sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Refutando bobices dos ateรญstas 36

 ๐—ฅ๐—ฒ๐—ณ๐˜‚๐˜๐—ฎ๐—ป๐—ฑ๐—ผ ๐—ฏ๐—ผ๐—ฏ๐—ถ๐—ฐ๐—ฒ๐˜€ ๐—ฑ๐—ผ๐˜€ ๐—ฎ๐˜๐—ฒ๐—ถ́๐˜€๐˜๐—ฎ๐˜€ ๐Ÿฏ๐Ÿฒ




  Ao contrรกrio do que os religiosos crentes na pseudociรชncia e doutrinas ocultistas que negam a lรณgica e a razรฃo, mais conhecido pelo nome de "ateus" sempre buscam descontextualizar os textos escriturรญsticos na รขnsia de tentar achar alguma contradiรงรฃo nela, aqui irei expor o contexto e como ela se cumpre de forma exata no prรณprio livro e reforรงada em outro, no caso estou falando de II Reis mesmo. 

   Primeiro de tudo, vocรช nรฃo precisaria necessariamente estar na cidade do rei que governava ali. Isso podemos ver em outros exemplos como o de Jeconias, o rei de Judรก. Ele foi capturado pelos babilรดnios e levado para o exรญlio, o que encerrou abruptamente a possibilidade de seu governo continuar em sua prรณpria terra. Esse episรณdio estรก registrado em 2 Reis 24:8–17 e repetido em Jeremias 52:31–34. Alguรฉm nรฃo precisaria sair de babilรดnia para ver Jeconias, ele mesmo contra vontade chegou a Babilรดnia. 

     Jehoahaz teve seu reinado em Jerusalรฉm interrompido pela intervenรงรฃo egรญpcia relatada em 2 Reis 23:31–34. Ele foi levado pelo faraรณ Neco para o Egito onde ele morreu. Nรฃo precisariam necessariamente ir visitar Jeoacaz ou Jehoahaz em Jerusalรฉm. O fato dele ter sido levado para o Egito fez com que o povo de lรก o vissem face a face. ร‰ necessรกrio entender isso , mesmo que nรฃo seja o caso do texto em questรฃo, pois, nem sequer cogitar ou ler outras passagens sobre os reis das cidades o cรฉtico fez questรฃo.


  "๐˜˜๐˜ถ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜•๐˜ข๐˜ฃ๐˜ถ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ณ, ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฆ๐˜น๐˜ฆ́๐˜ณ๐˜ค๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ฆ́๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜จ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ท๐˜ข ๐˜ญ๐˜ถ๐˜ต๐˜ข๐˜ท๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ถ๐˜ด๐˜ข๐˜ญ๐˜ฆ́๐˜ฎ, ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜ด ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ, ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ณ๐˜ช๐˜จ๐˜ช๐˜ถ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ท๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ช๐˜ข๐˜ด:"  Jeremias 34:1


  A mesma situaรงรฃo รฉ narrada em detalhes em II Reis 25:1‑8, onde se descreve o cerco de Jerusalรฉm pelo exรฉrcito de Nabucodonosor e a iminente destruiรงรฃo da cidade.



 "๐˜ˆ๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ, ๐˜ฐ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜๐˜ด๐˜ณ๐˜ข๐˜ฆ๐˜ญ: ๐˜๐˜ข́ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ข́ ๐˜ฆ ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜จ๐˜ข: ‘๐˜ˆ๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ: ๐˜Œ๐˜ด๐˜ต๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́.  Jeremias ๐Ÿฅ๐Ÿฆ:๐Ÿค


  Deus anuncia diretamente a Zedequias que Jerusalรฉm seria entregue a Nabucodonosor e, de maneira inevitรกvel, seria queimada. II Reis 25:1‑8 relata o cerco, a rendiรงรฃo dos guardas e, finalmente, a queima da cidade. Jeremias 39 tambรฉm descreve a tomada de Jerusalรฉm, confirmando o decreto de Deus de que a cidade seria entregue ao poder babilรดnico.


 "๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ. ๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ. ๐˜Œ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข." Jeremias ๐Ÿฅ๐Ÿฆ:๐Ÿฅ


  A puniรงรฃo pessoal de Zedequias รฉ anunciada. Ele serรก capturado, e o encontro direto – “face a face” – com o rei da Babilรดnia estรก previsto. Em II Reis 25:7 lemos que, apรณs o cerco e a rendiรงรฃo de Jerusalรฉm, Zedequias foi capturado; e, como parte da humilhaรงรฃo profรฉtica, seus olhos foram arrancados antes de ser levado para a Babilรดnia. Jeremias 52:11‑12 reforรงa esse registro, detalhando a humilhaรงรฃo e o destino do รบltimo rei de Judรก. Vou continuar atรฉ o verso 5, depois voltaremos aqui.


  " ‘๐˜–๐˜ถ๐˜ค̧๐˜ข, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฆ́๐˜ฎ, ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ, ๐˜ฐ́ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด, ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ข́. ๐˜ˆ๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ข ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ: ๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ข," Jeremias 34:4


  Deus promete a Zedequias que, embora as consequรชncias de seu reinado sejam duras, a morte dele nรฃo ocorrerรก por meio da violรชncia direta da espada. Isso significa que ele nรฃo serรก executado imediatamente em combate ou assassinado ร  maneira dos inimigos tradicionais, mas sofrerรก outro tipo de destino. O que significa que ela teria um tempo de vida a mais para ser cumprido a profecia de estar com o rei da Babilรดnia. Tanto em II Reis 25:7 quanto em Jeremias 52:11‑12 constatamos que Zedequias foi capturado e humilhado, e, ao contrรกrio de ser morto em um combate sangrento, foi tratado de forma a marcar sua derrota sem o sangue derramado da execuรงรฃo na hora.


  "๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ป. ๐˜Œ ๐˜ข๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ด๐˜ด๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ, ๐˜ต๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ด๐˜ถ๐˜ข ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ณ๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ญ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ๐˜ข̃๐˜ฐ, ๐˜ค๐˜ญ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ: "๐˜ˆ๐˜ฉ, ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ! " ๐˜š๐˜ช๐˜ฎ, ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ข๐˜ค̧๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข’, ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฐ ๐˜š๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ณ". Jeremias 34:5


  Apesar do castigo e da humilhaรงรฃo, Deus afirma que Zedequias terรก uma morte “em paz” – isto รฉ, nรฃo pelo fio da espada – e, de algum modo, nรฃo serรก totalmente esquecido, pois os rituais de luto e honra real serรฃo prestados a ele, conforme os costumes para os antigos reis. Embora nรฃo tenhamos um relato detalhado sobre o funeral de Zedequias em um รบnico trecho bรญblico, podemos perceber que o padrรฃo de tratamento a reis depostos se mantรฉm. Ao compararmos o destino dele com o de outros soberanos, fica claro que, mesmo diante dos julgamentos divinos, havia um costume de honrar esses lรญderes – como vemos nas cerimรดnias descritas em II Crรดnicas e nos lamentos presentes em outras passagens do Antigo Testamento. Em Jeremias 52, a narrativa mostra que, apesar do exรญlio trรกgico e da humilhaรงรฃo sofrida, o fim de Zedequias nรฃo foi marcado por uma execuรงรฃo violenta. Isso reforรงa a promessa de que ele teria uma “morte em paz”, ou seja, sua morte nรฃo ocorreu pelo derramamento de sangue, mas de uma forma que se diferenciou das mortes em batalha.


  Enfim, voltemos ao verso 3 de Jeremias:  ๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ. ๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ. ๐˜Œ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข. Ele nos dรก a ideia de que ocorreria de maneira cronolรณgica: ๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ --->  ๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ. ---> ๐˜Œ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข. Tudo bem que nem sempre o modo que a sentenรงa รฉ dita acontece cronologicamente, mas acontece, pois, Deus nรฃo mente. Mas veremos o cumprimento no prรณprio livro de Jeremias que o cรฉtico ocultou.


⁷ ๐˜Œ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ. ๐˜– ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ถ๐˜จ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ข๐˜ช́๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ, ๐˜ข̀ ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ต๐˜ฆ, ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค̧๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ซ๐˜ข๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ข๐˜ญ, ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ท๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ค๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ. ๐˜๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ˆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ข́,

⁸ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ด๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ญ๐˜ค๐˜ข๐˜ฏ๐˜ค̧๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ญ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช́๐˜ค๐˜ช๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ช๐˜ค๐˜ฐ́. ๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ด๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ,

⁹ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ. ๐˜Œ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜™๐˜ช๐˜ฃ๐˜ญ๐˜ข, ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜๐˜ข๐˜ฎ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ฐ๐˜ถ.

¹⁰ ๐˜Œ๐˜ฎ ๐˜™๐˜ช๐˜ฃ๐˜ญ๐˜ข, ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฆ๐˜น๐˜ฆ๐˜ค๐˜ถ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ช๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ต๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ข́.

¹¹ ๐˜Œ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ง๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ̂-๐˜ญ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ป๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ถ๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ. Jeremias ๐Ÿง๐Ÿค:๐Ÿฉ-๐Ÿฃ๐Ÿฃ


  Geralmente eu prefiro o formato de retirar os nรบmeros dos versos, mas para nรฃo ser acusado de tirar o texto fora de contexto mantive assim. Sรณ pela leitura alguns capรญtulos depois da profecia jรก acaba com a postagem mentirosa. Vamos ver a comparaรงรฃo entre a profecia e como estรก relatado aqui no capรญtulo 52:


๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข̃๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ. ------> ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ด๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ญ๐˜ค๐˜ข๐˜ฏ๐˜ค̧๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ญ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช́๐˜ค๐˜ช๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ช๐˜ค๐˜ฐ́. ๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ด๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ. 


๐˜Š๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ข๐˜ญ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ง๐˜ข๐˜ค๐˜ฆ.  ๐˜Œ ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข. ------> ๐˜Œ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜™๐˜ช๐˜ฃ๐˜ญ๐˜ข, ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜๐˜ข๐˜ฎ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ฐ๐˜ถ. ๐˜Œ๐˜ฎ ๐˜™๐˜ช๐˜ฃ๐˜ญ๐˜ข, ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฆ๐˜น๐˜ฆ๐˜ค๐˜ถ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ช๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ฆ́๐˜ฎ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ต๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ข́.


  O rei mencionado รฉ Nabucodonosor, rei da Babilรดnia. Ele foi responsรกvel por capturar Zedequias e levรก-lo para Ribla, na terra de Hamate, onde o sentenciou. Foi tambรฉm em Ribla que Nabucodonosor ordenou a execuรงรฃo dos filhos de Zedequias diante de seus olhos e a morte de todos os nobres de Judรก. Esse momento marcou o fim do governo de Zedequias e selou a queda definitiva de Judรก diante do poder babilรดnico. Foi um desfecho duro, onde nรฃo apenas ele perdeu o trono, mas toda a estrutura de lideranรงa e autonomia do reino foi destruรญda, deixando Judรก sob total controle de Nabucodonosor. E o verso 11 do capรญtulo 52 de Jeremias finaliza:  "๐˜Œ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ง๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ̂-๐˜ญ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ป๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ด๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ถ๐˜ข ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ." Isso ainda conecta com Jeremias 34:4-5: "๐˜๐˜ฐ๐˜ค๐˜ฆ̂ ๐˜ฏ๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฑ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ข, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข́ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ป." Na lรญngua hebraica, a expressรฃo traduzida como “em paz” (ื‘ְּืฉָׁืœื•ֹื, b'shalom) em Jeremias 34:4-5 nรฃo significa necessariamente uma morte tranquila no sentido moderno de conforto ou felicidade. Em vez disso, ela enfatiza que Zedequias nรฃo morreria pela espada – ou seja, nรฃo seria executado de forma violenta e imediata como tipicamente acontecia em batalha. A ideia aqui รฉ marcar uma distinรงรฃo entre morrer “pela espada” (um fim brutal em combate) e morrer “em paz”, significando que, embora sua vida tenha sido marcada por humilhaรงรฃo e prisรฃo, sua morte nรฃo seria fruto de um ato de violรชncia direta por inimigos num campo de batalha. Esse uso de “b'shalom” tambรฉm remete ร  forma como os ancestrais reais eram honrados em seus funerais. Mesmo quando o destino era de exรญlio ou de sofrimento, havia um cuidado em reservar aos reis uma morte com certos rituais – uma espรฉcie de dignidade mesmo em meio ร  calamidade. Assim, mesmo que Zedequias tenha passado seus รบltimos dias encarcerado, a profecia enfatiza que ele nรฃo seria tirado pela violรชncia direta dos inimigos, mas sim cumpriria um destino que, do ponto de vista litรบrgico e simbรณlico, mantinha as marcas de honra de sua realeza.

   Ainda que eu dรช por finalizado a questรฃo, ainda falta abordar 2 Reis 25:


  "๐˜Œ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ถ๐˜จ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ́๐˜น๐˜ช๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜ซ๐˜ข๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช, ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ช๐˜ท๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ. ๐˜๐˜ถ๐˜จ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค̧๐˜ข̃๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ˆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ข́, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜น๐˜ฆ́๐˜ณ๐˜ค๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ด๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ช๐˜ถ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ญ๐˜ค๐˜ข๐˜ฏ๐˜ค̧๐˜ฐ๐˜ถ ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ญ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ช́๐˜ค๐˜ช๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜‘๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ช๐˜ค๐˜ฐ́. ๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ. ๐˜๐˜ฐ๐˜ช ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ต๐˜ฆ́ ๐˜ฐ ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข, ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜™๐˜ช๐˜ฃ๐˜ญ๐˜ข, ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ข ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ค̧๐˜ข ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ฆ. ๐˜Œ๐˜น๐˜ฆ๐˜ค๐˜ถ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ง๐˜ช๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ก๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ด๐˜ถ๐˜ข ๐˜ง๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ; ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ง๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ-๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ญ๐˜จ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ป๐˜ฆ ๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ข๐˜ณ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜‰๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ฐ̂๐˜ฏ๐˜ช๐˜ข. " ๐Ÿค Reis 25:4-7.


   Aqui fica claro que Zedequias foi levado atรฉ o rei da Babilรดnia, o texto hebraico estรก relatando รฉ um evento histรณrico concreto. Ele diz que Zedequias foi capturado e levado atรฉ o rei da Babilรดnia em Ribla, onde sua sentenรงa – o veredicto de seu destino – foi pronunciada. O termo "sentenรงa" pode atรฉ ter um significado simbรณlico, representando o juรญzo divino e o cumprimento das profecias, mas o contexto do versรญculo deixa claro que se trata de um acontecimento real. Nรฃo รฉ uma metรกfora ou uma figura de linguagem—Zedequias foi de fato levado a Ribla para enfrentar o julgamento do rei da Babilรดnia, um momento que marcou o fim de seu reinado e sua humilhaรงรฃo como lรญder. Esse episรณdio faz parte de um grande ciclo de acontecimentos que levaram ร  queda de Judรก, e a execuรงรฃo de sentenรงas contra seus governantes รฉ algo amplamente registrado em outros trechos da Escritura como jรก foi abordado aqui! A รบnica diferenรงa รฉ que em II Reis o texto รฉ mais direto sobre o que aconteceu, por mais que seja simples em comparaรงรฃo com o livro de Jeremias, ele nรฃo tenta ficar explicando o passo a passo, pois, isso jรก foi abordado em outro livro.


  Posto isso, a passagem indica que Zedequias foi levado para Ribla, onde enfrentou o julgamento de Nabucodonosor. Lรก, ele viu seus filhos serem executados e teve seus olhos arrancados. Depois desse evento, ele foi transferido para a Babilรดnia, onde permaneceu preso atรฉ sua morte. Ribla nรฃo fazia parte da Babilรดnia. Ribla era uma cidade localizada na terra de Hamate, que ficava ao norte de Israel, na regiรฃo da Sรญria moderna. Nabucodonosor, rei da Babilรดnia, tenha usado Ribla como um centro estratรฉgico militar e polรญtico, especialmente para julgar prisioneiros como Zedequias, a cidade em si nรฃo pertencia ao territรณrio babilรดnico. Ela era um ponto de comando temporรกrio, onde decisรตes importantes eram tomadas antes de os prisioneiros serem levados para Babilรดnia. Ribla foi o local do julgamento e da puniรงรฃo inicial, mas seu destino final foi a Babilรดnia. Esse tipo de deslocamento era comum na รฉpoca. Os reis conquistadores frequentemente realizavam julgamentos em locais estratรฉgicos antes de enviar prisioneiros para centros administrativos ou cidades principais do impรฉrio.


   Mais uma vez, os cรฉticos que curtiram a postagem do crente da pseudociรชncia, nรฃo sabem nada de leitura.


๐—ก๐—ถ๐—ฐ๐—ผ๐—น๐—ฎ๐˜€ ๐—•๐—ฟ๐—ฒ๐—ป๐—ผ

Nenhum comentรกrio:

Postar um comentรกrio