𝗥𝗲𝗳𝘂𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗯𝗼𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗲𝗶́𝘀𝘁𝗮𝘀 𝟭𝟰
Estes ateus não manipulam somente os textos da Escritura como também se utilizam do visual (imagem) para enganar os incautos que não costumam ter a diligência de pesquisar e ler.
𝟭° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
O texto presente na imagem NÃO pertence aos versos 18-21 do capítulo 21 de Deuteronômio, mas sim um resumo dela. A princípio não há algum mal nisto, mas ao apressado, leigo e incauto, vão ler esta frase como se fosse de fato uma citação presente no texto perdendo assim os detalhes importantes da época.
𝟮° 𝙋𝙤𝙣𝙩𝙤
A manipulação, a "pegadinha" desse pessoal também abrange como já citado a imagem. Podemos ver abaixo que utilizam uma pintura aonde tem uma mãe aparentemente cansada e uma criança a perturbando. O texto em questão não menciona "criança" mas sim "filho" que no hebraico בֵּן (bên) significando filho, até este presente momento não achei nenhuma versão que traduza a palavra para "neto, criança, jovens" como pode ter sua aplicabilidade em outros contextos.
Ao ler a perícope nota-se que se de fato for uma criança quem deveria pagar seriam os pais, pois, os mesmos permitiriam que ele fosse devasso e beberrão. Não sei com quais crianças esse pessoal costuma ver mas nunca vi uma ficar bebendo desenfreadamente.
Apresentado esses dois pontos, vamos ao texto:
"Se alguém tiver um filho rebelde e indócil, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve mesmo quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e levarão aos anciãos da cidade, à porta do lugar, e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e indócil, não nos obedece, é devasso e beberrão.” E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Deste modo extirparás o mal do teu meio, e todo Israel ouvirá e ficará com medo."
Ao ler o começo do verso dá a entender que pode sim estar se referindo a uma criança "um filho rebelde e indócil... não obedece... e não os ouve" mas não se sustenta na prática pois o rebelde, o ser rebelde se limitaria somente a crianças? Adolescentes e jovens estão isentos de alguma forma? Ainda podem tentar recorrer e dizer que se trata sim de crianças dizendo que o verso 21 cita "homens" , obviamente assim está traduzido porque estes que apredejam são anciãos (autoridades), além é claro de ser um termo diferente de בֵּן , a palavra para anciãos é זָקֵן (zâqên) que significa velho (referindo-se aos seres humanos) ou anciãos (referindo-se aos que tem autoridade) como é o caso. E homens אִישׁ (ʼîysh) que pode ser traduzido para homem, marido, ser humano, servo, criatura humana e até campeão. É claro que estes anciãos eram mais velhos que estes "filhos", pois, se já fossem adultos responderiam por si mesmo.
Qual é o pai ou a mãe que levaria seu filho a julgamento de morte? Se for motivo banal um mal pai e uma mal mãe, agora se tem amor próprio e para com o próximo, este filho ameaçara toda uma comunidade , entrariam em consenso, ou seja, não era algo decidido na pressa e com o aval de um lado só, para justamente se tratar de uma punição justa, claro, para e na época. Se os dois em acordo, depois de terem tentado diversas vezes resgatar seu filho, não era algo que no primeiro deslize do filho já o levariam para ser morto como os ignorantes imaginam, leis duras para pessoas duras.
Ambos os pais concordavam que seu filho era incontrolável e criminalmente perigoso, teriam a permissão de levá-lo aos governantes ele seria apedrejado até a morte. Não precisaria de evidência, se chegou ao ponto dos próprios pais levarem seu próprio filho a isto, claro, o que algo maior deveriam apresentar? Se trata sim de uma lei severa, mas preservava a autoridade dos pais para evitar abusos dele, este filho era prejudicial não só para seus pais mas também para a sociedade.
Ainda que esta lei esteja posta para os israelitas, não há evidência interna de que alguma vez isto tenha sido aplicado.
Os 613 preceitos de Moisés e esta lei que abordamos aqui, trata-se da punição daquele que atenta contra a vida, assim como a Lei é boa pois se preocupa em preservar a vida, mas como já disse e irei repetir o que está no Evangelho, é que a Lei foi um tutor que nos leva ao Caminho que é Cristo! Ele próprio está como sombra no verso 23: [...]"𝘱𝘰𝘪𝘴 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘧𝘰𝘳 𝘴𝘶𝘴𝘱𝘦𝘯𝘴𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴". Aqui é declarado que qualquer pessoa que foi executada por um crime capital foi pendurada em uma árvore para significar a importância de seu pecado aos olhos de Deus. Paulo se refere a isto escrevendo: "𝘊𝘳𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘯𝘰𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘨𝘢𝘵𝘰𝘶 𝘥𝘢 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥 𝘢𝘭𝘦𝘪, 𝘴𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘧𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘯𝘰́𝘴; 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘰: 𝘮𝘢𝘭𝘥𝘪𝘵𝘰 𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘪𝘷𝘦𝘳 𝘱𝘦𝘯𝘥𝘶𝘳𝘢𝘥𝘰 𝘯𝘰 𝘮𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘰."
Estas leis são sombra das coisas futuras, leia novamente e encontrará mais ligações com Jesus que é O Cristo encarnado.
Poucos sabem que quase todos os crimes previsto a pena de morte na Lei de Moisés podiam ser "resgatados", e assim, não morrer. O "resgate" acontecia quando qualquer pessoa pagava um valor determinado que substituía a pena de morte, trazendo para os dias atuais, é como se fosse uma "fiança", mas no caso ela é paga antes da condenação, o famoso acordo. Não sabia mais desta? Agora se pergunte do porquê os pseudodespertos e ateus de internet não te disseram sobre isso.
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