domingo, 9 de fevereiro de 2025

Esoterismo em NY

 Touro de Wall Street

Uma das esculturas mais famosas da cidade de Nova York é o Charging Bull de Arturo Di Modica. A estátua fica em Bowling Green e também é conhecida como Wall Street Bull.

Wikipédia:
"A escultura de 7.100 libras (3.200 kg) tem 11 pés (3,4 m) de altura e mede 16 pés (4,9 m) de comprimento. com a cabeça abaixada como se estivesse pronta para carregar. A escultura é um destino turístico popular que atrai milhares de pessoas por dia, bem como "uma das imagens mais icônicas de Nova York" e um "ícone de Wall Street" simbolizando Wall Street e o Distrito Financeiro."

O simbolismo esotérico da estátua tem uma ligação óbvia com a astrologia e o signo de Touro. Mas há mais do que isso.

Para entender o simbolismo esotérico mais profundo da estátua, é preciso estar familiarizado com a história da "Elite" que remonta ao antigo Egito e ao faraó Akhenaton.

O simbolismo do touro tem um significado especial no Culto de Aton. Quando Akhenaton implementou a reforma religiosa no Egito, apenas a adoração do deus sol Aton foi permitida. A adoração de outros deuses era proibida, exceto alguns deuses que eram tolerados. Uma das exceções foi o touro Mnevis.

"... o touro Mnevis foi uma das poucas divindades aparentemente toleradas por Akhenaton que decretou que um cemitério para o animal divino deveria ser feito em sua capital Akhetaton" - Richard Wilkinson (The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt)

Touro Mnevis ( https://1.bp.blogspot.com/-um0Yd6mFOJ8/W_LiEYw_HEI/AAAAAAAAP2Q/pzaXjRKMnww9j4RolUM868sch_8QizKTwCLcBGAs/s1600/105640.jpg )

A provável razão para essa "tolerância" foi o fato de o touro Mnevis ter uma conexão próxima com o antigo deus do sol Ra (ou Re), que era uma espécie de protótipo de Aton. Na mitologia egípcia, o touro Mnevis era considerado a alma ("ba") de Ra.
"O touro divino de Heliópolis que era conhecido pelos egípcios como Mer-Wer e chamado pelos gregos de Mnevis era originalmente uma divindade independente que foi incorporada à adoração do deus sol em uma data inicial desconhecida. Manetho afirmou que o culto do deus era introduzido na 2ª dinastia, mas ele aparece apenas em menor capacidade como o 'touro de Heliópolis' no Texto da Pirâmide. No entanto, em algum momento Mnevis veio a ser considerado como o ba ou 'poder' de Re e uma manifestação da combinação Re-Atum e como tal ganhou uma importância considerável." - ibid.

Touro de Mnevis e o disco solar (semelhante a Aton) entre seus chifres ( https://1.bp.blogspot.com/-oBbm7B-7K8c/W_LhpfNT4oI/AAAAAAAAP2I/M0BHBGw1AcEgdlQ20JN5DuA53UgXWnO0QCLcBGAs/s1600/Mnevis_Ta_Louvre_08032013.jpg )

Retirado do site Elite's Esoteric Symbols

Nenhum comentário:

Postar um comentário