ ๐ฆ๐ด๐ต๐ณ๐ข๐ฏ๐จ๐ฆ๐ช๐ณ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ฏ๐ฐ๐ท๐ฆ๐ฎ ๐ข๐ด ๐ง๐ฐ๐ณ๐ค̧๐ข๐ด.
Tiremos isso, apenas isso. Nรฃo seria pior ainda? Tire a explรญcita lei de amor ao prรณximo, como seria?
Hรก muita coisa para ser dita e nรฃo terei como escrever tudo aqui. Porรฉm, nรฃo se esqueรงa que Israel vinha de quase 500 anos de escravidรฃo no Egito. Geraรงรตes inteiras nasceram e morreram como escravos dentro do Egito. Por que Deus nรฃo os tirou antes de lรก? Nรฃo sei. Nรฃo hรก respostas absolutas para isto.
Nรฃo hรก muito sentido ficarmos fazendo perguntas para o passado. O passado deve ser lido com os olhos do homem chamado Jesus. O Deus encarnado รฉ a resposta pra estas perguntas. O que importa รฉ que o cristianismo aboliu a escravidรฃo. (Aqui, eu Nicolas comentando, รฉ claro que o pastor vai elogiar o Cristianismo, mas ela ainda continua com escravidรฃo, sรณ que mental)
"๐ฃ๐̃๐ค ๐ซ๐๐ ๐๐๐ค๐ฃ๐ฉ๐๐๐๐ง ๐ฃ๐๐๐ ๐๐ค๐ข ๐๐ช๐ก๐๐ฃ๐ค, ๐ฅ๐ฆ ๐จ๐๐๐ก๐๐ฃ๐ค ๐๐ง๐ ๐๐๐ฃ๐๐๐๐ง๐ค ๐จ๐๐ช"
Isto aqui nรฃo era uma ofensa. Deus estava falando apenas a linguagem econรดmica. Era fato que o escravo era uma espรฉcie de "investimento". Mas quando Deus deu direitos humanos aos escravos, isto deixou comunicado de maneira explรญcita que Deus o reconhecia como um ser humano e quem o matasse tambรฉm deveria morrer. Por exemplo, vocรช nรฃo vรช na lei dizendo: "Se alguรฉm matar um boi deverรก ser executado". Ou seja, escravo era gente reconhecida e protegida pela Lei. Se vocรช bateu nele por algo errado que ele cometeu, รฉ uma questรฃo. Mas, se teve a intenรงรฃo de matรก-lo, vocรช deverรก morrer tambรฉm. Furou um olho dele, deverรก libertรก-lo. Quebrou um dente, deverรก libertรก-lo. Ou seja, "quer bater? Bata. Mas cuidado. Se vocรช furar um olho, ou quebrar um dente dele, terรก que libertรก-lo. Se bater nele e o matar, vocรช tambรฉm morrerรก".
Se isto nรฃo รฉ proteรงรฃo รฉ o que entรฃo?
Deus nรฃo aboliu, mas protegeu
๐ ๐ค ๐ฆ ๐ฎ ๐๐๐๐จ ๐๐๐ง๐๐ฃ๐ฉ๐ ๐จ๐ ๐๐ค๐ ๐๐ฃ๐ฉ๐๐ฃ๐๐๐ค๐ฃ๐๐ก ๐ค๐ช ๐ฃ๐๐ค?
Certamente os sacerdotes tinham algum requisito maior para verificar a intenรงรฃo. Por exemplo, como jรก disse, um olho furado, um dente quebrado, etc.
๐๐ก๐ ๐ฅ๐ค๐๐ ๐ฉ๐๐ง ๐ฉ๐๐ฃ๐ฉ๐๐๐ค ๐ข๐๐ฉ๐๐ง, ๐ฃ ๐๐ค๐ฃ๐จ๐๐๐ช๐๐ช.. ๐ฅ๐๐จ๐จ๐ค๐ช ๐ ๐ค๐ฅ๐ค๐ง๐ฉ๐ช๐ฃ๐๐๐๐๐ ๐ข๐๐๐จ ๐ค ๐๐จ๐๐ง๐๐ซ๐ค ๐๐๐๐ค๐ช ๐๐ ๐๐๐ข๐
Daรญ cada caso รฉ um caso. E quem julgaria isto seriam os sacerdotes. ร o mesmo que eu matar um cara na frente de minha casa e depois jogar o corpo dele para dentro do meu quintal, colocar uma arma na mรฃo dele, e depois dizer que o matei por legรญtima defesa. Quem saberรก? Isto significa que todos os casos sรฃo iguais? Nรฃo.
Com certeza o teu exemplo pode ter ocorrido diversas vezes. Mas tem tambรฉm a questรฃo genuรญna de que o patrรฃo poderia ter batido sem a intenรงรฃo de matรก-lo e no momento de raiva acabou batendo com forรงa demais. A Lei protegia e condenava a intenรงรฃo. Era a intenรงรฃo que estava em juรญzo.
๐ ๐ฆ๐ช๐ ๐๐๐ง๐๐๐ฉ๐ค ๐๐ก๐ ๐ฉ๐๐ฃ๐๐ ๐๐ ๐๐๐ฉ๐๐ง ๐ฃ๐ช๐ข๐ ๐ฅ๐๐จ๐ค๐ ๐ ๐๐จ๐จ๐ ๐ฅ๐ค๐ฃ๐ฉ๐ค ๐ ๐ฃ ๐จ๐ค๐๐ง๐๐ง ๐ฃ๐๐ฃ๐๐ช๐ข๐ ๐๐ค๐ฃ๐จ๐๐ฆ๐ช๐๐ฃ๐๐๐?
Se um escravo apanhava, nรฃo era de graรงa. Porรฉm, a Lei nรฃo estรก dizendo: "Dรช porrada a vontade!". Pelo contrรกrio, ela estรก justamente inibindo o patrรฃo de bater no escravo com violรชncia. Pois se ele batesse no escravo com violรชncia e este chegasse a morrer, ele seria executado. Opa, isto รฉ ou nรฃo รฉ uma inibiรงรฃo ao exagero? Outra coisa volto a dizer: "furou um olho, quebrou um dente, vocรช terรก que libertรก-lo". Isto รฉ ou nรฃo รฉ uma inibiรงรฃo a violรชncia?
Portanto, nรฃo se trata de: "Dรช porrada!". Se trata de: "Cuidado com o modo como trata um escravo, pois, vocรช pode perdรช-lo (libertรก-lo) ou atรฉ mesmo ser executado como conseqรผรชncia do modo como tratรก-lo". Assim diz o Senhor!
Nenhum comentรกrio:
Postar um comentรกrio