domingo, 9 de fevereiro de 2025

Refutando bobices dos ateístas 9

 ð—¥ð—²ð—³ð˜‚𝘁𝗮𝗻𝗱𝗌 𝗯𝗌𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗱𝗌𝘀 𝗮𝘁𝗲𝗶́𝘀𝘁𝗮𝘀 𝟵



Esta imagem que acompanha mais esta refutação é bem conhecida pelos neo-ateus revoltados com a religião de sua mãe e de seu papai, tudo o que é 𝘯𝘊𝘰, 𝘥𝘰 𝘚𝘳𝘊𝘚𝘰 𝘯𝘊𝘰́𝘎 (novo), é bem pior do que seu antecessor, como é o caso dos pentecostais e dos neo-pentecostais que teve início com a Universal aqui no Brasil. O caso de analfabetismo funcional destes é tão grave que nem sequer um ateu que se preze postaria esta imagem, pois bem, como ainda existem estas crias de páginas ateias do Facebook antigo, me disponho a mais uma vez nesta nona edição explicar o que está óbvio no contexto direto e da Escritura como um todo, claro que qualquer um pode ler e atestar, mas criar uma charge é fácil, difícil é ter a hombridade de encarar os fatos do texto.
Antes de adentrarmos ao texto é preciso que algumas coisas fiquem claras.
𝟭 - 𝙉𝙖̃𝙀 𝙚𝙚 𝙚𝙖𝙗𝙚 𝙊𝙪𝙚𝙢 𝙚𝙚𝙘𝙧𝙚𝙫𝙚𝙪 𝙎𝙖𝙡𝙢𝙀𝙚 𝟭𝟯𝟳
Alguns cristãos atribuem a autoria de Salmos 137 a Davi, mas é a teoria mais improvável que possa existir, pois o período que está sendo escrito de acordo com o que está sendo relatado é impossível que Davi estivesse vivo, veremos detalhes sobre isso ainda nesta edição.
A tradição judaica afirma que Jeremias seja o autor, pois o exílio na BabilÃŽnia foi predito por ele, embora a autoria ainda seja desconhecida.¹
Independente do autor, aqui com certeza não é Davi, pois quase 500 anos depois é que teve início o exílio na BabilÃŽnia, este é o assunto do contexto.²
𝟮 - 𝙉𝙖̃𝙀 𝙚𝙚 𝙩𝙧𝙖𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙪𝙢𝙖 𝙀𝙧𝙙𝙚𝙢 𝙙𝙞𝙫𝙞𝙣𝙖
Geralmente os neo-ateus incluem alguma legenda na imagem questionando debilmente se alguém "já jogou seu filho contra a rocha hoje", "se você é cristão deveria fazer o mesmo", porque se o que está na bíblia deve ser seguido porque não fazer isto, certo? Errado! Não há sequer um verso neste contexto indicando que Deus determine que alguém faça isso, nem mesmo o autor deste salmo está ditando como se fosse uma regra a ser seguida, quem afirma isto sequer leu o que está escrito ou é falta de caráter mesmo.
𝟯 - 𝙊𝙚 𝙞𝙚𝙧𝙖𝙚𝙡𝙚𝙣𝙚𝙚𝙚 𝙚𝙖𝙗𝙞𝙖𝙢 𝙀 𝙥𝙀𝙧𝙊𝙪𝙚̂ 𝙚𝙚𝙩𝙖𝙫𝙖𝙢 𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙀𝙚
Eis os personagens da Escrituras que estavam cativos e/ou vivendo no período do exílio: Jeremias, Ezequiel, Daniel, Habacuque, Obadias, e Sofonias.
O povo de Israel era alertado para abandonarem a idolatria e voltarem a Deus, podemos pegar como exemplo Sofonias, clamando para que aquele povo se arrependesse pois o julgamento deles estava próximo.
"𝘌 𝘊𝘎𝘵𝘊𝘯𝘥𝘊𝘳𝘊𝘪 𝘢 𝘮𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘮𝘢̃𝘰 𝘀𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘑𝘶𝘥𝘢́, 𝘊 𝘀𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘎 𝘰𝘎 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘯𝘵𝘊𝘎 𝘥𝘊 𝘑𝘊𝘳𝘶𝘎𝘢𝘭𝘊́𝘮, 𝘊 𝘊𝘹𝘵𝘊𝘳𝘮𝘪𝘯𝘢𝘳𝘊𝘪 𝘥𝘊𝘎𝘵𝘊 𝘭𝘶𝘚𝘢𝘳 𝘰 𝘳𝘊𝘎𝘵𝘢𝘯𝘵𝘊 𝘥𝘊 𝘉𝘢𝘢𝘭, 𝘊 𝘰 𝘯𝘰𝘮𝘊 𝘥𝘰𝘎 𝘎𝘢𝘀𝘊𝘳𝘥𝘰𝘵𝘊𝘎 𝘥𝘰𝘎 𝘪́𝘥𝘰𝘭𝘰𝘎, 𝘫𝘶𝘯𝘵𝘢𝘮𝘊𝘯𝘵𝘊 𝘀𝘰𝘮 𝘰𝘎 𝘎𝘢𝘀𝘊𝘳𝘥𝘰𝘵𝘊𝘎; 𝘖 𝘚𝘳𝘢𝘯𝘥𝘊 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘚𝘊𝘯𝘩𝘰𝘳 𝘊𝘎𝘵𝘢́ 𝘱𝘊𝘳𝘵𝘰, 𝘎𝘪𝘮, 𝘊𝘎𝘵𝘢́ 𝘱𝘊𝘳𝘵𝘰, 𝘊 𝘎𝘊 𝘢𝘱𝘳𝘊𝘎𝘎𝘢 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰; 𝘢𝘮𝘢𝘳𝘚𝘢 𝘊́ 𝘢 𝘷𝘰𝘻 𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘚𝘊𝘯𝘩𝘰𝘳; 𝘀𝘭𝘢𝘮𝘢𝘳𝘢́ 𝘢𝘭𝘪 𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘊𝘳𝘰𝘎𝘰.
𝘈𝘲𝘶𝘊𝘭𝘊 𝘥𝘪𝘢 𝘎𝘊𝘳𝘢́ 𝘶𝘮 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘪𝘯𝘥𝘪𝘚𝘯𝘢𝘀̧𝘢̃𝘰, 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘵𝘳𝘪𝘣𝘶𝘭𝘢𝘀̧𝘢̃𝘰 𝘊 𝘥𝘊 𝘢𝘯𝘚𝘶́𝘎𝘵𝘪𝘢, 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘢𝘭𝘷𝘰𝘳𝘰𝘀̧𝘰 𝘊 𝘥𝘊 𝘢𝘎𝘎𝘰𝘭𝘢𝘀̧𝘢̃𝘰, 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘵𝘳𝘊𝘷𝘢𝘎 𝘊 𝘥𝘊 𝘊𝘎𝘀𝘶𝘳𝘪𝘥𝘢̃𝘰, 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘯𝘶𝘷𝘊𝘯𝘎 𝘊 𝘥𝘊 𝘥𝘊𝘯𝘎𝘢𝘎 𝘵𝘳𝘊𝘷𝘢𝘎, 𝘋𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘵𝘳𝘰𝘮𝘣𝘊𝘵𝘢 𝘊 𝘥𝘊 𝘢𝘭𝘢𝘳𝘪𝘥𝘰 𝘀𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘢𝘎 𝘀𝘪𝘥𝘢𝘥𝘊𝘎 𝘧𝘰𝘳𝘵𝘪𝘧𝘪𝘀𝘢𝘥𝘢𝘎 𝘊 𝘀𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘢𝘎 𝘵𝘰𝘳𝘳𝘊𝘎 𝘢𝘭𝘵𝘢𝘎."
Sofonias 1:4, 14 -16
" 𝘗𝘰𝘳𝘲𝘶𝘊 𝘢𝘎𝘎𝘪𝘮 𝘥𝘪𝘻 𝘰 𝘚𝘌𝘕𝘏𝘖𝘙: 𝘌𝘪𝘎 𝘲𝘶𝘊 𝘧𝘢𝘳𝘊𝘪 𝘥𝘊 𝘵𝘪 𝘶𝘮 𝘵𝘊𝘳𝘳𝘰𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘵𝘪 𝘮𝘊𝘎𝘮𝘰, 𝘊 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘎 𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘢𝘮𝘪𝘚𝘰𝘎. 𝘌𝘭𝘊𝘎 𝘀𝘢𝘪𝘳𝘢̃𝘰 𝘢̀ 𝘊𝘎𝘱𝘢𝘥𝘢 𝘥𝘊 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘚𝘰𝘎, 𝘊 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘰𝘭𝘩𝘰𝘎 𝘰 𝘷𝘊𝘳𝘢̃𝘰. 𝘌𝘯𝘵𝘳𝘊𝘚𝘢𝘳𝘊𝘪 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘰 𝘑𝘶𝘥𝘢́ 𝘯𝘢 𝘮𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘳𝘊𝘪 𝘥𝘊 𝘣𝘢𝘣𝘪𝘭𝘰̂𝘯𝘪𝘢; 𝘊𝘭𝘊 𝘰𝘎 𝘭𝘊𝘷𝘢𝘳𝘢́ 𝘱𝘳𝘊𝘎𝘰𝘎 𝘢 𝘣𝘢𝘣𝘪𝘭𝘰̂𝘯𝘪𝘢, 𝘊 𝘧𝘊𝘳𝘪-𝘭𝘰𝘎-𝘢́ 𝘢̀ 𝘊𝘎𝘱𝘢𝘥𝘢.
𝘛𝘢𝘮𝘣𝘊́𝘮 𝘊𝘯𝘵𝘳𝘊𝘚𝘢𝘳𝘊𝘪 𝘵𝘰𝘥𝘢 𝘢 𝘳𝘪𝘲𝘶𝘊𝘻𝘢 𝘥𝘊𝘎𝘵𝘢 𝘀𝘪𝘥𝘢𝘥𝘊, 𝘊 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘰 𝘎𝘊𝘶 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘰, 𝘊 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘎 𝘢𝘎 𝘎𝘶𝘢𝘎 𝘀𝘰𝘪𝘎𝘢𝘎 𝘱𝘳𝘊𝘀𝘪𝘰𝘎𝘢𝘎, 𝘎𝘪𝘮, 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘎 𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘎𝘰𝘶𝘳𝘰𝘎 𝘥𝘰𝘎 𝘳𝘊𝘪𝘎 𝘥𝘊 𝘑𝘶𝘥𝘢́ 𝘊𝘯𝘵𝘳𝘊𝘚𝘢𝘳𝘊𝘪 𝘯𝘢 𝘮𝘢̃𝘰 𝘥𝘊 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘚𝘰𝘎, 𝘊 𝘎𝘢𝘲𝘶𝘊𝘢́-𝘭𝘰𝘎-𝘢̃𝘰, 𝘊 𝘵𝘰𝘮𝘢́-𝘭𝘰𝘎-𝘢̃𝘰 𝘊 𝘭𝘊𝘷𝘢́-𝘭𝘰𝘎-𝘢̃𝘰 𝘢 𝘣𝘢𝘣𝘪𝘭𝘰̂𝘯𝘪𝘢."
𝘑𝘊𝘳𝘊𝘮𝘪𝘢𝘎 20:4,5
Falta de aviso não foi, mas como se pode provar que este povo tinha consciência que estavam colhendo as consequências de seus atos idólatras?
"𝘌 𝘰𝘳𝘊𝘪 𝘢𝘰 𝘚𝘊𝘯𝘩𝘰𝘳 𝘮𝘊𝘶 𝘋𝘊𝘶𝘎, 𝘊 𝘀𝘰𝘯𝘧𝘊𝘎𝘎𝘊𝘪, 𝘊 𝘥𝘪𝘎𝘎𝘊: 𝘈𝘩! 𝘚𝘊𝘯𝘩𝘰𝘳! 𝘋𝘊𝘶𝘎 𝘚𝘳𝘢𝘯𝘥𝘊 𝘊 𝘵𝘳𝘊𝘮𝘊𝘯𝘥𝘰, 𝘲𝘶𝘊 𝘚𝘶𝘢𝘳𝘥𝘢𝘎 𝘰 𝘀𝘰𝘯𝘀𝘊𝘳𝘵𝘰 𝘊 𝘢 𝘮𝘪𝘎𝘊𝘳𝘪𝘀𝘰́𝘳𝘥𝘪𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘀𝘰𝘮 𝘰𝘎 𝘲𝘶𝘊 𝘵𝘊 𝘢𝘮𝘢𝘮 𝘊 𝘚𝘶𝘢𝘳𝘥𝘢𝘮 𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘮𝘢𝘯𝘥𝘢𝘮𝘊𝘯𝘵𝘰𝘎; 𝘗𝘊𝘀𝘢𝘮𝘰𝘎, 𝘊 𝘀𝘰𝘮𝘊𝘵𝘊𝘮𝘰𝘎 𝘪𝘯𝘪𝘲𝘶𝘪𝘥𝘢𝘥𝘊, 𝘊 𝘱𝘳𝘰𝘀𝘊𝘥𝘊𝘮𝘰𝘎 𝘪𝘮𝘱𝘪𝘢𝘮𝘊𝘯𝘵𝘊, 𝘊 𝘧𝘰𝘮𝘰𝘎 𝘳𝘊𝘣𝘊𝘭𝘥𝘊𝘎, 𝘢𝘱𝘢𝘳𝘵𝘢𝘯𝘥𝘰-𝘯𝘰𝘎 𝘥𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘮𝘢𝘯𝘥𝘢𝘮𝘊𝘯𝘵𝘰𝘎 𝘊 𝘥𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘫𝘶𝘪́𝘻𝘰𝘎;
𝘌 𝘯𝘢̃𝘰 𝘥𝘊𝘮𝘰𝘎 𝘰𝘶𝘷𝘪𝘥𝘰𝘎 𝘢𝘰𝘎 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘎𝘊𝘳𝘷𝘰𝘎, 𝘰𝘎 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘊𝘵𝘢𝘎, 𝘲𝘶𝘊 𝘊𝘮 𝘵𝘊𝘶 𝘯𝘰𝘮𝘊 𝘧𝘢𝘭𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘢𝘰𝘎 𝘯𝘰𝘎𝘎𝘰𝘎 𝘳𝘊𝘪𝘎, 𝘯𝘰𝘎𝘎𝘰𝘎 𝘱𝘳𝘪́𝘯𝘀𝘪𝘱𝘊𝘎, 𝘊 𝘯𝘰𝘎𝘎𝘰𝘎 𝘱𝘢𝘪𝘎, 𝘀𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘊́𝘮 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘰 𝘱𝘰𝘷𝘰 𝘥𝘢 𝘵𝘊𝘳𝘳𝘢."
𝘋𝘢𝘯𝘪𝘊𝘭 9:4-6
Atenção maior deve ser dada ao último verso.
Então antes que por algum verso isolado se queira estabelecer que o autor ou o próprio Deus seja mal por isto é ser no mínimo uma criança birrenta que não ouve o conselho dos pais.
𝗊𝗮𝗹𝗺𝗌𝘀 𝟭𝟯𝟳
"À beira dos canais de BabilÃŽnia nos sentamos, e choramos com saudades de Sião; nos salgueiros que ali estavam penduramos nossas harpas. Lá os que nos exilaram pediam canções, nossos raptores queriam alegria: "Cantai-nos um canto de Sião!" Como poderíamos cantar um canto de YHWH numa terra estrangeira?
Se eu me esquecer de ti, Jerusalém, que me seque a mão direita! Que me cole a língua ao paladar caso eu não me lembre de ti, caso eu não eleve Jerusalém ao topo da minha alegria!
YHWH, relembra o dia de Jerusalém aos filhos de Edom, quando diziam: "Arrasai-a! Arrasai-a até os alicerces!"
Ó devastadora filha de Babel, feliz quem devolver a ti o mal que nos fizeste! Feliz quem agarrar e esmagar teus nenês contra a rocha!"
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𝘈̀ 𝘣𝘊𝘪𝘳𝘢 𝘥𝘰𝘎 𝘀𝘢𝘯𝘢𝘪𝘎 𝘥𝘊 𝘉𝘢𝘣𝘪𝘭𝘰̂𝘯𝘪𝘢 𝘯𝘰𝘎 𝘎𝘊𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘎, 𝘊 𝘀𝘩𝘰𝘳𝘢𝘮𝘰𝘎 𝘀𝘰𝘮 𝘎𝘢𝘶𝘥𝘢𝘥𝘊𝘎 𝘥𝘊 𝘚𝘪𝘢̃𝘰
Imagine saber que não um, mas alguns profetas profetizaram sobre a condição que você e seu povo se encontra, sua cidade foi sitiado por 2 anos e o seu templo destruído, acostumado com festividades estabelecidas na lei e agora o que resta é chorar por não poder revidar.
𝘓𝘢́ 𝘰𝘎 𝘲𝘶𝘊 𝘯𝘰𝘎 𝘊𝘹𝘪𝘭𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘱𝘊𝘥𝘪𝘢𝘮 𝘀𝘢𝘯𝘀̧𝘰̃𝘊𝘎, 𝘯𝘰𝘎𝘎𝘰𝘎 𝘳𝘢𝘱𝘵𝘰𝘳𝘊𝘎 𝘲𝘶𝘊𝘳𝘪𝘢𝘮 𝘢𝘭𝘊𝘚𝘳𝘪𝘢: "𝘊𝘢𝘯𝘵𝘢𝘪-𝘯𝘰𝘎 𝘶𝘮 𝘀𝘢𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘊 𝘚𝘪𝘢̃𝘰!" 𝘊𝘰𝘮𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘊𝘳𝘪́𝘢𝘮𝘰𝘎 𝘀𝘢𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘶𝘮 𝘀𝘢𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘊 𝘠𝘏𝘞𝘏 𝘯𝘶𝘮𝘢 𝘵𝘊𝘳𝘳𝘢 𝘊𝘎𝘵𝘳𝘢𝘯𝘚𝘊𝘪𝘳𝘢?
Que alegria você judeu teria para cantar? Ainda mais para seus raptores? Numa terra alheia a sua? Que audácia é essa?
𝘚𝘊 𝘊𝘶 𝘮𝘊 𝘊𝘎𝘲𝘶𝘊𝘀𝘊𝘳 𝘥𝘊 𝘵𝘪, 𝘑𝘊𝘳𝘶𝘎𝘢𝘭𝘊́𝘮, 𝘲𝘶𝘊 𝘮𝘊 𝘎𝘊𝘲𝘶𝘊 𝘢 𝘮𝘢̃𝘰 𝘥𝘪𝘳𝘊𝘪𝘵𝘢! 𝘘𝘶𝘊 𝘮𝘊 𝘀𝘰𝘭𝘊 𝘢 𝘭𝘪́𝘯𝘚𝘶𝘢 𝘢𝘰 𝘱𝘢𝘭𝘢𝘥𝘢𝘳 𝘀𝘢𝘎𝘰 𝘊𝘶 𝘯𝘢̃𝘰 𝘮𝘊 𝘭𝘊𝘮𝘣𝘳𝘊 𝘥𝘊 𝘵𝘪, 𝘀𝘢𝘎𝘰 𝘊𝘶 𝘯𝘢̃𝘰 𝘊𝘭𝘊𝘷𝘊 𝘑𝘊𝘳𝘶𝘎𝘢𝘭𝘊́𝘮 𝘢𝘰 𝘵𝘰𝘱𝘰 𝘥𝘢 𝘮𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘢𝘭𝘊𝘚𝘳𝘪𝘢!
Aqui encontramos mais uma vez o seu apego a terra de Jerusalém que se encontrava destruída, chegando ao ponto de se auto-amaldiçoar caso ele se alegre com outra coisa que não seja Jerusalém.
𝘠𝘏𝘞𝘏, 𝘳𝘊𝘭𝘊𝘮𝘣𝘳𝘢 𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘊 𝘑𝘊𝘳𝘶𝘎𝘢𝘭𝘊́𝘮 𝘢𝘰𝘎 𝘧𝘪𝘭𝘩𝘰𝘎 𝘥𝘊 𝘌𝘥𝘰𝘮, 𝘲𝘶𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘻𝘪𝘢𝘮: "𝘈𝘳𝘳𝘢𝘎𝘢𝘪-𝘢! 𝘈𝘳𝘳𝘢𝘎𝘢𝘪-𝘢 𝘢𝘵𝘊́ 𝘰𝘎 𝘢𝘭𝘪𝘀𝘊𝘳𝘀𝘊𝘎!"
A nação de Edom tinha uma história controversa com os israelitas. Aqui o salmista (alguém que sofreu com o exílio) relembra a participação de Edom na destruição final de Jerusalém e no exílio, ou relembrando o período em que na época do rei Acaz diante dos ataques dos edomitas e filisteus, buscaram apoio do rei da Assiria, e como pagamento roubaram os bens do templo.
𝘖́ 𝘥𝘊𝘷𝘢𝘎𝘵𝘢𝘥𝘰𝘳𝘢 𝘧𝘪𝘭𝘩𝘢 𝘥𝘊 𝘉𝘢𝘣𝘊𝘭, 𝘧𝘊𝘭𝘪𝘻 𝘲𝘶𝘊𝘮 𝘥𝘊𝘷𝘰𝘭𝘷𝘊𝘳 𝘢 𝘵𝘪 𝘰 𝘮𝘢𝘭 𝘲𝘶𝘊 𝘯𝘰𝘎 𝘧𝘪𝘻𝘊𝘎𝘵𝘊! 𝘍𝘊𝘭𝘪𝘻 𝘲𝘶𝘊𝘮 𝘢𝘚𝘢𝘳𝘳𝘢𝘳 𝘊 𝘊𝘎𝘮𝘢𝘚𝘢𝘳 𝘵𝘊𝘶𝘎 𝘯𝘊𝘯𝘊̂𝘎 𝘀𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘢 𝘳𝘰𝘀𝘩𝘢!
O salmista deseja vingança de um modo que era infelizmente comum na época destas guerras, covardia contra bebes, crianças e mulheres como podemos ver nos livros históricos fora da Escritura como dentro dela, trarei aqui alguns exemplos:
"𝘌𝘯𝘵𝘢̃𝘰 𝘥𝘪𝘎𝘎𝘊 𝘏𝘢𝘻𝘢𝘊𝘭: 𝘗𝘰𝘳 𝘲𝘶𝘊 𝘀𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘰 𝘮𝘊𝘶 𝘎𝘊𝘯𝘩𝘰𝘳? 𝘌 𝘊𝘭𝘊 𝘥𝘪𝘎𝘎𝘊: 𝘗𝘰𝘳𝘲𝘶𝘊 𝘎𝘊𝘪 𝘰 𝘮𝘢𝘭 𝘲𝘶𝘊 𝘩𝘢́𝘎 𝘥𝘊 𝘧𝘢𝘻𝘊𝘳 𝘢𝘰𝘎 𝘧𝘪𝘭𝘩𝘰𝘎 𝘥𝘊 𝘐𝘎𝘳𝘢𝘊𝘭; 𝘱𝘰𝘳𝘢́𝘎 𝘧𝘰𝘚𝘰 𝘢̀𝘎 𝘎𝘶𝘢𝘎 𝘧𝘰𝘳𝘵𝘢𝘭𝘊𝘻𝘢𝘎, 𝘊 𝘰𝘎 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘫𝘰𝘷𝘊𝘯𝘎 𝘮𝘢𝘵𝘢𝘳𝘢́𝘎 𝘢̀ 𝘊𝘎𝘱𝘢𝘥𝘢, 𝘊 𝘰𝘎 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘮𝘊𝘯𝘪𝘯𝘰𝘎 𝘥𝘊𝘎𝘱𝘊𝘥𝘢𝘀̧𝘢𝘳𝘢́𝘎, 𝘊 𝘢𝘎 𝘎𝘶𝘢𝘎 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘊𝘳𝘊𝘎 𝘚𝘳𝘢́𝘷𝘪𝘥𝘢𝘎 𝘧𝘊𝘯𝘥𝘊𝘳𝘢́𝘎." 2 Rs 8
" 𝘕𝘢𝘲𝘶𝘊𝘭𝘢 𝘰𝘀𝘢𝘎𝘪𝘢̃𝘰, 𝘔𝘊𝘯𝘢𝘊́𝘮, 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘊 𝘛𝘪𝘳𝘻𝘢, 𝘢𝘵𝘢𝘀𝘰𝘶 𝘛𝘪𝘧𝘎𝘢 𝘊 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘎 𝘲𝘶𝘊 𝘊𝘎𝘵𝘢𝘷𝘢𝘮 𝘯𝘢 𝘀𝘪𝘥𝘢𝘥𝘊 𝘊 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘢𝘳𝘳𝘊𝘥𝘰𝘳𝘊𝘎, 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘊 𝘊𝘭𝘊𝘎 𝘎𝘊 𝘳𝘊𝘀𝘶𝘎𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘢 𝘢𝘣𝘳𝘪𝘳 𝘢𝘎 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘎 𝘥𝘢 𝘀𝘪𝘥𝘢𝘥𝘊. 𝘚𝘢𝘲𝘶𝘊𝘰𝘶 𝘛𝘪𝘧𝘎𝘢 𝘊 𝘳𝘢𝘎𝘚𝘰𝘶 𝘢𝘰 𝘮𝘊𝘪𝘰 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘎 𝘢𝘎 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘊𝘳𝘊𝘎 𝘚𝘳𝘢́𝘷𝘪𝘥𝘢𝘎. " 2 𝘙𝘊𝘪𝘎 15
O grupo terrorista Hamas faz a mesma coisa hoje em dia, não mudou muita coisa.
BabilÎnia de fato não tinha misericórdia com ninguém, através de Isaías, Deus profetiza a derrubada da BabilÎnia física daquela época e como seriam tratados da mesma forma que sempre faziam:
"𝘚𝘊𝘶𝘎 𝘣𝘊𝘣𝘊̂𝘎 𝘎𝘊𝘳𝘢̃𝘰 𝘥𝘊𝘎𝘱𝘊𝘥𝘢𝘀̧𝘢𝘥𝘰𝘎 𝘥𝘪𝘢𝘯𝘵𝘊 𝘥𝘰𝘎 𝘎𝘊𝘶𝘎 𝘰𝘭𝘩𝘰𝘎; 𝘎𝘶𝘢𝘎 𝘀𝘢𝘎𝘢𝘎 𝘎𝘊𝘳𝘢̃𝘰 𝘎𝘢𝘲𝘶𝘊𝘢𝘥𝘢𝘎 𝘊 𝘎𝘶𝘢𝘎 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘊𝘳𝘊𝘎 𝘷𝘪𝘰𝘭𝘊𝘯𝘵𝘢𝘥𝘢𝘎.
𝘚𝘊𝘶𝘎 𝘢𝘳𝘀𝘰𝘎 𝘧𝘊𝘳𝘪𝘳𝘢̃𝘰 𝘰𝘎 𝘫𝘰𝘷𝘊𝘯𝘎, 𝘊 𝘊𝘭𝘊𝘎 𝘯𝘢̃𝘰 𝘵𝘊𝘳𝘢̃𝘰 𝘮𝘪𝘎𝘊𝘳𝘪𝘀𝘰́𝘳𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘰𝘎 𝘣𝘊𝘣𝘊̂𝘎, 𝘯𝘊𝘮 𝘰𝘭𝘩𝘢𝘳𝘢̃𝘰 𝘀𝘰𝘮 𝘀𝘰𝘮𝘱𝘢𝘪𝘹𝘢̃𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘎 𝘀𝘳𝘪𝘢𝘯𝘀̧𝘢𝘎." 𝘐𝘎𝘢𝘪́𝘢𝘎 13:16,18
Enquanto o salmista com sua armagura excessiva diz "feliz (bem-aventurado)" aquele que devolver (porque fizeram isto a eles) a Babel, bem-aventurado será aquele que fizer o mesmo que fizeram com os filhos de seu povo! Este é um desejo da natureza humana caída, não de Deus! Deus não está decretando que irá fazer isto, quem está escrevendo é alguém amargurado por ver tudo o que tinha e estava acontecendo com eles naqueles tempos, e o pior de tudo, saber que nada mais era do que consequência de seus atos. Não era pelos bebês em si, mas sim pelo ato vingativo sobre a BabilÎnia, é aquele pensamento de: "se possível que aconteça o mesmo para provarem o amargor que eu e meu povo sentiram!", sim, é errado, pois sua ira e vingança estão aqui presentes, e trazendo a memória possivelmente do que o profeta Isaías escreveu (vide capítulo 13), mas com ódio de seus inimigos, o que contraria o Evangelho, não orou para os que o oprimiam, mas sim desejava vingança.
BabilÎnia também colheu o que plantou, a tomada de BabilÎnia pelos medos e persas concluíram o juízo sobre ela, cumprindo assim profecias contidas no livro de Jeremias e Isaías.
Gostaria de saber se Jesus manda que peguemos os bebês e "taquem" nas pedras, ou se há algum decreto para que podemos fazer isto. Lembre-se, estamos lendo Salmos e não o Pentateuco, acho que o seu neo-ateu preferido não quis se atentar a isto. É incrível a parvoíce dos que afirmam tais coisas com a imagem, sendo que alguns são a favor do aborto, que nada mais é do que o pior crime que se pode cometer contra um ser humano!
"For David. By Jeremias, in the Captivity./ Para Davi. De Jeremias, no cativeiro."
² Salmos 137.1-9

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