domingo, 9 de fevereiro de 2025

Refutando bobices dos ateístas 14

 𝗥𝗲𝗳𝘂𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗯𝗼𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗲𝗶́𝘀𝘁𝗮𝘀 𝟭𝟰



Estes ateus não manipulam somente os textos da Escritura como também se utilizam do visual (imagem) para enganar os incautos que não costumam ter a diligência de pesquisar e ler.
𝟭° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
O texto presente na imagem NÃO pertence aos versos 18-21 do capítulo 21 de Deuteronômio, mas sim um resumo dela. A princípio não há algum mal nisto, mas ao apressado, leigo e incauto, vão ler esta frase como se fosse de fato uma citação presente no texto perdendo assim os detalhes importantes da época.
𝟮° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
A manipulação, a "pegadinha" desse pessoal também abrange como já citado a imagem. Podemos ver abaixo que utilizam uma pintura aonde tem uma mãe aparentemente cansada e uma criança a perturbando. O texto em questão não menciona "criança" mas sim "filho" que no hebraico בֵּן (bên) significando filho, até este presente momento não achei nenhuma versão que traduza a palavra para "neto, criança, jovens" como pode ter sua aplicabilidade em outros contextos.
Ao ler a perícope nota-se que se de fato for uma criança quem deveria pagar seriam os pais, pois, os mesmos permitiriam que ele fosse devasso e beberrão. Não sei com quais crianças esse pessoal costuma ver mas nunca vi uma ficar bebendo desenfreadamente.
Apresentado esses dois pontos, vamos ao texto:
"Se alguém tiver um filho rebelde e indócil, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve mesmo quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e levarão aos anciãos da cidade, à porta do lugar, e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e indócil, não nos obedece, é devasso e beberrão.” E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Deste modo extirparás o mal do teu meio, e todo Israel ouvirá e ficará com medo."
Ao ler o começo do verso dá a entender que pode sim estar se referindo a uma criança "um filho rebelde e indócil... não obedece... e não os ouve" mas não se sustenta na prática pois o rebelde, o ser rebelde se limitaria somente a crianças? Adolescentes e jovens estão isentos de alguma forma? Ainda podem tentar recorrer e dizer que se trata sim de crianças dizendo que o verso 21 cita "homens" , obviamente assim está traduzido porque estes que apredejam são anciãos (autoridades), além é claro de ser um termo diferente de בֵּן , a palavra para anciãos é זָקֵן (zâqên) que significa velho (referindo-se aos seres humanos) ou anciãos (referindo-se aos que tem autoridade) como é o caso. E homens אִישׁ (ʼîysh) que pode ser traduzido para homem, marido, ser humano, servo, criatura humana e até campeão. É claro que estes anciãos eram mais velhos que estes "filhos", pois, se já fossem adultos responderiam por si mesmo.
Qual é o pai ou a mãe que levaria seu filho a julgamento de morte? Se for motivo banal um mal pai e uma mal mãe, agora se tem amor próprio e para com o próximo, este filho ameaçara toda uma comunidade , entrariam em consenso, ou seja, não era algo decidido na pressa e com o aval de um lado só, para justamente se tratar de uma punição justa, claro, para e na época. Se os dois em acordo, depois de terem tentado diversas vezes resgatar seu filho, não era algo que no primeiro deslize do filho já o levariam para ser morto como os ignorantes imaginam, leis duras para pessoas duras.
Ambos os pais concordavam que seu filho era incontrolável e criminalmente perigoso, teriam a permissão de levá-lo aos governantes ele seria apedrejado até a morte. Não precisaria de evidência, se chegou ao ponto dos próprios pais levarem seu próprio filho a isto, claro, o que algo maior deveriam apresentar? Se trata sim de uma lei severa, mas preservava a autoridade dos pais para evitar abusos dele, este filho era prejudicial não só para seus pais mas também para a sociedade.
Ainda que esta lei esteja posta para os israelitas, não há evidência interna de que alguma vez isto tenha sido aplicado.
Os 613 preceitos de Moisés e esta lei que abordamos aqui, trata-se da punição daquele que atenta contra a vida, assim como a Lei é boa pois se preocupa em preservar a vida, mas como já disse e irei repetir o que está no Evangelho, é que a Lei foi um tutor que nos leva ao Caminho que é Cristo! Ele próprio está como sombra no verso 23: [...]"𝘱𝘰𝘪𝘴 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘧𝘰𝘳 𝘴𝘶𝘴𝘱𝘦𝘯𝘴𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴". Aqui é declarado que qualquer pessoa que foi executada por um crime capital foi pendurada em uma árvore para significar a importância de seu pecado aos olhos de Deus. Paulo se refere a isto escrevendo: "𝘊𝘳𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘯𝘰𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘨𝘢𝘵𝘰𝘶 𝘥𝘢 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥 𝘢𝘭𝘦𝘪, 𝘴𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘧𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘯𝘰́𝘴; 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘰: 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘵𝘰 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘪𝘷𝘦𝘳 𝘱𝘦𝘯𝘥𝘶𝘳𝘢𝘥𝘰 𝘯𝘰 𝘮𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘰."
Estas leis são sombra das coisas futuras, leia novamente e encontrará mais ligações com Jesus que é O Cristo encarnado.
Poucos sabem que quase todos os crimes previsto a pena de morte na Lei de Moisés podiam ser "resgatados", e assim, não morrer. O "resgate" acontecia quando qualquer pessoa pagava um valor determinado que substituía a pena de morte, trazendo para os dias atuais, é como se fosse uma "fiança", mas no caso ela é paga antes da condenação, o famoso acordo. Não sabia mais desta? Agora se pergunte do porquê os pseudodespertos e ateus de internet não te disseram sobre isso.

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